BitTorrent (programa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o cliente original BitTorrent. Para a empresa, veja BitTorrent (empresa). Para o protocolo BitTorrent, veja BitTorrent.
BitTorrent
Autor Bram Cohen
Desenvolvedor BitTorrent, Inc.
Plataforma IA-32, x64, ARM
Lançamento 2 de julho de 2001 (17 anos)
Versão estável Windows:

7.10.4 (build 44633) (8 de outubro de 2018; há 0 dia)[1]

macOS:
1.8.7 (build 43797) (9 de maio de 2017; há 11 meses)[2] [+/-]

Versão em teste [+/-]
Idioma(s) 66 idiomas
Sistema operacional Android, Mac OS X e Windows
Gênero(s) Cliente de BitTorrent
Licença Proprietário (a partir da versão 6.0)
Estado do desenvolvimento Corrente
Página oficial bittorrent.com

BitTorrent é um cliente do popular protocolo BitTorrent. Foi escrito e é mantido pelo programador norte-americano Bram Cohen e BitTorrent, Inc. e lançado em 2001. É o cliente mais antigo de BitTorrent.

A partir dele foram lançados dezenas de clientes para arquivos em torrent, alguns até mesmo derivados dele. O BitTorrent é e têm sido ao longos do tempo um dos clientes mais simples, leves e minimalistas de torrent.

Têm sido extensivamente utilizado para o compartilhamento de conteúdo ilegal pela rede, principalmente filmes, álbuns, jogos eletrônicos e programas de computador. Mas não necessariamente todo compartilhamento via torrent é considerado ilegal ou porte de material ilegal, mais recentemente também muito tem sido utilizado para a transferência de material legalizado, pagos ou não, como distribuições Linux, programas de computador, jogos eletrônicos providos de forma gratuita como America's Army e outros arquivos de grande porte.

Desde a versão 6.0, apenas no Windows, o BitTorrent nada mais é que um µTorrent modificado e remarcado daí a necessidade de mudança na licença, que era livre e agora não é mais.[carece de fontes?] Isso porque os responsáveis pelo uTorrent venderam o software para a empresa de Bram Cohen e a partir daí está havendo uma espécie de "fusão"[carece de fontes?] entre esses dois aplicativos.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Seus desenvolvedores às vezes o chamam de Mainline (em português, Linha principal)

  • Transferência de RSS;
  • Caixa de busca por torrents integrada;
  • Cliente leve;
  • Estatíscas e gráficos sobre transferências.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Antes da versão 6.0 o BitTorrent foi escrito sempre em Python e era liberado como um programa livre. Os código fontes das versões 4.x e 5.x foram lançados sob a licença BitTorrent Open Source License, uma versão modificado do Jabber Open Source License. As versões até 3.4.2 foram distribuídas sob licença MIT.

A versão atual é escrita em C++.[carece de fontes?]

Versão para Mac OS X e possíveis alternativas[editar | editar código-fonte]

Um arquivo sendo transferido no Tomato Torrent, que é baseado diretamente no cliente BitTorrent 4.2.

A versão para Mac OS X atual data de 2006. O BitTorrent pode não funcionar convincentemente no Mac OS X v10.5[carece de fontes?] por ter sido lançado após a última versão do tal cliente.

Mas isso não é um problema atualmente existem dezenas de clientes de protocolo torrent para Mac OS X, são eles: Transmission, Xtorrent, Acquisition, Tomato Torrent, BitRocket (beta), Azureus, Bits on Wheels, Deluge, Opera (abre e transfere nativamente arquivos .torrent) etc. Não se sabe se a versão BitTorrent voltará a ser atualizada ou se empresa manterá apenas a de Windows e talvez a de Linux. É provável que em breve seja lançada uma versão do uTorrent para Mac OS X, o que aumentam as chance da não descontinuação do cliente BitTorrent para Mac OS X, pois como foi citado acima atualmente o BitTorrent é um uTorrent remarcado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Windows | The Official BitTorrent Blog». blog.bittorrent.com. Consultado em 30 de outubro de 2018 
  2. «Mac | The Official BitTorrent Blog». blog.bittorrent.com. Consultado em 13 de agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre BitTorrent (programa)