Big Momma's House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Big Momma´s House)
Big Momma's House
O Agente Disfarçado[1][2][3] (PRT)
Vovó... Zona[4][5] (BRA)
Big Momma's House
 Estados Unidos
 Alemanha
2000 •  cor •  98 min 
Gênero comédia
Direção Raja Gosnell
Produção David T. Friendly
Michael Greenl
Roteiro Darryl Quarles
Don Rhymer
Elenco Martin Lawrence
Nia Long
Paul Giamatti
Terrence Howard
Anthony Anderson
Jascha Washington
Ella Mitchell
Música Richard Gibbs
Cinematografia Michael D. O'Shea
Edição Bruce Green
Kent Beyda
Companhia(s) produtora(s) 20th Century Fox
Regency Enterprises
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 2 de junho de 2000
Brasil 9 de junho de 2000
Alemanha 27 de julho de 2000
Portugal 1 de setembro de 2000
Idioma inglês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 173.959.438[6]
Cronologia
Big Momma's House 2 (2006)

Big Momma's House (Vovó... Zona (título no Brasil) ou O Agente Disfarçado (título em Portugal)) é um filme estadunidense de comédia e ação de 2000, dirigido por Raja Gosnell, escrito por Darryl Quarles e Don Rhymer, e estrelado por Martin Lawrence no papel de Malcolm Turner, um agente do FBI que precisa assumir a identidade de uma senhora obesa para prender um criminoso. Apesar de se passar em Cartersville, na Geórgia, o filme foi gravado em várias locações da Califórnia, como Los Angeles e Orange Coutry. O filme também é conhecido por ser um dos quatro únicos títulos a ser lançado no formato de vídeo EVD.

O filme é a primeira parte de uma trilogia, seguida por Big Momma's House 2 e Big Mommas: Like Father, Like Son. O filme recebeu críticas positivas dos críticos e foi um sucesso de bilheteria.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Malcolm Turner é um agente do FBI e mestre em disfarces. Após apreenderem uma luta de cães ilegal na Coreia, Malcolm e seu parceiro John Maxwell são designados para uma nova missão: prender o assaltante Lester Vesco, condenado por assassinanto e por assaltar um banco á mão armada, fugindo posteriormente da prisão após matar um médico e fugir em seu carro. Malcolm e John são enviados para a pequena cidade de Cartersville, na Geórgia para vigiar a casa de uma senhora afro-americana e acima do peso chamada Hattie Mae Pierce, apelidada carinhosamente de Vovó Zona. Ela é a distante avó sulista da ex-namorada de Lester, Sherry Pierce, uma funcionária do banco que supostamente o ajudou no assalto, entregando-lhe as chaves do cofre.

Quando a Vovó Zona deixa inesperadamente a cidade para ajudar uma amiga doente durante duas semanas, Malcolm e John invadem a casa dela para plantar câmeras de segurança e grampear os telefones. Sherry liga para a casa da Vovó Zona, e Malcolm finge se passar por ela para atrair Sherry até lá e possivelmente obter uma confissão. O plano funciona, e Malcolm e John trabalham juntos em uma fantasia de Vovó Zona. No dia seguinte, Sherry chega à casa de Vovó Zona com seu filho de 10 anos, Trent. No entanto, o comportamento de Malcolm e a súbita inexperiência em cozinhar confundem Sherry. Malcolm também tem que lidar com o namorado lascivo da Vovó Zona, Ben Rawley; interagir com as amigas da vizinhança; agir como parteira de uma mulher chamada Ritha, que entra em trabalho de parto; e frequentar aulas de autodefesa com o irmão mais velho de Ritha, um guarda de segurança idiota chamado Nolan, que Malcolm consegue imobilizar com facilidade.

Depois de quase danificar seu traje enquanto dormia, Malcolm tenta voltar sorrateiramente à casa vizinha onde ele e John estão hospedados. No entanto, Sherry flagra Malcolm na varanda e ele se apresenta como um faz-tudo de Vovó Zona. Malcolm e John consertam o traje e enquanto Malcolm (já como Vovó Zona) sai com Sherry, John procura por pistas nos pertences de Trent e Sherry, mas sem sucesso. Malcolm ajuda Trent, o defendendo contra dois garotos mais velhos que o expulsaram da quadra de basquete; ele a Vovó Zona desafiam os garotos para uma partida e os vencem, levantando as suspeitas de Nolan. Malcolm, como ele mesmo, também começa a se relacionar com Sherry e Trent quando os acompanha em uma pescaria. Naquela noite, Nolan invade a casa de Malcolm e John e descobre a operação, mas é convencido a manter segredo e ajudá-los a pegar Lester em troca de uma vaga no departamento de polícia.

