Biomolécula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 99,0% de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio (Azoto). Ou seja, são as vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas etc.O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações. Biomolécula- molécula que participa da estrutura e dos processos bioquímicos do organismo.

Em percentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 05 %

Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes.

Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula. As Macromoléculas: são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas.

A água além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções; É o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas;

Muitas vezes a estrutura ou a função de uma biomolécula depende de suas características de afinidade com a água, a saber: moléculas hidrofílicas, hidrofóbicas anfipáticas. A água é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas. São sempre formadas a partir de "unidades fundamentais", moléculas menores e muito mais simples que funcionam como matéria prima para a construção das macromoléculas;

As proteínas: Constituem a maior fração da matéria viva; são as macromoléculas mais complexas; possuem inúmeras funções na célula;

Os ácidos nucléicos: São as maiores macromoléculas da célula; são os responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética;

Os carboidratos: são os principais combustíveis celulares; possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular;

Os lipídios: Formam nossa principal fonte de armazenamento de energia assim como desempenham importante função na estrutura das membranas biológicas; são biomoléculas hidrofóbicas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Biomoléculas

Também são conhecidas por macromoléculas ou moléculas orgânicas, são classificadas em cinco grupos sendo eles: Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Carboidrato: Sinônimos: glicídios, açúcar e sacarose.

          Funções: Reserva de energia, formação de algumas estruturas e formação de ácidos nucleicos.
          Tipos de carboidratos: Monossacarídeos são formados por 5 ou 6 carbonos. Os principais exemplos são: Glicose, frutose, galactose e pentose. Dissacarídeos são formados por dois monossacarídeos exemplos: Sacarose (glicose+glicose); Lactose (glicose+galactose);  maltose (glicose+glicose); Polissacarídeos são formados por três até milhares de monossacarídeos exemplo é o amido usado pelas plantas como reserva energética.  
          Lipídios: Sinônimos: São conhecidos como óleo e gordura.
          funções: Reserva de energia, formação das membranas celulares(fosfolipidios), proteção contra o frio, composição dos hormônios e vitaminas.
          Tipos de lipideos: Os glicerideos são representados pelos óleos e gorduras, encontrados nos queijos, leite e vegetais. O mais comum é o triglicerídeo encontrado no nosso sangue os cerideos são encontrados na cera de ouvido e no nosso sangue e no favo de mel, fosfolipideos fazem parte da membrana celular e os esteroides fazem parte dos homogêneos e vitaminas o colesterol é o exemplo mais comum.
          Proteínas: sinônimo: não tem
          funções: Foram varias estruturas nas células além de controlarem a entrada e saída de substancias nas membranas 
          Concentração e movimentação dos músculos (actina e miosina)
          sustentação (colagem)
          transporte de oxigenio (hemoglobina)
          anti-corpos
          hormônios
          enzimas fazem reaçoes quimicas