Bizi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bizi
Informações pessoais
Nome completo Carlos Roberto Bento
Data de nasc. 17 de maio de 1955 (63 anos)
Local de nasc. São Paulo, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Altura 1,72 m
Canhoto
Apelido Bizi
Informações profissionais
Período em atividade 1969-1991 (23 anos)
Clube atual Aposentado
Posição Lateral Esquerdo
Clubes de juventude
1969
1969
1969
1971- 1974
Brasil Foguinho
Brasil São Paulo
Brasil Portuguesa
Brasil Juventus
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
19751988
1988
1989-1991
Brasil Juventus
Brasil Ituano
Brasil União de Mogi


Carlos Roberto Bento mais conhecido como Bizi , nasceu em (São Paulo, 17 de maio de 1955)[1] é um ex-futebolista brasileiro que atuava como Lateral Esquerdo. Excelente jogador e pessoa, dedicou 17 anos da sua carreira futebolista ao Clube Atlético Juventus.[2] Formado em Educação Física trabalha com adolescentes em projetos esportivos ligados ao futebol na cidade de São Paulo.[3] Atualmente reside no tradicional Bairro da Moóca, [4] com sua esposa Claudete e seus familiares.[5]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

No final da década de 60, Bizi aos 14 anos de idade, iniciou suas atividades esportivas disputando o 1º Campeonato de Futebol Dente de Leite, transmitido pela TV Tupi. O campeonato era disputado por 16 equipes dos quatro cantos da cidade de São Paulo; e em uma destas partidas assistidas por Pelé, o menino-craque Bizi se destacou; e foi comentários no jornal "Popular da Tarde" onde o Rei Pelé rasgou elogios ao menino.[2] Neste mesmo ano (1969), Bizi consegue ir fazer testes no São Paulo onde fica por apenas três meses; transferindo-se para a Portuguesa onde também permanece por algumas meses. Diante das dificuldades resolve desistir do seu sonho de ser um jogador de futebol e fica parado por mais de um ano.[6]

Chegada no Juventus[editar | editar código-fonte]

Em 1971 por insistência de uma jogador profissional do Juventus,[6] Bizi apresenta-se para testes no clube, onde é aprovado. Durante três anos Bizi fica nas categorias de base do Clube Atlético Juventus tendo boas participações nos campeonatos da sua categoria, até ser profissionalizado em 1975.

Juventus[editar | editar código-fonte]

Foram 17 anos de amor e dedicação a camisa grená do Clube Atlético Juventus. Bizi jogou dos 16 anos aos 33 anos de idade no clube da moóca. Jogou ao lado de vários craques como Rocha , Ataliba, Manfrini, Brecha, Brida, Raudinei, Nenê, Reinaldo Xavier, Geraldão , Barbirotto , Luciano Coalhada , Deodoro , César , Paulo Martins , Gatãozinho, Jair , Wilsinho , Cléo e outros.

Final da Carreira[editar | editar código-fonte]

Bizi deixou o Clube Atlético Juventus em 1988, transferindo-se para o Ituano onde sofreu uma séria lesão. Ainda teve passagem pelo União de Mogi, onde encerrou a carreira como jogador profissional em 1991 aos 36 anos de idade.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacional
Competição Título Equipe Temporada
Brasil Campeonato Brasileiro de Futebol de 1983 - Série B 1 Juventus (1983).[7]
Estadual
Competição Título Equipe Temporada
São Paulo Torneio Início Paulista 1 Juventus (1986). [8]

Carreira de Treinador[editar | editar código-fonte]

Bizi após encerrar a carreira de jogador profissional, iniciou a carreira de treinador profissional que durou cerca de 10 anos.[9] Foi auxiliar técnico de vários treinadores de renome e também teve passagens como treinador no União de Mogi, Suzano, Itaquaquecetuba, Comercial, Grêmio Barueri e Auto Esporte.


Referências