Bloco (informática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em computação (especificamente em transmissão e armazenamento de dados), bloco é uma seqüência de bytes ou bits que tem um comprimento nominal (um tamanho de bloco). Os dados assim estruturados diz-se que estão blocados. O processo de colocar dados em blocos é denominado blocagem. A blocagem é usada para facilitar o manuseio do fluxo de dados pelo programa de computador que recebe os dados. Dados blocados são normalmente lidos em bloco, de uma só vez. A blocagem é quase que universalmente empregada quando se armazena dados de fita magnética de 9 trilhas para mídia rotativa tais como disquetes, HDs, discos ópticos e memória flash NAND.1

A maioria dos sistema de arquivos baseiam-se num Device File System, o qual é um nível de abstração para o hardware responsável por armazenar e recuperar os blocos de dados especificados, apesar do tamanho do bloco em sistemas de arquivos de bloco possa ser um múltiplo do tamanho do bloco físico. Em sistemas de arquivo clássicos, um único bloco pode conter somente uma parte de um único arquivo. Isto leva a uma ineficiência de espaço devido a fragmentação interna, visto que o tamanho dos arquivos não são frequentemente múltiplos do tamanho do bloco, e assim o último bloco dos arquivos permanecerá parcialmente vazio. Isto cria o que é denominado de slack space2 , com um desperdício médio de meio bloco por arquivo. Alguns sistemas de arquivos mais recentes tentam resolver este problema através de técnicas denominadas subalocação de blocos e tail merging.

O armazenamento de blocos é normalmente abstraído por um sistema de arquivos ou sistema de gerenciamento de banco de dados para uso por aplicativos e usuários. Os volumes físicos ou lógicos acessados via block I/O podem ser dispositivos internos dum servidor, conectados diretamente via SCSI ou Fibre Channel, ou dispositivos remotos acessados através duma storage area network (SAN) usando protocolos tais como iSCSI ou AoE. Sistemas de gerenciamento de banco de dados frequentemente usam seus próprios block I/O para melhorar a performance e a capacidade de recuperação, em comparação com o SGBD no topo de um sistema de arquivos.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.