Black Clover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Black Clover
ブラッククローバー
Burakku Kurōbā
Capa do primeiro volume do mangá.
Informações gerais
Gêneros Ação, Aventura, Fantasia,Comédia.
Mangá
Escrito e ilustrado por Yūki Tabata
Editoração Shueisha
Editoração lusófona
Impressão Jump Comics
Revistas Weekly Shōnen Jump
Demografia Shonen
Período de publicação 16 de fevereiro de 2015 – presente
Volumes 30 (Lista de Volumes)
OVA
Direção Takashi Noto
Roteiro Takamitsu Kōno
Música Yūya Mori
Estúdio de animação Xebec Zwei
Lançamento 2 de maio de 2017
Episódios 01
Duração 26:36
Anime
Direção Tatsuya Yoshihara
Roteiro Kazuyuki Fudeyasu
Música Minako Seki
Estúdio de animação Pierrot
Distribuição/
Licenciamento
Crunchyroll
Emissoras de televisão originais Japão TV Tokyo
Emissoras de televisão lusófonas Brasil Rede Brasil,

Brasil Loading

Período de exibição 3 de outubro de 2017 30 de março de 2021
Episódios 170 (Lista de Episódios de Black Clover)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Black Clover (do japonês ブラッククローバー Burakku Kurōbā, lit. "Trevo Negro"?) é uma série de mangá adolescente do tipo shonen e fantasia japonês, escrita e ilustrada por Yūki Tabata, publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora japonesa Shueisha, e licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini Group. A história se centra em um jovem chamado Asta, nascido sem poder mágico no reino de Clover (algo inédito onde todos conseguem usá-la), mas com sua ambição, habilidades recém-descobertas e amigos, pretende torna-se o próximo Rei Mago.

Uma OVA (Original Video Animation, episódios complementos ou paralelos) produzida pelo estúdio Xebec foi lançado em 2 de maio de 2017, enquanto uma adaptação em uma série animada de anime, produzido pelo estúdio Pierrot e distribuído pelo canal japonês TV Tokyo, estreou em outubro no mesmo ano. Fora do Japão, Black Clover é transmitido simultaneamente pela companhia americana de vídeos Crunchyroll.[1] Também é transmitido no Brasil pela televisão nas emissoras Rede Brasil e Loading.

Há 103 episódios dublados em português brasileiro. Alguns possivelmente passaram no Cartoon Network convênio com a Crunchyroll, ou na rede Brasil a sequência dos episódios do 103 em diante.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Asta e Yuno são orfãos que foram criados juntos numa igreja localizada no interior do reino de Clover. Num mundo onde todos possuem poderes mágicos (魔力 Maryoku?), Asta nasceu sem possuí-los. Em contrapartida, Yuno nasceu como um prodígio com poder mágico imenso e com o talento para controlá-lo. A história acompanha os dois garotos que competem entre si para se tornar o Rei Mago, o cavaleiro mágico mais forte do reino de Clover. Mesmo sem magia Asta tenta ser um cavaleiro mágico, assim sua jornada começa quando obtém o misterioso poder "anti-magia", que pode anular todas as magias. Assim Asta, com sua anti-magia e força física, e Yuno, com seus poderes mágicos e talento, começam a jornada.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Asta (アスタ Asuta?)
Asta é um órfão que foi deixado sobre os cuidados da igreja ainda quando bebê. Como ele não possui poderes mágicos, ele tenta complementar sua fraqueza com um intenso treinamento físico. Ele é o portador do grimório do trevo de cinco folhas e um membro do esquadrão Touros Negros. Ele utiliza uma espada anti-magia que é capaz de neutralizar qualquer forma de magia chamada de Magic Cleaving Sword e uma outra espada capaz de absorver e repelir magia chamada de Magic Devouring Sword.
Yuno (ユノ Yuno?)
Yuno, assim como Asta, é um órfão que foi deixado sobre os cuidados da igreja ainda quando bebê. Ele é portador do grimório do trevo de quatro folhas e é um membro do esquadrão Alvorecer Dourado. Ele utiliza magias de vento e tem o controle sobre o espírito Sylph(espírito do vento). Mesmo que ele tenha uma relação neutra e arrogante com os outros ao seu redor Yuno admira Asta, já que mesmo sem que ele tenha poderes mágicos, ele está sempre disposto a proteger as pessoas, independente de quem seja.

