Biomarcador (medicina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em medicina, um biomarcador é um indicador mensurável da severidade ou da presença de algum estado de doença. Mais genericamente, um biomarcador é qualquer coisa que possa ser usada como um indicador de um estado de doença particular ou algum outro estado fisiológico de um organismo.

Um biomarcador pode ser uma substância que é introduzida num organismo como um meio de analisar a função de um órgão ou outros aspectos de saúde. Por exemplo, cloreto de rubídio é usado na marcação isotópica para avaliar a perfusão do músculo cardíaco. Também pode ser uma substância cuja detecção indica um estado de doença particular, por exemplo, a presença de um anticorpo pode indicar uma infecção. Mais especificamente, um biomarcador indica uma alteração na expressão ou do estado de uma proteína que se correlaciona com o risco ou a progressão de uma doença, ou com a susceptibilidade da doença para um dado tratamento. Os biomarcadores podem ser moléculas ou propriedades que podem ser detectadas e medidas em partes do corpo, como o sangue ou tecidos biológicos característicos. Eles podem indicar processos normais ou de doenças no corpo.[1] Os biomarcadores podem ser células específicas, moléculas, ou genes, produtos de genes, enzimas, ou hormônios. Funções de órgão complexas ou alterações características gerais em estruturas biológicas também podem servir como biomarcadores. Embora o termo biomarcador seja relativamente novo, biomarcadores têm sido utilizados em investigação pré-clínica e clínica para o diagnóstico há considerável tempo.[2] Por exemplo, a temperatura do corpo é um biomarcador bem conhecida para febre. A pressão arterial é utilizada para determinar o risco de acidente vascular cerebral. É também amplamente conhecido que os valores de colesterol são um biomarcador indicador de risco para a doença coronária e vascular, e que a proteína c-reativa (CRP) é um marcador de inflamação.

Referências

  1. «The Biomarkers Consortium». Foundation for the National Institutes of Health 
  2. Pradeep Sahu, et al; Biomarkers: An Emerging Tool for Diagnosis of a Disease and Drug Development; Asian J. Res. Pharm. Sci. 2011; Vol. 1: Issue 1, Pg 09-16 - ISSN 2231–5640 (Print) - ISSN 2231–5659 (Online)