Black Clover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Black Clover
ブラッククローバー
(Burakku Kurōbā)
Capa do primeiro volume do mangá.
Gênero Ação, Aventura, Fantasia, Ecchi
Mangá
Escrito por Yūki Tabata
Editora(s) Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Impressão Jump Comics
Revista(s) Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shonen
Data de publicação 16 de fevereiro de 2015 – presente
Volumes 21
OVA
Direção Takashi Noto
Roteiro Takamitsu Kōno
Música Yūya Mori
Estúdio Xebec
Lançamento 2 de maio de 2017
Número de episódios 01
Duração 26:36
Anime
Direção Tatsuya Yoshihara
Roteiro Kazuyuki Fudeyasu
Música Minako Seki
Estúdio Pierrot
Distribuição/
Licenciamento
Crunchyroll
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo

Brasil Rede Brasil

Exibição original 3 de outubro de 2017 – presente
Episódios 97(em lançamento)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Black Clover (ブラッククローバー, Burakku Kurōbā?) é uma série de mangá shonen de fantasia escrita e ilustrada por Yūki Tabata. A série é publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha no Japão. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini Group. A história se centra em torno de um jovem chamado Asta, aparentemente nascido sem qualquer poder mágico, algo que é desconhecido no mundo em que vive. Com sua ambição, habilidades recém-descobertas e amigos, ele pretende ser o Rei Mago. Uma OVA produzida pelo estúdio Xebec foi lançado em 2 de maio de 2017, enquanto uma adaptação em uma série de anime produzida pelo estúdio Pierrot estreou em outubro no mesmo ano. Fora do Japão, Black Clover é transmitido simultaneamente pelo Crunchyroll.[1] Também é transmitido no Brasil pela televisão no canal Rede Brasil.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Asta e Yuno são orfãos que foram criados juntos numa igreja localizada na periferia do reino de Clover. Num mundo onde todos possuem poderes mágicos (魔力, Maryoku?), Asta nasceu sem possuí-los. Em contrapartida, Yuno nasceu como um prodígio com poder mágico imenso e com o talento para controlá-lo. A história acompanha os dois garotos que competem entre si para se tornar o Rei Mago, o cavaleiro mágico mais forte do reino de Clover. Mas como Asta pode se tornar um cavaleiro mágico se ele não possui magia? A sua jornada começa quando Asta obtém o misterioso poder "anti-magia", que pode destruir qualquer magia. Assim Asta, com sua anti-magia e força física, e Yuno, com seus poderes mágicos e talento, começam a sua jornada.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Asta (アスタ, Asuta?)
Asta é um órfão que foi deixado sobre os cuidados da igreja ainda quando bebê. Como ele não possui poderes mágicos, ele tenta complementar sua fraqueza com um intenso treinamento físico. Ele é o portador do grimório do trevo de cinco folhas e um membro do esquadrão Touros Negros. Ele utiliza uma espada anti-magia que é capaz de neutralizar qualquer forma de magia chamada de Magic Cleaving Sword e uma outra espada capaz de absorver e repelir magia chamada de Magic Devouring Sword.


Yuno (ユノ, Yuno?)
Yuno, assim como Asta, é um órfão que foi deixado sobre os cuidados da igreja ainda quando bebê. Ele é portador do grimório do trevo de quatro folhas e é um membro do esquadrão Alvorecer Dourado. Ele utiliza magias de vento e tem o controle sobre o espírito Sylph(espírito do vento). Mesmo que ele tenha uma relação neutra e arrogante com os outros ao seu redor Yuno admira Asta, já que mesmo sem que ele tenha poderes mágicos, ele está sempre disposto a proteger as pessoas, independente de quem seja.

Alguns Personagens[editar | editar código-fonte]

Yami Sukehiro (ヤミ・スケヒロ, Yami Sukehiro?)

