Bistrô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quadro de Jean Béraud denominado 'Au Bistro'

Bistrôs são pequenos restaurantes ou bares muito populares na França, onde são servidas bebidas alcoólicas, café, além de petiscos e comidas simples a preços acessíveis.

Acredita-se[quem?] que se tornaram populares durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres, muitas vezes, precisavam trabalhar para conseguir complementar sua renda ou mesmo se sustentar e assim, passaram a abrir suas casas para vender refeições caseiras ao público.[carece de fontes?]

Origem[editar | editar código-fonte]

A palavra 'bistrô' tem origem controversa. Geralmente considera-se que seja francesa. Segundo uma outra hipótese, não suficientemente fundamentada, provém do russo быстро, transl. býstro, que significa 'depressa', palavra pronunciada nos cabarés pelos cossacos sedentos que ocuparam Paris em 1814.[1][2] Na França, a palavra foi usada inicialmente para designar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, passou a nomear o estabelecimento em si.

Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos e tradicionais restaurantes de inspiração francesa.

Características[editar | editar código-fonte]

Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. Um bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef que conversa com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna único e extremamente pessoal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TLFi: bistrot
  2. KELLY, Ian. Carême: cozinheiro dos reis. Editora Jorge Zahar, 2005, p. 100.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete bistrô.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.