Blondie (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blondie
Blondie en el Summercase 08 II.jpg
A banda num show em Barcelona (2008)
Informação geral
Origem Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) New wave,[1] punk rock, post-punk
Período em atividade 1974 - 1982
1992 - actualmente
Gravadora(s) Chrysalis Records, Capitol Records, Sony BMG Music Entertainment
Página oficial Site Oficial do Blondie
Integrantes Deborah Harry
Paul Carbonara
Chris Stein
Clem Burke
Leigh Foxx
Kevin Patrick
Jimmy Destri
Ex-integrantes Nigel Harrison
Frank Infante
Gary Valentine
Fred Smith

Blondie é uma banda de rock que ganhou sucesso no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foram um dos pioneiros nos gêneros musicais new wave e punk rock.[2]


Os seus dois primeiros álbuns continham fortes elementos desses gêneros, e, embora bem sucedido no Reino Unido e na Austrália, Blondie foi considerado como uma banda underground nos Estados Unidos até o lançamento de Parallel Lines em 1978. Ao longo dos próximos três anos, a banda alcançou vários singles de sucesso incluindo "Call Me", "Atomic" e "Heart of Glass" e tornou-se conhecido por sua mistura eclética de estilos musicais que incorporam elementos de disco, pop, rap e reggae, mantendo um estilo básico como uma banda de new wave.[3] [4]

Blondie se separou após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio The Hunter em 1982. Debbie Harry continuou em carreira solo com resultados variados depois de tomar alguns anos para cuidar de parceiro Chris Stein, que foi diagnosticado com pênfigo, uma doença auto-imune rara da pele.

A banda re-formada em 1997, alcançando sucesso renovado e um single número um no Reino Unido com "Maria", em 1999, exatamente 20 anos após sua primeira UK No.1 único ("Heart of Glass").

O grupo visitou e tocou em todo o mundo durante os anos seguintes, e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006. Blondie já vendeu 50 milhões de discos em todo o mundo [11] [12] e ainda está ativo hoje. Nono álbum de estúdio da banda, Panic of Girls, foi lançado em 2011, e seu décimo, Ghosts of Baixe, foi lançado em 2014.


Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Após se conhecerem na banda The Stilettos, Deborah Harry e Chris Stein formaram os Angel and the Snakes. Estes integravam o baterista Clem Burke, Jimmy Destri no teclado e o baixista Gary Valentine, mudando depois o nome para Blondie, inspirado pelos comentários de caminhoneiros que frequentemente gritavam Hey Blondie! para Deborah ao passar na estrada.

Começaram por tocar no Club 51 em Nova Iorque e lançaram o seu álbum de estreia, Blondie, em 1976, que alcançou sucesso comercial primeiramente no Reino Unido. Plastic Letters, o segundo disco da banda alcançou duas músicas nas paradas britânicas. Em 1978, através do sucesso Heart of Glass, a banda alcançou sucesso mundial, tornando-se um dos ícones do New Wave. Voltaram a fazer sucesso com a música Call Me, de Giorgio Moroder, que foi tema dos filmes Gigolô Americano e A Noiva de Chucky. Depois de problemas internos, reuniram-se em 1982 para lançar The Hunter e pôr um fim temporário à banda, que só voltaria a gravar em 1999, com o grande sucesso de Maria, do álbum No Exit.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).

Referências

  1. Erica Starr. The Everything Rock Drums Book with CD: From Basic Rock Beats and Syncopation to Fills and Drum Solos - All You Need to Perform Like a Pro. Everything Books; 2009. ISBN 1-59869-627-0. p. 10.
  2. mtv.pt/musica/artista Blondie.
  3. Grundy, Gareth, "Blondie record Parallel Lines", The Guardian (UK), 10 de Junho de 2011. "June 1978: Number 22 in our series of the 50 key events in the history of pop music"
  4. Pareles, Jon, "POP REVIEW; No Debutante: Blondie Returns to Its Roots", The New York Times, 25 de fevereiro de 1999.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Blondie (banda)


Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

]