Alguns Personagens[editar | editar código-fonte]

Yami Sukehiro (ヤミ・スケヒロ Yami Sukehiro?)
Yami é o líder dos Touros Negros, e é uma pessoa um tanto quanto excêntrica, agindo de forma um tanto quanto ameaçadora com os membros do esquadrão, mas que sempre os incentiva, dizendo para eles superarem seus limites. Vindo de um país do Oriente do mundo de Black Clover, Yami controla a magia da escuridão, utilizando este atributo para imbuir sua espada com sombras. Foi recrutado pelo Rei Mago, Julius Novachrono, quando este ainda era um líder de esquadrão dos Cavaleiros Mágicos, e trabalha para ele desde então, sempre demonstrando respeito.
Noelle Silva (ノエル・シルヴァ Noeru Shiruva?)
Noelle Silva é um membro dos Touros Negros e a segunda filha de uma das famílias nobres do reino de Clover, a Casa Silva. Ela usa magias de água, mas é incapaz de controlar seus poderes, que juntamente de um trauma, a fez ser distanciada de seus irmãos. Ela se apaixona por Asta depois de um tempo, mesmo sem querer admitir esse fato.
Magna Swing (マグナ・スウィング Maguna Suwingu?)
É um membro dos Touros Negros e veterano do grupo. Magna é um delinquente de boa natureza, mas de cabeça quente que usa magia de fogo, além de possuir sua vassoura personalizada Crazy Cyclone, que ele usa para levar Asta e Noelle em missões de tempos em tempos. Magna era originalmente um plebeu do Vale Rayaka perto da fronteira do Reino Clover, abusando de seu poder em antagonizar a aldeia vizinha de Sosshi antes de acabar sendo disciplinado por um velho da vila chamado Seihe que ele considerou como um pai após um tempo. Ele atua principalmente como responsável por Asta e Noelle, acompanhando-os em algumas de suas missões. Este possui um laço com Luck, embora este o sujeitasse a situações que o envergonhasse.
Vanessa Enoteca (バネッサ・エノテーカ Banessa Enotēka?)
Membro dos Touros Negros, um de seus principais traços é sempre aparecer com roupas íntimas, deixando seu corpo exposto o tempo inteiro. Além disso, é sempre vista bebendo, em quase todas as situações. Vanessa é uma bruxa, filha adotiva da Rainha das Bruxas, e controla a magia de fios, podendo "tecer" um destino diferente do que aquele que já está definido. Por este motivo, foi confinada pela Rainha das Bruxas que queria este poder para si, quando teve seus planos frustrados por Yami, que disse à Vanessa que ela poderia ter o destino que quisesse. Enquanto uma usuária da magia de fios, ela cria uma linha muito fina, quase indetectável até mesmo por magia. Ela revela sua verdadeira habilidade de alterar o destino quando, ao testemunhar Asta ser forçado pela Rainha das Bruxas a matar Noelle, muda esse destino para onde ele não esteja sendo controlado. Essa habilidade é poderosa o suficiente para negar o poder do sangue da rainha, que fez com que Asta estivesse sob seu controle, e qualquer coisa que Vanessa não deseje. Essa habilidade se manifesta como um gato familiar que ela chama de Rouge. Ela já expressou profunda admiração pela determinação de Asta, e pelo fato de nunca desistir, além de flertar com ele algumas vezes, o que faz com que Noelle fique com ciúmes. Vanessa já demonstrou várias vezes possuir sentimentos por Yami.
Luck Voltia (ラック・ボルティア Rakku Borutia?)
É um membro dos Touros Negros, e é uma pessoa agitada, híperativo, que usa magia de relâmpago e está sempre sorrindo, independentemente das circunstâncias. Nascido como um plebeu no vilarejo Yvon e criado por sua mãe, uma mulher bastante problemática que acabou morrendo de estresse, Luck foi ensinado de que vencer uma luta era o mesmo que ser amado. Isso o motivou a lutar contra adversários mais fortes para testar sua força, levando-o a se juntar aos Cavaleiros Mágicos quando se tornou infame por quase matar seu adversário no exame de entrada. Mais tarde, durante a invasão da base do Olho do Sol da Meia-Noite, Luck acaba sendo possuído pelo espírito elfo Rufel (ル フ ル Rufuru) como resultado do ritual de Patry. Mas Luck é libertado do feitiço depois que Rufel é derrotado por Magna e Vanessa com Asta exorcizando o espírito dos elfos ao derrotá-lo. Este possui um forte laço de amizade com Magna.
Finral Roulacase (フィンラル・ルーラケイス Finraru Rūrakeisu?)
