Biênio Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Biênio Vermelho foi um período de dois anos de intenso conflito social na Itália que se seguiu após a Primeira Guerra Mundial.[1] O período revolucionário foi seguido por uma violenta reação dos camisas negras fascistas e pela Marcha sobre Roma liderada por Benito Mussolini em 1922.

O Biênio Vermelho ocorreu em um contexto de crise econômica após o fim da guerra, com grande desemprego e instabilidade política. Foi caracterizado por greves de massa, manifestações de trabalhadores, e também pelas experiências de autogestão através da ocupação de fábricas e coletivização das terras.[1] Em Turin e Milão, conselhos de trabalhadores foram formados e várias fábricas foram ocupadas sob a liderança de anarcossindicalistas. As agitações também se estenderam para as áreas agrícolas da Planície Padana e foram acompanhadas por greves de camponeses, agitações rurais e conflitos de guerrilha entre milícias de extrema-esquerda e extrema-direita.

Fontes afirmam que o sindicato anarcossindicalista Unione Sindacale Italiana "cresceu para 800.000 membros e a influência da União Anarquista Italiana (20.000 membros mais Umanità Nova, seu periódico diário) cresceu na mesma proporção (...) Os anarquistas foram os primeiros a sugerir que se ocupassem os locais de trabalho".[2]

Um estudo sociológico quantitativo do período feito através da análise de periódicos da época[3] demonstra claramente a evolução de atos violentos entre os grupos sociais envolvidos nos acontecimentos desse período.

Referências

  1. a b Brunella Dalla Casa, Composizione di classe, rivendicazioni e professionalità nelle lotte del "biennio rosso" a Bologna, in: AA. VV, Bologna 1920; le origini del fascismo, a cura di Luciano Casali, Cappelli, Bologna 1982, p. 179.
  2. "1918–1921: The Italian factory occupations - Biennio Rosso" on libcom.org
  3. Quantitative Narrative Analysis (Quantitative Applications in the Social Sciences). Roberto Franzosi, Beverly Hills, CA: Sage, 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.