Yami é o líder dos Touros Negros, e é uma pessoa um tanto quanto excêntrica, agindo de forma um tanto quanto ameaçadora com os membros do esquadrão, mas que sempre os incentiva, dizendo para eles superarem seus limites. Vindo de um país do Oriente do mundo de Black Clover, Yami controla a magia da escuridão, utilizando este atributo para imbuir sua espada com sombras. Foi recrutado pelo Rei Mago, Julius Novachrono, quando este ainda era um líder de esquadrão dos Cavaleiros Mágicos, e trabalha para ele desde então, sempre demonstrando respeito.

Noelle Silva (ノエル・シルヴァ, Noeru Shiruva?)
Noelle Silva é um membro dos Touros Negros e a segunda filha de uma das famílias nobres do reino de Clover, a Casa Silva. Ela usa magias de água mas é incapaz de controlar seus poderes, que juntamente de um trauma, a fez ser distanciada de seus irmãos. Ela se apaixona por Asta depois de um tempo, mesmo sem querer admitir esse fato.
Magna Swing (マグナ・スウィング, Maguna Suwingu?)
É um membro dos Touros Negros e veterano do grupo. Magna é um delinquente de boa natureza, mas de cabeça quente que usa magia de fogo, além de possuir sua vassoura personalizada Crazy Cyclone, que ele usa para levas Asta e Noelle em missões de tempos em tempos. Magna era originalmente um plebeu do Vale Rayaka perto da fronteira do Reino Clover, abusando de seu poder em antagonizar a aldeia vizinha de Sosshi antes de acabar sendo disciplinado um velho da vila que ele considerou como um Pai após um tempo. Ele atua principalmente como responsável por Asta e Noelle, acompanhando-os em algumas de suas missões.
Vanessa Enoteca (バネッサ・エノテーカ, Banessa Enotēka?)
Membro dos Touros Negros, um de seus principais traços é sempre aparecer com roupas íntimas, deixando seu corpo exposto o tempo inteiro. Além disso, é sempre vista bebendo, em quase todas as situações. Vanessa é uma bruxa que é filha adotiva da Rainha das Bruxas, e controla a magia de fios, podendo "tecer" um destino diferente do que aquele que já está definido. Por este motivo, foi confinada pela Rainha das Bruxas que queria este poder para si, quando teve seus planos frustrados por Yami, que disse à Vanessa que ela poderia ter o destino que quisesse. Enquanto uma usuária da magia de fios, ela cria uma linha muito fina, quase indetectável até mesmo por magia. Ela revela sua verdadeira habilidade de alterar o destino quando, ao testemunhar Asta ser forçado pela Rainha das Bruxas a matar Noelle, muda esse destino para um onde ele não esteja sendo controlado. Essa habilidade é poderosa o suficiente para negar o poder do sangue da rainha, que fez com que Asta estivesse sob seu controle, e qualquer coisa que Vanessa não deseje. Essa habilidade se manifesta como um gato familiar que ela chama de Rouge. Ela já expressou profunda admiração pela determinação de Asta, e pelo fato de nunca desistir, além de flertar com ele algumas vezes, o que faz com que Noelle fique com ciúmes. Vanessa já demonstrou várias vezes possuir sentimentos por Yami.
Luck Voltia (バネッサ・エノテーカ, Rakku Borutia?)
É um membro dos Touros Negros, e é um psicopata que usa magia de relâmpago e está sempre sorrindo, independentemente das circunstâncias. Nascido como um plebeu no vilarejo Yvon e criado por sua mãe, uma mulher bastante problemática que acabou morrendo de estresse, Luck foi ensinado de que vencer uma luta era o mesmo que ser amado. Isso o motivou a lutar contra adversários mais fortes para testar sua força, levando-o a se juntar aos Cavaleiros Mágicos quando se tornou infame por quase matar seu adversário no exame de entrada. Mais tarde, durante a invasão da base do Olho do Sol da Meia-Noite, Luck acaba sendo possuído pelo espírito elfo Rufel (ル フ ル Rufuru) como resultado do ritual de Patry. Mas Luck é libertado do feitiço depois que Rufel é derrotado por Magna e Vanessa com Asta exorcizando o espírito dos elfos ao derrotá-lo.