Ele é conhecido por usar Magia Espacial e também um mulherengo. Ele era a carona do Yami e de outros, até mesmo por causa dos favores de Yami que o envergonha. Ele era exatamente como Noelle, veio de uma família rica. Durante a luta contra Vetto, membro do Olho do Sol da Meia-noite, ele ajuda Vanessa e Asta apesar de não desistir, mas quem dá o último golpe em Vetto é Yami.
Gauche Adlai (ゴーシュ・アドレイ Gōshu Adorei?)
Este é conhecido como o complexado pela sua irmã caçula Mary. Ele é capaz de usar magias de espelho. Depois de ser desprezado pela nobreza quando seus pais foram mortos, Gauche se convenceu que todos eram seus inimigos, exceto a irmã. Ele depois é preso e foge da cadeia, até ser recrutado por Yami. Este mudou sua forma de ser graças a irmã, o Asta pelo fato de não desistir e a freira que usa magia de fogo que treinou Fuegoleon. Ele se enfurece toda vez quando vê alguém com sua irmã, mesmo no que se trata do Asta.
Grey (グレイ Gurei?)
Esta possui a capacidade de tomar forma. Aparentemente usava a forma de um homem grande, mas também pode assumir a forma de qualquer pessoa. No 11 foi capaz de estar na sua forma verdadeira sem nenhuma explicação. Na exploração no povo debaixo da superfície do mar, durante a invasão de Vetto, devido a baixa mana, ela assume a forma de menina, sua real forma. Mas esta não tem confiança na sua real forma e isso a envergonha de verdade.
Willian Vangeance (ウィリアム・ヴァンジャンス Wiriamu Vanjansu?)
É o líder do esquadrão Alvorecer Dourado considerado por muitos o esquadrão mais forte do reino Clover. Sempre andando com uma máscara que cobre a metade superior de seu rosto, Vangeance tem um comportamento calmo e calculista, e pouco apareceu na série, até a última guerra contra o Olho do Sol da Meia-noite. A máscara utilizada por ele serve para cobrir várias queimaduras que ele tem na parte de cima de seu rosto, e que ele recebeu do Rei Mago, Julius Novachrono. Muitos mistérios vão sendo revelados ao longo da história sobre a sua verdadeira identidade e origem.
Klaus Lunette (クラウス・リュネット Kurausu Ryunetto?)
É um nobre, e membro veterano do Alvorecer Dourado. É um usuário de magia do aço, podendo fazer formas ao seu bel-prazer. Klaus menosprezou Asta e Yuno inicialmente por serem plebeus, mas acabou tendo de os acompanhar numa missão para explorar uma dungeon, levando a testemunhar incríveis lutar protagonizadas por estes dois, o que o fez repensar a maneira rude como os tratou. Este possui um temperamento forte e não gosta de ser chamado de "Quatro Olhos" pelo fato de usar óculos, até que depois começa a relevar este fato com o tempo. Ele não só como um veterano dos Cavaleiros Mágicos para Asta e Yuno, mas como um irmão mais velho para os dois, sempre se preocupando e ajudando-os com o que for.
Mimosa Vermillion (ミモザ・ヴァーミリオン Mimoza Vāmirion?)
É uma nobre da Casa Vermillion e membro do Alvorecer Dourado. Ela é prima de Noelle, filha da irmã da mãe de Noelle. A casa dos Vermillion é especializada em magias de fogo, como é notado na maioria de seus inegrantes. Entretanto, Mimosa utiliza magia das plantas, oferecendo suporte e cura para seus aliados. Seus ideais foram originados quando presenciou uma criança roubar pão para que pudesse alimentar às outras crianças. Ela não compartilha as visões e ações superficiais que outros nobres cometem, e aprecia as pessoas pelo valor que elas têm. Ela tem um profundo respeito por sua prima, Noelle. Ela também se apaixona por Asta, depois de vê-lo lutar contra todas as probabilidades ao enfrentar Mars, apesar de não ter magia. Ela acaba se tornando uma rival de Noelle, disputando a atenção de Asta.
Sekke Bronzazza (セッケ・ブロンザッザ Sekke Buronzazza?)
É um jovem mulherengo que entrou no Exame de Entrada dos Cavaleiros Mágicos para ter a chance de se juntar a um esquadrão de Cavaleiros Mágicos, tentando usar Asta, que ele considerava o pior participante para passar facilmente. Entretanto, ele foi derrotado por Asta com um único golpe e guarda rancor dele desde então. Ele tem um tique de ficar fala "bah-ha" o tempo todo. Sekke usa magia de bronze para criar e manipular o metal de várias maneiras. Sekke chega a sentir inveja de Asta por estar constantemente acompanhado por Vanessa e Noelle.
Fuegoleon Vermillion (フエゴレオン・ヴァーミリオン Fuegoreon Vāmirion?)
