Saltar para o conteúdo

BioParque do Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo histórico do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, veja Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
BioParque do Rio
BioParque do Rio
Tipo parque, projeto
Inauguração 2021 (3 anos)
Operador(a) Grupo Cataratas
Página oficial (Website)
Geografia
Localidade Jardim Zoológico do Rio de Janeiro
Localização Rio de Janeiro - Brasil

O BioParque do Rio é um parque brasileiro localizado na cidade do Rio de Janeiro e que foi inaugurado em 2021, no mesmo local do antigo Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que havia sido fechado anos antes e que passou por 2 anos de remodelação e investimento R$ 80 milhões do Grupo Cataratas.[1] O novo conceito de zoológico chega com um novo propósito. O BioParque do Rio está na Quinta da Boa Vista, no coração de São Cristóvão, também conhecido como Bairro Imperial. Local da antiga residência da família real, hoje a Quinta da Boa Vista reúne história, natureza, cultura e lazer, além de ser um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, com cerca de 155 mil metros quadrados.

O BioParque do Rio prioriza o bem-estar e a conservação de espécies! Baseado no tripé de pesquisa, conservação e educação. Além da visitação, o parque investe em diversas pesquisas científicas em parceria com renomadas instituições.

Propósito do BioParque do Rio

[editar | editar código-fonte]

O BioParque do Rio é um marco referencial importante no Brasil, tendo em vista que a sua concepção está baseada num novo conceito de zoológico, com foco na conservação da biodiversidade, na pesquisa científica, na educação ambiental e no lazer.

O projeto foi elaborado para dar prioridade ao bem-estar animal, com recintos mais amplos e ambientados, além dos necessários atributos característicos para cada uma das espécies mantidas sob cuidados humanos. Possui, para tanto, uma equipe técnica e de cuidadores dos animais com elevada qualificação e extrema dedicação.

A MISSÃO do Bioparque do Rio está em unir esforços para conectar as pessoas à vida selvagem, contribuindo para conservação através da pesquisa, educação e experiências inspiradoras, e, permitindo assim uma VISÃO de mundo onde as pessoas e a vida selvagem coexistam de forma respeitosa e harmoniosa. No site do BioParque do Rio é possível conferir alguns projetos apoiados por eles.

Como funciona para visitar o BioParque do Rio?

[editar | editar código-fonte]

O BioParque do Rio é uma experiência paga a partir de ingressos de R$25 reais, é possível pagar pelo site oficial. Comprando pela internet o ingresso sai o mesmo preço da bilheteria. Por isso é indicado a compra antecipada para evitar filas. O passeio dura em torno de 1h30, mas não existe limite de tempo para permanecer no parque. É proibido fazer piquenique dentro do parque. O BioParque do Rio conta com experiências extras que variam de acordo com a disponibilidade, sendo elas: passeio de barquinho, tirolesa, brinquedos infláveis e entre outros. O lugar conta com diversos pontos de alimentação e bebida com pratos variados para almoço e lanche com opções vegetarianas.

Lembra do Macaco Tião? Virou cerveja no BioParque do Rio

[editar | editar código-fonte]

Quem viveu no Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990 certamente se lembra do icônico macaco Tião, o mais famoso morador do extinto jardim zoológico carioca.

Ele foi eleito “prefeito” honorário do zoológico do Rio de Janeiro em uma sátira política que capturou a imaginação do público. Sua popularidade transcendeu fronteiras e ele se tornou um ícone cultural, conhecido por sua astúcia e personalidade cativante. Então confira as homenagens do BioParque do Rio ao Macaco Tião.

1. Alameda Macaco Tião

[editar | editar código-fonte]

A Alameda Macaco Tião é um espaço dedicado à memória desse ilustre morador do Rio. Localizado no coração do nosso parque, este caminho é um convite para os visitantes explorarem a história única de Tião através de exposições interativas e artefatos históricos.

2. Estátua Dourada

[editar | editar código-fonte]

Uma estátua dourada de Macaco Tião recepciona os visitantes à entrada do Bioparque do Rio. Esta obra de arte não só captura a presença imponente de Tião, mas também serve como um lembrete do seu impacto duradouro na cultura carioca.

3. Boteco do Tião

[editar | editar código-fonte]

O Boteco do Tião é um ponto de encontro onde os visitantes podem desfrutar de comida e bebida em um ambiente descontraído e inspirado pelo espírito único de Macaco Tião. É o local ideal para relaxar e compartilhar histórias sobre essa figura lendária.

4. Cerveja Artesanal do Tião

[editar | editar código-fonte]

O BioParque do Rio lançou a Cerveja Artesanal Tião, uma homenagem saborosa ao legado de Tião. Esta cerveja única promete capturar não apenas o sabor refinado da cerveja artesanal, mas também a essência da personalidade vibrante de Macaco Tião. E o melhor, parte da receita é destinada para projetos de pesquisa e conservação.

Referências

Erro de citação: Elemento <ref> definido em <references> não tem um atributo de nome.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]