Biblioteca Nacional do México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Biblioteca Nacional de México
(Biblioteca Nacional do México)
DSC08497.JPG
Entrada principal da Biblioteca Nacional.
País  México
Tipo Pública nacional
Estabelecida 30 de novembro de 1867
Localização Centro Cultural Universitario, Cidade do México, D.F.
Outras informações
Diretor Guadalupe Curiel Defossé
Website BNM.unam.mx

Por decreto do Presidente Benito Juárez, em 1867, a Biblioteca Nacional do México foi criada e estabelecida no antigo templo de San Agustín, após extinção da Universidade Real . A Biblioteca Nacional é considerada a biblioteca mais importante do México, pois sua grandeza é acentuada desde sua abertura, com um acervo de 90 mil volumes, compostos de manuscritos, incunábulos e impressos. Atualmente a biblioteca contém 1 250 000 itens, que se dividem entre materiais magnéticos, audiovisuais, ópticos, eletrônicos, microfonados e impressos. Em 1914 se vinculou a Universidade Nacional do México. E em 1967, o Instituto de Investigações Bibliográficas foi criado com o intuito de administrar e coordenar a Biblioteca Nacional do México, sendo que após 12 anos foi obrigada a se mudar para o Centro Cultural Universitário, sua atual sede. Seu objetivo principal é “reunir, organizar, preservar e difundir a memória bibliográfica e documental do México, com a finalidade desenvolver a ciência e a educação de seu país”. Com isso torna-se primordial a compilação e disponibilização de obras que abordam como assunto o México, editados tanto no país quanto no estrangeiro. Para cumprir com seus objetivos a biblioteca conta com pessoa qualificado e um edifício de aproximadamente 30 mil metros quadrados divididos em 4 níveis, uma planta baixa e um edifício anexo, denominado fundo reservado. Seu acervo é organizado da seguinte forma:

  • Sala Interna – serve como lugar de guarda dos livros mais antigos da biblioteca, como manuscrito, incunábulos, coleções iconográficas e impressos do século XVI e XIX.
  • Coleção geral – é composta de obras contemporânea.
  • Sala de consulta – constituída de obras para consulta, como dicionários, enciclopédias, etc.
  • Sala especial – espaço destinado à coleções de materiais especiais, como CD, publicações em braile, mapas, jogos, vídeo gravações, etc.

Seu acervo é disponibilizado para consulta em linha, assim como subsídios para acesso a esse material, como salas especiais, consulta automatizada e orientações. Suas funções remontam sobre os seguintes aspectos: é receptora de depósito legal, adquire obras sobre México editadas em outros países, compila a bibliografia nacional, promove serviços bibliotecários e também de informações em geral. A coordenação depende de 4 departamentos: aquisições, catalogação, fundo reservado e serviços ao público e um laboratório de conservação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]