Fuegoleon é o filho mais velho da família Vermillion e o líder do esquadrão Leões Carmesins. Sempre demonstrando uma atitude acima de tudo justa, Fuegoleon nunca subestima seus adversários, e sempre é visto auxiliando Asta. Sempre agindo de forma muito séria, acredita que não deve-se ter vergonha de ser fraco, mas de continuar fraco. Numa das invasões do Olho do Sol da Meia-noite ao reino Clover, acabou sendo pego numa armadilha, onde perdeu um braço e a jóia mágica que estava em seu poder para Patry, entrando num coma que perdura até os capítulos atuais. Isso acabou sendo um catalisador para que Asta tomasse a decisão de treinar para ficar mais forte para que isso nunca voltasse a acontecer com aqueles a sua volta.
Leopold Vermilion (レオポルド・ヴァーミリオン Reoporudo Vāmirion?)
Leopold, ou Leo, é um membro dos Leões Carmesins e é o irmão mais novo de Fuegoleon, e primo de Mimosa. Usuário de magia de fogo, assim como o resto dos Vermillion, ele tem uma personalide hiperativa e almeja se tornar o Rei Mago assim como Asta e Yuno. Depois de ver a proeza na batalha de Asta, ele o considerou seu rival, e acabou também se tornando seu amigo. Mais tarde essa relação se estende também para Yuno, já que ele mesmo disse que se é um rival e amigo do Asta, é um rival e amigo dele também. Durante o ataque a cidade Clover, seu irmão Fuegoleon acaba envolvido em uma trama, que acaba sendo pego em uma armadilha, e tem seu braço esquerdo e a pedra mágica tomada por Patry. Isso serviu como um catalisador para que Asta e Leopold pudessem proteger o reino Clover.
Charlotte Rosary (シャルロット・ローズレイ Sharurotto Rōzurei?)
Ela é líder da Rosa Azul. Esta possui pulso firme e não gosta de ser chamada de irmã por Sol Marron, membro da Rosa Azul, mas esconde uma paixão por Yami Sukehiro, que esta não quer aceitar, assim como Noelle por Asta que também esta a leva caçar briga com Vanessa, membro dos Touros Negros.
Lotus do abismo (ロータス・フーモルト Rōtasu Fūmoruto?)
Este é um membro do Reino Diamond e veterano do grupo. Ele aparece na masmorra enfrentando Luck usando magia da fumaça, capaz de inutilizar o usuário e capaz de sentir mana. Contudo, com a chegada de Asta e Noelle, como Asta não possui magia, não foi capaz de se proteger de Asta, mas foge com o tesouro da masmorra, como também salva Mars derrotado pelos Touros Negros e o Alvorecer Dourado, quando a masmorra estava para desabar. Este possui o hábito de falar de suas filhas, diferente do Gauche, que só vive a falar da irmã. Este carrega uma cicatriz que tinha recebido de Yami.
Mars (マルス Marusu?)
Este também é membro do Reino Diamond. No passado este teve uma infância com Fana com quem este teve um caso. Mas estes, tiveram que lutar entre si, mas Fana depois ataca Mars o forçando a uma reação que fere Fana, mas depois, Fana antes de morrer, ela tenta curar Mars usando a magia do fogo, além da magia do cristal como parte de seu poder, o poder de Fana passa a pertencer a ele, como também este poder passa a fazer parte do grimório de Mars e tem os cristais implantado em sua cabeça se tornando a arma derradeira do Reino Diamond, selando seus sentimentos. Este começa enfrentando o Alvorecer Dourado, Klaus, Yuno e Mimosa, mas este recebe a ajuda dos Touros Negros Asta, Noelle e Luck e Asta conseguiu derruba-lo com a espada anti-magia e uma outra espada devoradora de magia ao absorver a magia de água de Noelle. Embora este tenha tido êxito em ferir Asta e conseguir se curar e se libertar pelo poder de fogo da Fana, este acaba sendo derrotado pelo espírito do vento que Yuno adquiriu de um pergaminho, que agora faz parte do grimório de Yuno. Ele depois é salvo por Lotus e também recupera suas memórias e também o agradece. Mais a frente ele descobre que Fana está viva.
Julius Novachrono (ユリウス・ノヴァクロノ Yuriusu Novakurono?)
Este é Rei Mago atual. Assim como Asta este possui um lado infantil e cômico e fica impressionado como todo tipo de coisa, mas este tem de se livrar de seu dever como Rei Mago, além de ser perseguido por Marx Francois, quem o Yami fica a provocá-lo por causa do formato de sua cabeça lembrar como de um cogumelo. Julius depois vira criança no decorrer da série. Este confia nos Cavaleiros Mágicos, como também no Yami e no Asta.
Kahono (カホノ?)
