Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBico-de-chumbo-de-cabeça-preta
Black-headed Munia I IMG 7747.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Estrildidae
Género: Lonchura
Espécie: L. malacca
Nome binomial
Lonchura malacca
Linnaeus, 1766

O bico-de-chumbo-de-cabeça-preta (Lonchura malacca) é uma ave da família Estrildidae.[1] Caracteriza-se pela plumagem castanha com a cabeça-preta e pelo bico grosso prateado.

Esta ave é oriunda da Ásia (Índia, Paquistão, China, Taiwan and outros países da região). Em Portugal foi introduzida como ave de gaiola, tendo alguns indivíduos escapado e estabelecido populações selvagens em certos locais do litoral.

Esta ave exótica que se estabeleceu em Portugal é relativamente fácil de identificar e já deverá ter constituído populações nidificantes em liberdade.

Identificação Ligeiramente maior que o bico-de-lacre ou o bengali-vermelho,o bico-de-chumbo-de-cabeça-preta identifica-se principalmente pela plumagem castanha,que contrasta com a cabeça-preta.O bico espesso, triangular, é prateado.

Abundância e calendário Apesar de aparentemente já ter estabelecido populações selvagens em Portugal,o bico-de-chumbo-de-cabeça-preta continua a ser uma espécie relativamente rara e com uma distribuição muito localizada.

Os poucos registros conhecidos dizem respeito a aves isoladas ou a pequenos bandos, vistos geralmente nas imediações de zonas húmidas com ampla vegetação emergente.

Tal como as restantes espécies introduzidas, é residente e pode ser observado durante todo o ano.

Referências

  1. Frank Gill & David Donsker (Eds) (8 de janeiro de 2017). «Waxbills, parrotfinches, munias, whydahs, Olive Warbler, accentors & pipits» (em inglês). Consultado em 15 de fevereiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.