Bioenergética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Bioenergética é uma técnica corporal desenvolvida por Alexander Lowen, derivada dos estudos de Wilhelm Reich. Na verdade, ela tem uma função terapêutica imprescindível para o homem moderno, pois através do corpo conecta novamente o indivíduo com suas emoções. Reich constatou que reprimimos as emoções criando tensões na musculatura do corpo, o que demanda uma quantidade enorme de energia do nosso próprio sistema vital. Pouco a pouco essas tensões bloqueiam funções emocionais essenciais como amor, poder, sexualidade, alegria, prazer e relaxamento.

Para manter as emoções represadas é necessário que o indivíduo diminua a intensidade da respiração. Assim o corpo consolida, de forma automática, esse processo de bloqueio. Ainda que você não queira freiar seu tesão, por exemplo, a constante repressão desta energia no passado faz com que ela fique automática e inconscientemente bloqueada. Por meio destas descobertas, Lowen criou vários exercícios usando fundamentalmente a respiração abundante junto com algumas posturas e movimentos corporais que, praticados simultaneamente, rompem a estrutura muscular formada para conter os sentimentos. Desta maneira, esses sentimentos reprimidos virão à consciência e poderão ser liberados através do choro, expressões de raiva, movimentos corporais involuntários, catarses e outras formas de expressão. O resultado é um grande relaxamento e alívio para o nosso corpo, uma vontade de viver e amar muito grande e, ainda, a clareza daquilo que é essencial para a nossa vida.

A bioenergética tem um efeito de mudança poderoso, incisivo e direto em vários problemas do homem moderno como falta de tesão, depressão, ejaculação precoce, impotência, dificuldade de ter orgasmo, baixa auto estima, falta de poder pessoal, dificuldades financeiras, entre outros.

Segundo Wilhelm [1] , “tudo o que vivemos e sentimos é registrado não só na nossa memória mental, mas também no corpo através de tensões musculares crônicas: as couraças musculares”. Estas acabam impedindo o fluxo energético, limitando a expressão emocional e movimentos espontâneos.

É através do corpo que experimentamos o mundo. À medida que as couraças vão se estabelecendo, a conexão mente-corpo diminui, limitando a autopercepção e dificultando o convívio com os outros e com o mundo. Tal situação é reforçada pelo estilo de vida moderno, no qual a predominância da “mecanização” limita nossos movimentos e formas de expressão, nos afastando cada vez mais do corpo e aumentando nossa predisposição a desenvolver doenças.

No Brasil Existem alguns centros e/ou terapeutas que trabalham com este tipo de terapia. O Namastê em Porto Alegre é uma referência no Brasil e no mundo no desenvolvimento e aprofundamento desta técnica e em Terapia Primal.




Na Biofísica, a Bioenergética seria o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas e da Natureza e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções. A bioenergética está relacionada com processos catabólicos.

A Bioenergética constitui um dos principais blocos temáticos da Fisiologia, sendo essencialmente dedicada ao estudo dos vários processos químicos que tornam possível a vida celular do ponto de vista energético. Procura, entre outras coisas, explicar os principais processos químicos que decorrem na célula e analisar as suas implicações fisiológicas, principalmente em relação ao modo como esses processos se enquadram no conceito global de homeostasia. A compreensão daquilo que significa “energia” e da forma como o organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar, é a chave para compreender o funcionamento orgânico tanto nos desportos de rendimento, como nas atividades de recreação e lazer. O estudo da bioenergética permite entender como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está dependente da conversão sucessiva, de uma em outra forma de energias. Com efeito, a fisiologia do trabalho muscular e do exercício é, basicamente, uma questão de conversão de energia química em energia mecânica, energia essa que é utilizada pelas miofibrilas para provocar o deslize dos miofilamentos, resultando em ação muscular e produção de força.

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

A BIOENERGETICA , também em termos de biologia podemos afirmar que significa energia da vida pois e também responsável por armazenarmos sentimentos que desde muito cedo escondido . por exemplo a nossa respiração, o nosso cérebro também são responsáveis da maneira como conseguimos expressar diferente sentimentos no nosso corpo.

  1. REICH, W. Análise do Caráter. SP, Martins Fontes, 1979.