Ela é parte do povo do templo subaquático debaixo da superfície. Asta e Noelle a conhecem quando esta estava treinando sua magia de água. Ela, Asta e os membros do Touros Negros a encorajam a conseguir usar sua magia para poder levá-los para o mundo subaquático. Kahono depois enfrenta Noelle, numa batalha criada por Gifso, avô de Kahono, mas interrompeu a batalha porque Vetto invadiu o mundo subaquático. Vetto atinge a garganta de Kahono, impedida de usar magia, mas o povo subaquático acaba sendo salvo graças aos esforços dos Touros Negros. Ela depois se recupera devido a batalha contra Vetto. Ela usa magia de canção de sua voz, tanto para batalha, incentivo ou até mesmo cura, mas também é um pouco ambiciosa no que diz respeito a dinheiro.
Kiato (キアト?)
Ele é irmão de Kahono, filho de Gio e neto de Gifso e também parte do povo do templo subaquático debaixo da superfície. Também confrontou Asta através de um jogo criado pelo avô. Com duas espadas, ele pode se mover instantaneamente por si só. Mesmo com a magia de Kahono, ele pode se tornar mais forte, mas durante a luta contra Vetto, ele teve sua perna inutilizada, mas acaba sendo salvo graças aos esforços dos Touros Negros.
Fana (ファナ?)
Esta pertencia ao Reino Diamond e parte da amizade com Mars. Ela depois é forçada a enfrentar Mars em que depois é seriamente ferida. Depois de ter seus poderes transferidos para Mars, ela depois sobrevive, mas chega a fazer parte dos Três Olhos. Seu codinome é Ódio. Ela aparece junto de Vetto e Raia e tem uma batalha contra os Touros Negros e os outros capitães membros do Reino Clover. Assim como Yuno ela possui um espírito do fogo sob a forma de uma salamandra. Ela depois chegou a confrontar Mars tentando trazê-la de volta.
Licht (パトリ Licht?)
Sob o codinome Patolli, ele é o antagonista principal de Black Clover, antes de se redimir. Licht é um Elfo e líder de um grupo terrotista chamado Olho do Sol da Meia-Noite, com uma identidade misteriosa que até o último episódio/capítulo ninguém conseguiu descobrir, tudo que se sabe é que ele e os outros membros do Olho do Sol da Meia-Noite sentem um ódio imenso pelo Reino Clover, além disso ele é um usuário de Magia de Luz assim como o primeiro Rei Mago, o que torna ele intimidador aos olhos dos capitões mágicos, incluindo o Yami que lutou junto com Asta contra o Licht no Arco do Olho do Sol da Meia-Noite.
Irmã Lily Akuaria (リリー・アクアリア Rirī Akuaria?)
Ela faz parte da igreja juntamente com o padre Orsi Ofai em Hage. Na infância, Asta toda vez tentava pedir Lily para se casar, apesar de ser irmã de batina, casamento se torna impossível, mas Asta nunca desistia de pedir Lily para se casar, embora fosse impossível.
Irmã Theresa Rapual (テレジア・ラプアール Terejia Rapuāru?)
Ela treinou Fuegoleon na infância e vive em Nean. Ela tem confrontado Gauche por causa da irmã. Ela é usuária da magia do fogo.
Rebecca Scarlet (レベッカ・スカーレット Rebekka Sukāretto?)
Ela aparece no início da série, sendo confundida como mãe de seus irmãos, esta acabou não tendo um bom começo com Finral, membro dos Touros Negros, até ela dar um fora. Em Nean, ela tem um encontro com outras meninas e os três são Asta, Finral e Luck. Ela tem um encontro com Asta e é salva de um bêbado. Asta ajuda Rebecca em Nean a salvar seus irmãos que foram sequestrados por magia de hipnose. No final Rebecca acaba beijando Asta no rosto para consternação de Noelle e Mimosa.
Rades Spirito (ラデス・スピーリト Radesu Supīrito?)
Ele aparece como antagonista principal do Arco da Capital Real e ex-cavaleiro mágico dos Orcas Púrpuras. Rades é um plebeu que vem do Reino de Clover. Ele entra no vestibular Cavaleiros Mágicos, uma vez que ele atinge a idade adulta e é induzido no esquadrão Orcas Púrpuras. Durante o seu tempo como membro do esquadrão, os Cavaleiros começam a desconfiar da magia de Rades e decidem expulsá-lo do Reino e então ele decidiu se juntar ao Olho do Sol da Meia-Noite. Mais tarde Rades se alia ao Asta e os Touros Negros para se vingar de Patolli que havia traído ele, Sally e Valtos, porém Asta obriga Rades à lutar pra proteger o Reino Clover.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Black Clover (do japonês ブラッククローバー Burakku Kurōbā, lit. "Trevo Negro"?) é uma série de mangá adolescente do tipo shonen e fantasia japonês, escrita e ilustrada por Yūki Tabata, publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora japonesa Shueisha, Os capítulos individuais são coletados e publicados pela Shueisha, com trinta volumes tankōbon lançados desde outubro de 2021.