Willian Vangeance (ウィリアム・ヴァンジャンス, Wiriamu Vanjansu?)

É o líder do esquadrão Alvorecer Dourado considerado por muitos o esquadrão mais forte do reino Clover. Sempre andando com uma máscara que cobre a metade superior de seu rosto, Vangeance tem um comportamento calmo e calculista, e pouco apareceu na série, até a última guerra contra o Olho do Sol da Meia-noite. A máscara utilizada por ele serve para cobrir várias queimaduras que ele tem na parte de cima de seu rosto, e que ele recebeu do Rei Mago, Julius Novachrono. Muitos mistérios vão sendo revelados ao longo da história sobre a sua verdadeira identidade e origem.

Klaus Lunette (クラウス・リュネット, Kurausu Ryunetto?)
É um nobre, e membro veterano do Alvorecer Dourado. É um usuário de magia do aço, podendo fazer formas ao seu bel-prazer. Klaus menosprezou Asta e Yuno inicialmente por serem plebeus, mas acabou tendo de os acompanhar numa missão para explorar uma dungeon, levando a testemunhar incríveis lutar protagonizadas por estes dois, o que o fez repensar a maneira rude como os tratou. Este possui um temperamento forte e não gosta de ser chamado de "Quatro Olhos" pelo fato de usar óculos, até que depois começa a relevar este fato com o tempo. Ele não só como um veterano dos Cavaleiros Mágicos para Aste e Yuno, mas como um irmão mais velho para os dois, sempre se preocupando e ajudando-os com o que for.
Mimosa Vermillion (ミモザ・ヴァーミリオン, Mimoza Vāmirion?)
É uma nobre da Casa Vermillion e membro do Alvorecer Dourado. Ela é prima de Noelle, filha da irmã da mãe de Noelle. A casa dos Vermillion é especializada em magias de fogo, como é notado na maioria de seus inegrantes. Entretanto, Mimosa utiliza magia das plantas, oferecendo suporte e cura para seus aliados. Seus ideais foram originados quando presenciou uma criança roubar pão para que pudesse alimentar às outras crianças. Ela não compartilha as visões e ações superficiais que outros nobres cometem, e aprecia as pessoas pelo valor que elas têm. Ela tem um profundo respeito por sua prima, Noelle. Ela também se apaixona por Asta, depois de vê-lo lutar contra todas as probabilidades ao enfrentar Mars, apesar de não ter magia. Ela acaba se tornando uma rival de Noelle, disputando a atenção de Asta.
Sekke Bronzazza (セッケ・ブロンザッザ, Sekke Buronzazza?)
É um jovem mulherengo que entrou no Exame de Entrada dos Cavaleiros Mágicos para ter a chance de se juntar a um esquadrão de Cavaleiros Mágicos, tentando usar Asta, que ele considerava o pior participante para passar facilmente. Entretanto, ele foi derrotado por Asta com um único golpe e guarda rancor dele desde então. Ele tem um tique de ficar fala "bah-ha" o tempo todo. Sekke usa magia de bronze para criar e manipular o metal de várias maneiras. Sekke chega a sentir inveja de Asta por estar constantemente acompanhado por Vanessa e Noelle.

Fuegoleon Vermillion (フエゴレオン・ヴァーミリオン, Fuegoreon Vāmirion?)

Fuegoleon é o filho mais velho da família Vermillion e o líder do esquadrão Leões Carmesins. Sempre demonstrando uma atitude acima de tudo justa, Fuegoleon nunca subestima seus adversários, e sempre é visto auxiliando Asta. Sempre agindo de forma muito séria, acredita que não deve-se ter vergonha de ser fraco, mas de continuar fraco. Numa das invasões do Olho do Sol da Meia-noite ao reino Clover, acabou sendo pego numa armadilha, onde perdeu um braço e a jóia mágica que estava em seu poder para Patry, entrando num coma que perdura até os capítulos atuais. Isso acabou sendo um catalisador para que Asta tomasse a decisão de treinar para ficar mais forte para que isso nunca voltasse a acontecer com aqueles a sua volta.

