Bifosfoglicerato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nuvola apps kcmpartitions.png
Este artigo não está em nenhuma categoria (desde junho de 2018).
Por favor, categorize-o para que seja listado com suas páginas similares.

Definição[editar | editar código-fonte]

O 2,3-BPG (bifosfoglicerato; antigamente denominado difosfoglicerato) é uma substância encontrada no interior da hemácia responsável por reduzir a afinidade da hemoglobina (Hb) pelo oxigênio (O2) através da sua ligação à hemoglobina, com a finalidade de facilitar a liberação do oxigênio para os tecidos. O 2,3-BPG existe em quantidade idêntica à da hemoglobina e encontra-se em combinação com este pigmento.

O BPG liga-se fortemente à desoxiHb em uma relação molar 1:1, porém sua ligação à oxiHb é mais fraca. Por isso, a presença de BPG ajuda a manter a conformação desoxi da hemoglobina, reduzindo assim sua afinidade pelo oxigênio. A ligação do BPG com a conformação desoxi da hemoglobina pode ser diminuída utilizando uma alta concentração salina, sugerindo assim um caráter iônico para essa associação.

BPG no organismo[editar | editar código-fonte]

O nível de BPG no organismo pode variar de acordo com algumas condições como, por exemplo, altas altitudes, falta de oxigenação (hipóxia), anemia e insuficiência respiratória.  Níveis aumentados de BPG no organismo são parcialmente responsáveis pela adaptação às grandes altitudes, um processo fisiológico complexo onde estão envolvidos dois eventos; o aumento da quantidade de hemoglobina nos eritrócitos e  o aumento do número de eritrócitos, processo esse que demora algumas semanas para ser finalizado.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Voet, Donald. Bioquímica / Donald Voet, Judith G. Voet; [tradução: Ana Beatriz Gorini da Veiga ... et al.]; revisão técnica: Carlos Termignoni ... [et al.]. – 4ª edição – Porto Alegre: Artmed, 2013.