Big L

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Big L
Big L (à esquerda) e Rakim (1994)
Informação geral
Nome completo Lamont Coleman
Também conhecido(a) como Big L
Nascimento 30 de maio de 1974
Local de nascimento Harlem, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Data de morte 15 de fevereiro de 1999 (24 anos)
Gênero(s) Rap
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1993 - 1999
Gravadora(s) Columbia
Afiliação(ões) D.I.T.C.
Página oficial http://www.biglonline.com/

Lamont Coleman (Nova Iorque, 30 de Maio de 197415 de fevereiro de 1999), mais conhecido pelo seu nome artístico Big L, foi um rapper americano, nascido e criado no Harlem, Nova Iorque. Coleman iniciou sua carreira com o trio de hip hop, Three the Hard Way. Sua primeira aparição notável veio na participação na música Yes You May (Remix) com Lord Finesse.

Coleman lançou seu primeiro álbum, Lifestylez Ov Da Poor & Dangerous em 1995, que contribuiu significativamente para a cena Hip Hop underground. Em 1998, ele fundou a Flamboyant Entertainment, sua própria gravadora independente e de qual ele lançou um de seus singles mais populares, "Ebonics" (1998).

História[editar | editar código-fonte]

Nascido no bairro afro-americano de Harlem, Big L desde cedo se interessou pela música, especialmente a do estilo Rap e o Hip-Hop e tinha como principais ídolos dentro desse estilo Run-D.M.C., The Cold Crush Brothers e Big Daddy Kane.

Ele despontou o seu talento perto da sua casa, na 104th West 139th Street, onde passava horas a treinar os ritmos do rap e com os seus amigos. Foi aí, enquanto estudava na Julia Richmond High School, que decidiu mudar o seu nome para Big L.

Lifestylez ov da poor & dangerous[editar | editar código-fonte]

O seu maior sucesso viria em 1994, quando este gravou o álbum Lifestylez ov da Poor & Dangerous. Apesar de não ter sido muito bem aceito no início devido ao seu caráter lírico, mais tarde viria a tornar-se um dos maiores clássicos da história do hip-hop.

Morte[editar | editar código-fonte]

Durante a tarde do dia 15 de Fevereiro de 1999, Big L foi baleado múltiplas vezes na cabeça e no peito, perto da sua casa em Harlem. Big foi enterrado no Montrel Memorial Park Cemetery.

Já em 2002 o seu irmão, Leroy Phinazee, pouco tempo após ser libertado da prisão, foi baleado na mesma rua que o irmão, quando tentava descobrir quem havia assassinado Big L. Por causa disto, muita gente acredita que quem matou Big L, matou também Leroy Phinazee[carece de fontes?].

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.