Leopold Vermilion (レオポルド・ヴァーミリオン, Reoporudo Vāmirion?)
Leopold, ou Leo, é um membro dos Leões Carmesins e é o irmão mais novo de Fuegoleon, e primo de Mimosa. Usuário de magia de fogo, assim como o resto dos Vermillion, ele tem uma personalide hiperativa e almeja se tornar o Rei Mago assim como Asta e Yuno. Depois de ver a proeza na batalha de Asta, ele o considerou seu rival, e acabou também se tornando seu amigo. Mais tarde essa relação se estende também para Yuno, já que ele mesmo disse que se é um rival e amigo do Asta, é um rival e amigo dele também. Durante o ataque a cidade Clover, seu irmão Fuegoleon acaba envolvido em uma trama, que acaba sendo pego em uma armadilha, e tem seu braço esquerdo e a pedra mágica tomada por Patry. Isso serviu como um catalisador para que Asta e Leopold pudessem proteger o reino Clover.
Licht (パトリ, Licht?)
Sob o codinome Patolli, ele é o antagonista principal de Black Clover. Licht é um Elfo e líder de um grupo terrotista chamado Olho do Sol da Meia-Noite, com uma identidade misteriosa que até o último episódio/capítulo ninguém conseguiu descobrir, tudo que se sabe é que ele e os outros membros do Olho do Sol da Meia-Noite sentem um ódio imenso pelo Reino Clover, além disso ele é um usuário de Magia de Luz assim como o primeiro Rei Mago, o que torna ele intimidador aos olhos dos capitões mágicos, incluindo o Yami que lutou junto com Asta contra o Licht no Arco do Olho do Sol da Meia-Noite.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O volume 1 atingiu a 23ª posição no ranking semanal de mangás divulgado pela Oricon, com 38.128 cópias vendidas.[3] O volume 2 ficou na 17ª posição, com 61.918 cópias vendidas.[4] O volume 3 também ficou na 17ª posição, com 80.462 cópias vendidas.[5][6] O volume 4 ficou na 13ª posição, com 93.866 cópias vendidas.[7][8] O volume 5 ficou na 15ª posição, com 108.503 cópias vendidas.[9][10] E o volume 6 ficou na 11ª posição com 118.783 cópias vendidas.[11][12]

Tom Speelman, ao analisar a série para a ComicsAlliance, descreveu sua premissa como "e se Harry Potter fosse um cavaleiro um pouco burro?". Ele recomendou a série para fãs de Naruto e Fairy Tail, devido as similaridades, assim como Bleach. Ele também elogiou o autor por revigorar personagens modelos.o mangá de Black Clover é um dos tres mangás mais vendidos no japão atualmente ao lado de One Piece e My Hero Academia

Referências

  1. «Crunchyroll to Stream Black Clover Anime Series Starting in October». Anime News Network. 15 de julho de 2017. Consultado em 15 de julho de 2017 
  2. Rafael Jiback (13 de abril de 2018). «Black Clover e Re:Zero serão exibidos pela Rede Brasil». JBOX. Consultado em 13 de abril de 2018 
  3. «Japanese Comic Ranking, June 1-7». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  4. «Japanese Comic Ranking, August 3-9». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  5. «Japanese Comic Ranking, September 28-October 4». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  6. «Japanese Comic Ranking, October 5-11». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  7. «Japanese Comic Ranking, November 30-December 6». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  8. «Japanese Comic Ranking, December 7-13». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  9. «Japanese Comic Ranking, February 29-March 6». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  10. «Japanese Comic Ranking, March 7-13». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  11. «Japanese Comic Ranking, May 2-8». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  12. «Japanese Comic Ranking, May 9-15». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]