Malcolm acompanha Sherry e Trent à igreja, onde o reverendo convida a Vovó Zona a dar seu testemunho. Malcolm tenta influenciar Sherry, falando sobre a importância de não guardar segredos e falar a verdade. Quando Malcolm, Sherry e Trent retornam à casa da Vovó Zona, eles descobrem uma festa de aniversário surpresa para ela. Durante a festa, a verdadeira Vovó Zona volta para casa mais cedo, embora John tente impedi-la de entrar em casa. Malcolm acidentalmente encontra o dinheiro roubado escondido no armário de brinquedos de Trent e confronta Sherry, que revela a verdadeira história: Lester se envolveu com ela para poder roubar suas chaves e ter acesso ao cofre do banco; e ela não contou nada a ninguém por medo de ser demitida. John informa a Nolan que a verdadeira Vovó Zona está de volta; nesse ponto, Nolan tranca Malcolm do lado de fora de casa, acreditando que ele é a verdadeira Vovó Zona. Quando Lester aparece depois de rastrear Sherry, ele tenta levar ela e Trent embora, até ser confrontado por Nolan. Malcolm invade a casa pela janela, gerando confusão entre os convidados ao verem duas Vovózonas ao mesmo tempo. Lester atira no ombro direito de John e durante uma briga corporal com Marcolm, acaba rasgando a máscara dele, revelando sua verdadeira identidade. No entanto, Malcolm consegue derrotar Lester e arremessá-lo pela janela. Sherry e Trent estão de coração partido ao perceberem que Malcolm era um agente do FBI o tempo todo, e eles se recusam a falar com ele. A polícia prende Lester e os paramédicos levam John ao hospital para curar seu ferimento no ombro.

No domingo de manhã, Malcolm vai à igreja para testemunhar na frente de Sherry, Trent, Vovó Zona e toda a população. Com um discurso sincero, Malcolm afirma que o seu disfarce era falso, mas que o amor que sente por Sherry e Trent é realmente verdadeiro. A Vovó Zona perdoa Malcolm, e todos aplaudem quando Malcolm e Sherry se beijam. A multidão celebra com Vovó Zona e o coral cantando "Oh Happy Day".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator/Atriz Dublagem Brasil
Malcolm Turner / Vovó Zona (Hattie Mae Pierce) Martin Lawrence Mário Jorge Andrade
Sherry Pierce Nia Long Andréa Murucci
John Maxwell Paul Giamatti Marco Antônio Costa
Lester Vesco Terrence Howard Márcio Simões
Trent Pierce Jascha Washington Marcus Junior
Nolan Anthony Anderson José Augusto Sendim
Hattie Mae Pierce (Vovó Zona) Ella Mitchell Sônia Ferreira
Ben Rawley Carl Wright Paulo Flores
Sadie Phyllis Applegate Nádia Carvalho
Lena Nicole Prescott Priscila Amorim
Twila Octavia Spencer Guilene Conte
Ritha Tichina Arnold Christiane Louise
Senhorita Patterson Starletta DuPois Selma Lopes
Outra Senhorita Patterson Jessie Mae Holmes Nelly Amaral
O Reverendo Cedric the Entertainer Maurício Berger
Adolescente no Basquete Edwin Hodge José Leonardo
Adolescente no Basquete Aldis Hodge Renan Freitas

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme é ambientado na Geórgia, mas foi filmado no sul da Califórnia.[7]

A maquiagem protética foi criada por Greg Cannom e Captive Audience. Cannom já havia criado a maquiagem para Mrs. Doubtfire e Bicentennial Man.[7]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Big Momma's House
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 30 de maio de 2000
Gravação 2000
Gênero(s) Hip hop, R&B
Duração 53:39
Idioma(s) Inglês
Gravadora(s) So So Def
Produção Vários artistas
Singles de 'Big Momma's House'
  1. "I've Got to Have It"
    Lançamento: 2 de maio de 2000
  2. "Bounce with Me"
    Lançamento: 8 de agosto de 2000
  1. "That's What I'm Looking For"- 4:03 (Da Brat, Missy Elliott & Jermaine Dupri)
  2. "I've Got to Have It"- 3:24 (Nas, Monica & Jermaine Dupri)
  3. "What I'm Gon' Do to You"- 3:50 (Kandi Burruss)
  4. "Bounce With Me"- 3:23 (Lil Bow Wow & Xscape)
  5. "You Can Always Go"- 3:38 (Jagged Edge & Blaque)
  6. "Radio"- 4:26 (Kurupt & Phats Bossi)
  7. "Big Momma's Theme"- 3:14 (Da Brat, Destiny's Child & Vita)
  8. "Treated Like Her"- 4:34 (LaTocha Scott & Chanté Moore)
  9. "I Like Dem Girlz"- 4:35 (Lil Jon and the Eastside Boyz)
  10. "I Want to Kiss You"- 3:31 (Devin Vasquez)
  11. "Love's Not Love"- 3:39 (Marc Nelson & Tisha Campbell-Martin)
  12. "Ooh Big Momma"- 3:48 (Lil Jon and the Eastside Boyz)
  13. "Get Up"- 4:07 (Jessica)
  14. "Bring It Back"- 3:19 (Belle Nuru)
  15. "I Still Got to Have It"- 3:27 (Nas & Jermaine Dupri)
  16. "Oh Happy Day" (Martin Lawrence, Ella Mitchell e The Back Alley Choir)

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Big Momma's House teve recepção geralmente desfavorável por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 30% em base de 81 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “Big Momma's House é engraçado em algumas partes, mas é essencialmente um filme de uma piada”. Tem 57% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[8]

Referências

  1. «O Agente Disfarçado». no CineCartaz (Portugal) 
  2. O Agente Disfarçado no SapoMag (Portugal)
  3. O Agente Disfarçado no DVDPT (Portugal)
  4. Vovó... Zona no AdoroCinema
  5. Vovó... Zona no CinePlayers (Brasil)
  6. «Big Momma's House» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 24 de novembro de 2015 />
  7. a b McCarthy, Todd (2 de junho de 2000). «Big Momma's House». Variety 
  8. «Big Momma's House» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 6 de maio de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]