Biscoito da Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira é um doce típico português, de cor escura, confeccionado para que assuma uma forma rectangular, em forno a lenha. É preparado de uma forma artesanal, tendo um sabor intenso e característico, derivado do uso de limão. Conserva-se facilmente à temperatura ambiente.

Vende-se um pouco por todo o norte do país, sendo comum nas feiras, festividades e romarias religiosas, especialmente na época de Verão.

A sua origem histórica não se encontra bem definida, tendo a receita sido passada de geração em geração e de romaria em romaria. Sabe-se, no entanto, que é oriundo da localidade localidade portuguesa com o mesmo nome, freguesia da Teixeira, concelho de Baião.

Em de 22 de novembro de 2008, foi inaugurado no lugar da ordem na freguesia da Teixeira um espaço de promoção e divulgação do mesmo.

Uma receita simples, mas bem sucedida[editar | editar código-fonte]

O Biscoito da Teixeira é feito à base de farinha, açúcar, limão, sal e fermento, e o respectivo segredo de família, depois de misturados, os ingredientes são levados a cozer em forno de lenha.

Um negócio de família[editar | editar código-fonte]

Actualmente o fabrico de Biscoito da Teixeira, embora continuando a ser fabricado de uma forma artesanal, é maioritariamente dominado por uma família da mesma freguesia que tem vindo a preparar o mesmo desde há, pelo menos, quatro gerações atrás. Esta família fabrica cerca de 1500kg de biscoito por mês que são comercializados por diversos estabelecimentos da região e directamente nas diversas feiras e mercados.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.