Bloco de Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bloco socialista)
Máxima extensão do chamado Bloco Comunista no planeta.
O bloco comunista do leste europeu.

Parte da série sobre a
História da Guerra Fria

Origens da Guerra Fria
Segunda Guerra Mundial
Conferências de Guerra
Bloco Oriental
Cortina de Ferro
Guerra Fria (1947–1953)
Guerra Fria (1953–1962)
Guerra Fria (1962–1979)
Guerra Fria (1979–1985)
Guerra Fria (1985–1991)
Cronologia  · Historiografia

Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e Europa do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).[1]

Essa expressão era, muitas vezes, utilizada como referência ao Pacto de Varsóvia (a aliança militar liderada pelos soviéticos) ou ao Comecon (uma organização econômica internacional que abrangia os estados comunistas). Os aliados soviéticos de fora do leste europeu, como Cuba, Mongólia, Vietnã, Laos, Afeganistão, Iémen do Sul, Angola, Moçambique, Libia e Etiópia, eram, algumas vezes, considerados como parte deste bloco.

Em 1945, com a economia arruinada e as milhões de mortes resultantes de "três anos de guerra em solo soviético" (ver: Grande Guerra Patriótica), a União Soviética emerge como a segunda maior potência do mundo, controlando todo o Leste Europeu.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bloco de Leste». Infopédia, Enciclopédia de Língua Portuguesa da Porto Editora. Consultado em 24 de junho de 2019 
  2. "" LCC Publicações Eletrônicas - "A Guerra "Fria" - O mundo dividido em dois".
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.