Biblioteca Nacional da Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
National Library of Australia
(Biblioteca Nacional da Austrália)
Prédio da Biblioteca Nacional da Austrália.
País  Austrália
Tipo Biblioteca nacional
Estabelecida 1960
Localização Parkes Pl, Parkes ACT 2600
Camberra
Outras informações
Orçamento A$77,35 milhões(2007-08)
Diretor Jan Fullerton
Empregados 424 (2007)
Website www.nla.gov.au


A Biblioteca Nacional da Austrália se localiza em Canberra, capital da Austrália. Estabelecida em 1960, a biblioteca foi desmembrada da Biblioteca Federal do Parlamento que foi criada em 1901. Em 1960, a Biblioteca Nacional foi separada da Biblioteca Parlamentar no Ato da Biblioteca Nacional. Em 1968, um prédio inspirado no Parthenon foi construído na margem do Lago Burley Griffin.

A Biblioteca tem acesso restrito. Sua vasta coleção consiste em livros, jornais, fotos, mapas, manuscritos, acervo de áudio, microfilme e outras mídias. Parte do acervo fica em um anexo e em alguns armazéns.

Em 2001, a Biblioteca celebrou seu centenário publicando o Our Nation's Album, uma página na internet expondo o primeiro centenário da instituição em textos, fotos e em um livro intitulado Remarkable Occurrences: The National Library of Australia's First 100 Years 1901-2001.

Coleções[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca já tem digitalizados 105 000 itens de sua coleção. Ela é líder em técnicas de preservação digital no mundo, e mantém um arquivo que pode ser acessado pela internet intitulado Arquivo Pandora.

A Biblioteca no final de tarde

O grande prédio da biblioteca abriga diversas salas de leitura. No piso térreo está a Sala de Leitura Principal (onde também há terminais de acesso a materiais de pesquisa). No térreo fica a Sala de Leitura Petherick (para leitores avançados). As Salas de Leitura de Mapas, Jornais & Microcópia também ficam nesse andar. Manuscritos e Fotos estão no segundo andar. A Coleção Ásia está no terceiro. Há também uma sala de leitura no Anexo Hume.

Instalações[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Nacional The National Library of Australia hosts the national bibliographic database and offers access through the Libraries Australia service. The Library also provides Cataloguing-in-Publication (CiP) details, ISSNs and ISMNs for Australian publishers.

The National Library is also a popular venue for Canberra's climbing community — the unique use of roughly cut blocks in the outer northern wall presents a challenging bouldering problem.

PictureAustralia[editar | editar código-fonte]

PictureAustralia (ou Picture Australia) é um serviço oferecido pela biblioteca para pesquisa em mais de 40 coleções internacionais de imagens digitalisadas da Austrália, dos australianos e da vida australiana. As mídias são fornecidas por bibliotecas, museus, galerias, conselhos locais, agenciais do governo participantes.

Estabelecido em 1998 como ImageSearch, PictureAustralia foi lançada oficialmente em 2000 - o acordo de todas as organizações participantes era de que o logo seria uma imagem de Ned Kelly. No início de 2006, num esforço para aumentar o conteúdo contemporâneo, PictureAustralia fez um acordo com um site.

Diretores da biblioteca[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca e a Nova Casa do Parlamento
A primavera em Canberra com a biblioteca ao fundo
A Biblioteca vista do outro lado do Lago Burley Griffin

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Biblioteca Nacional da Austrália