Lista de Volumes[editar | editar código-fonte]

Japonês JapãoPortuguês Brasil
Data de lançamentoISBNData de lançamentoISBN
1 4 de junho de 2015[2]ISBN 978-4-08-880416-318 de julho de 2018[3]ISBN 978-85-426-1126-7
2 4 de agosto de 2015[4]ISBN 978-4-08-880452-15 de setembro de 2018[5]ISBN 978-85-426-1178-6
3 3 de outubro de 2015[6]ISBN 978-4-08-880489-723 de novembro de 2018[7]ISBN 978-85-426-1408-4
4 4 de dezembro de 2015[8]ISBN 978-4-08-880567-214 de janeiro de 2019[9]ISBN 978-85-426-1560-9
5 4 de março de 2016[10]ISBN 978-4-08-880630-312 de março de 2019[11]ISBN 978-85-426-1824-2
6 2 de maio de 2016[12]ISBN 978-4-08-880672-35 de junho de 2019[13]ISBN 978-85-426-2016-0
7 4 de agosto de 2016[14]ISBN 978-4-08-880751-55 de agosto de 2019[15]ISBN 978-85-426-2259-1
8 4 de outubro de 2016[16]ISBN 978-4-08-880792-825 de setembro de 2019[17]ISBN 978-85-426-2413-7
9 2 de dezembro de 2017[18]ISBN 978-4-08-880823-928 de novembro de 2019[19]ISBN 978-85-426-2585-1
10 3 de março de 2017[20]ISBN 978-4-08-881023-225 de janeiro de 2020[21]ISBN 978-85-426-2771-8
11 2 de maio de 2017[22]ISBN 978-4-08-881073-717 de março de 2020[23]ISBN 978-85-426-2701-5
12 4 de agosto de 2017[24]ISBN 978-4-08-881192-519 de maio de 2020[25]ISBN 978-85-426-3122-7
13 4 de outubro de 2017[26]ISBN 978-4-08-881210-68 de julho de 2020[27]ISBN 978-65-551-2194-0
14 4 de dezembro de 2017[28]ISBN 978-4-08-881287-815 de setembro de 2020[29]ISBN 978-65-551-2292-3
15 2 de março de 2018[30]ISBN 978-4-08-881358-520 de novembro de 2020[31]ISBN ‎978-65-551-2514-6
16 2 de maio de 2018[32]ISBN 978-4-08-881513-811 de janeiro de 2021[33]ISBN 978-65-5512-912-0
17 3 de agosto de 2018[34]ISBN 978-4-08-881567-119 de março de 2021[35]ISBN 978-65-551-2739-3
18 2 de novembro de 2018[36]ISBN 978-4-08-881686-921 de maio de 2021[37]ISBN 978-65-596-0081-6
19 4 de janeiro de 2019[38]ISBN 978-4-08-881693-72 de julho de 2021[39]ISBN 978-65-598-2257-7
20 4 de abril de 2019[40]ISBN 978-4-08-881757-617 de setembro de 2021[41]ISBN 978-65-598-2034-4
21 4 de julho de 2019[42]ISBN 978-4-08-881840-55 de novembro de 2021[43]ISBN 978-65-596-0816-4
22 4 de outubro de 2019[44]ISBN 978-4-08-882049-17 de janeiro de 2022[45]ISBN 978-65-596-0622-1
23 4 de janeiro de 2020[46]ISBN 978-4-08-882176-4março de 2022ISBN --
24 3 de abril de 2020[47]ISBN 978-4-08-882254-9--ISBN --
25 3 de julho de 2020[48]ISBN 978-4-08-882346-1--ISBN --
26 2 de outubro de 2020[49]ISBN 978-4-08-882422-2--ISBN --
27 4 de janeiro de 2021[50]ISBN 978-4-08-882529-8--ISBN --
28 2 de abril de 2021[51]ISBN 978-4-08-882594-6--ISBN --
29 2 de julho de 2021[52]ISBN 978-4-08-882712-4--ISBN --
30 4 de outubro de 2021[53]ISBN 978-4-08-882795-7--ISBN --
31 4 de janeiro de 2022[54]ISBN 978-4-08-882878-7--ISBN --

Recepção[editar | editar código-fonte]

O volume 1 atingiu a 23ª posição no ranking semanal de mangás divulgado pela Oricon, com 38.128 cópias vendidas.[55] O volume 2 ficou na 17ª posição, com 61.918 cópias vendidas.[56] O volume 3 também ficou na 17ª posição, com 80.462 cópias vendidas.[57][58] O volume 4 ficou na 13ª posição, com 93.866 cópias vendidas.[59][60] O volume 5 ficou na 15ª posição, com 108.503 cópias vendidas.[61][62] E o volume 6 ficou na 11ª posição com 118.783 cópias vendidas.[63][64]

Tom Speelman, ao analisar a série para a ComicsAlliance, descreveu sua premissa como "e se Harry Potter fosse um cavaleiro um pouco burro?". Ele recomendou a série para fãs de Naruto e Fairy Tail, devido às similaridades, assim como Bleach. Ele também elogiou o autor por revigorar personagens modelos. O mangá de Black Clover é um dos mangás shounens mais vendidos no Japão no momento.

No Brasil a obra foi muito bem recebida e conta com inúmeros fandoms no Facebook e no Twitter. Recentemente, em entrevista ao site e canal O Megascópio, o animador do episódio 166, BEAST, revelou que às mensagens positivas recebidas dos fãs brasileiros sempre o ajuda muito, já que o trabalho de animação é bem árduo e solitário.

Elementos da História[editar | editar código-fonte]

A maior parte da história se passa no Reino Clover, mas também são citados outros reinos, como o Spade e Diamond. O Reino Clover é dividido em três regiões: Região Esquecida (恵外界 Keigai-kai?), Região Comum (平界 Hei-kaie?) Região Norte (王界 Ōki-kai?). Apesar de os camponeses serem aceitos pelos Cavaleiros Mágicos, certos preconceitos os assombram. O que domina o Reino Clover são as chamadas Três Grandes Famílias Reais. Que são as Casas Kira, Silva e Vermillion.As três famílias vivem juntas no Castelo Clover.

No mundo de Black Clover, o principal elemento é Magia (魔法 Mahō?).Ela é alimentada por uma forma de energia denominada mana, que se origina do corpo do usuário. Esta energia também é naturalmente existente no meio ambiente e dentro de todos. Todo mundo que nasce com mana tem um atributo elemental. Podendo esse elemento ser um dos quatro principais, ou um de seus derivados, Devido a isso, todos acham que todas as pessoas são capazes de usar magia até certo ponto. Também há os grimórios, que são livros que possuem em seu interior o registro de todos os feitiços que um mago pode utilizar ou virá poder fazer uso. Para conseguir novos feitiços, precisa-se de treino, um esforço inabalável do mago. Em ocasiões raras, é dado a aqueles com forte determinação em meio a uma crise.[65] Cada grimório possui um trevo, sendo que cada uma de suas folhas tem um significado: amor, esperança e . Ainda há os Grimórios do Trevo de Quatro Folhas, tendo imenso poder e na sua quarta folha habitando o "bom agouro". Há também os grimórios do trevo de cinco folhas, que eram antigos grimórios do trevo de quatro folhas que foram corrompidos, e se tornam conectados aos demônios, que usam-os para manifestar poderes.[66]

Os principais magos do reino são os Cavaleiros Mágicos (魔法騎士団 Mahō Kishidan?), que tem como objetivo, proteger o Reino Clover. O grupo é liderado pelo Mago Imperador. Eles são escolhidos por meio de testes, entram e se tornam parte dos militares do Reino com a alcunha de Cavaleiro Mágico. Eles tem o dever nobre de proteger o Reino de várias ameaças, como desde a invasão de países estrangeiros a crimes internos. Esses deveres são tratados como missões que podem ser realizados por qualquer Cavaleiro Mágico, onde eles poderiam auto nomear-se para o dever ou serem nomeados por um Cavaleiro Mágico de maior classificação. Devido aos deveres dos Cavaleiros Mágicos, que são focados em missões de combate, os membros devem possuir uma grande quantidade de Poder Mágico e serem bem-versados em combate. Um conjunto de Caveleiros Mágicos forma um Esquadrão. Há 9 esquadrões: Alvorecer Dolrado, Touros Negros, Reis Leões Carmesins, Orcas Púrpuras, Louva-a-Deus Verdes, Cervo Ciano, Rosa Azul, Pavões Corais e Águias de Prata.[65]

No mundo de Black Clover, morar lá, além dos humanos, os anões, elfos, e diabos. Também há uma raça não-humana, chamada de Demônio (悪魔 Akuma?), que vivem no chamado Submundo, e são classifcados em Demônios de nível Superior, Demônios de nível Alto, Demônios de nível Médio, Demônios de nível Baixo e Demônios de nível Inferior. Os dez demônios conectados à Árvore de Qliphoth (クリフォトの Kurifoto No Ki?) estão entre os demônios de nível superior e mais fortes.[67] Eles vivem no Submundo, um lugar dividido em 7 níveis, e e governado por três demônios de nível superior, que tem as Magias de: gravidade, tempo e espaço; e residem no nível mais baixo. Cada nível abriga demônios de vários níveis, com os demônios de nível superior dominando todos aqueles em seu nível.

Referências

  1. «Crunchyroll to Stream Black Clover Anime Series Starting in October». Anime News Network. 15 de julho de 2017. Consultado em 15 de julho de 2017 
  2. ブラッククローバー 1 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  3. «Black Clover - 01». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  4. ブラッククローバー 2 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  5. «Black Clover - 02». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  6. ブラッククローバー 3 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  7. «Black Clover - 03». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  8. ブラッククローバー 4 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  9. «Black Clover - 04». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  10. ブラッククローバー 5 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  11. «Black Clover - 05». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  12. ブラッククローバー 6 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  13. «Black Clover - 06». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  14. ブラッククローバー 7 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  15. «Black Clover - 07». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  16. ブラッククローバー 8 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  17. «Black Clover - 08». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  18. ブラッククローバー 9 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  19. «Black Clover - 09». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  20. ブラッククローバー 10 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  21. «Black Clover - 10». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  22. ブラッククローバー 11 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  23. «Black Clover - 11». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  24. ブラッククローバー 12 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  25. «Black Clover - 12». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  26. ブラッククローバー 13 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  27. «Black Clover - 13». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  28. ブラッククローバー 14 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  29. «Black Clover - 14». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  30. ブラッククローバー 15 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  31. «Black Clover - 15». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  32. ブラッククローバー 16 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  33. «Black Clover - 16». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  34. ブラッククローバー 17 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  35. «Black Clover - 17». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  36. ブラッククローバー 18 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  37. «Black Clover - 18». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  38. ブラッククローバー 19 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  39. «Black Clover - 19». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  40. ブラッククローバー 20 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  41. «Black Clover - 20». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  42. ブラッククローバー 21 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  43. «Black Clover - 21». Loja Panini. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  44. ブラッククローバー 22 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  45. «Black Clover - 22». Loja Panini. Consultado em 8 de novembro de 2021 
  46. ブラッククローバー 23 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  47. ブラッククローバー 24 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  48. ブラッククローバー 25 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  49. ブラッククローバー 26 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  50. ブラッククローバー 27 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  51. ブラッククローバー 28 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  52. ブラッククローバー 29 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  53. ブラッククローバー 30 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  54. ブラッククローバー 31 (em japonês). Shueisha. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  55. «Japanese Comic Ranking, June 1-7». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  56. «Japanese Comic Ranking, August 3-9». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  57. «Japanese Comic Ranking, September 28-October 4». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  58. «Japanese Comic Ranking, October 5-11». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  59. «Japanese Comic Ranking, November 30-December 6». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  60. «Japanese Comic Ranking, December 7-13». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  61. «Japanese Comic Ranking, February 29-March 6». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  62. «Japanese Comic Ranking, March 7-13». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  63. «Japanese Comic Ranking, May 2-8». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  64. «Japanese Comic Ranking, May 9-15». Anime News Network (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2016 
  65. a b Tabata, Yuki. Black Clover, vol 1. Panini Group
  66. Tabata, Yuki. Black Clover, vol 21. Panini Group
  67. Tabata, Yuki. Black Clover, vol 27. Panini Group

Ligações externas[editar | editar código-fonte]