Saltar para o conteúdo

Bloomberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bloomberg L.P.)
Bloomberg L.P.
Bloomberg
Parceria Limitada
(Limited Partnership)
Slogan Watch.Wherever you are
Atividade Notícias Financeiro
Fundação Outubro de 1981
Sede Estados UnidosNova Iorque, EUA
Pessoas-chave Peter Grauer (Presidente)
Michael Bloomberg (Presidente & CEO)
Tom Secunda (Sócio-Fundador)
Empregados 18.500 (2016)
Produtos Terminal Bloomberg, Precificação de ativos financeiros
Lucro US$ 9,3 Bilhões (2016)
Website oficial www.bloomberg.com

A Bloomberg L.P. é uma empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias operacional em todo o mundo com sede em Nova York. A empresa foi fundada em 1982 por Michael Bloomberg, ex-prefeito da cidade de Nova York de 2002 a 2013. A empresa emprega mais de 18.500 pessoas em todo o mundo, com escritórios em mais de 173 países.[1]

Bloomberg L.P. distribui informação econômica, financeira e informatizado, possui diversas plataformas para execução de operações financeiras no mundo todo, além de notícias de regulamentação e conformidade legal e de pesquisa. Divisões incluem Bloomberg Profissional (Bloomberg Terminal), Bloomberg News, Bloomberg Radio e Bloomberg Businessweek[2].

Bloomberg é um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro. Os terminais de informações Bloomberg estão presentes em quase 100% dos bancos, fundos de investimentos, corretoras e seguradoras no mundo. Dentro de 10 anos teve uma captação de mais de 10 mil clientes do Terminal Bloomberg Profissional, uma rede privada inovadora com os dados, análises e outras informações financeiras. Na mesma década, Bloomberg lançou Bloomberg News e abriu escritórios em todo o mundo[2].

Esta última década viu o desenvolvimento de avanços tecnológicos em produtos e serviços essenciais: como e-mail e mensagens instantâneas que fez o serviço Bloomberg Profissional[3] a principal escolha de mais de 320 mil negócios e finanças profissionais globalmente. Hoje, Bloomberg está aplicando seu extensos dados, notícias e tecnologia para oferecer novas ferramentas nas áreas de governo, a lei, a energia e os desportos.

Possuem também uma emissora de TV a cabo, a Bloomberg Television que faz a transmissão ao vivo, das principais bolsas de valores ao redor do mundo, bem como entrevistas e matérias sobre o mercado financeiro. A Bloomberg publica também livros e revistas com conteúdo financeiro e relatórios diversos. A Bloomberg também é conhecida por ser o canal com maior profusão de informação da rede televisiva, jogando na tela seis informações diferentes.

Bloomberg, enquanto trabalhava na Salomon Brothers, projetava sistemas financeiros computacionais para uso interno da mesma. Em 1981, quando a Salomon Brothers foi vendida, Michael Bloomberg recebeu seu cheque de recisão contratual na quantia de US$10.000.000,00[4] e investiu na fundação da Innovative Market Systems - IMS("Inovativa" Sistemas de Mercado), criando e desenvolvendo sistemas computacionais para prover cálculos e dados financeiros entre outras análises financeiras em tempo real, atendendo demandas da bolsa de valores Wall Street.

Bloomberg no Brasil

[editar | editar código-fonte]

Após expandir o sinal da emissora para Canadá e para o México, a Bloomberg lançou seu sinal internacional na Austrália e no Brasil em agosto de 2022 através do Prime Video Channels da Amazon. Na versão brasileira os textos na tela estão em português assim como os feeds de noticias e índices da Bovespa, porém o áudio não conta com uma tradução simultánea em português brasileiro.

Em agosto de 2021, a Bloomberg lançou a plataforma de mídia Bloomberg Línea, uma aliança entre a Falic Media e a Bloomberg Media.[5][6] A plataforma produz conteúdo em português, espanhol e inglês para atender o público da América Latina e Caribe.

Referências

  1. «Nestlé está perto de comprar parte da Starbucks, diz Bloomberg». Consultado em 4 de maio de 2018 
  2. a b Bloomberg History & Facts. bloomberg.com. pagina visitada em 2 de abril 2015 (em inglês)
  3. Bloomberg Professional. Pagina principal. (em inglês)
  4. Whitford, David (12 de Maio de 1997). «Fire in His Belly, Ambition in His Eyes, Michael Bloomberg Could Have Sat on the Millions He Made at Salomon. Instead He Built a Media Empire That Gives Wall Streeters Crucial Information in a Flash» (em inglês). Consultado em 31 de Agosto de 2017 
  5. «Bloomberg lança em agosto plataforma de notícias no país». Consultado em 24 de abril de 2023. (pede subscrição (ajuda)) 
  6. «Bloomberg Línea faz 'soft launch' com nove sites na América Latina». 10 de agosto de 2021. Consultado em 24 de abril de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.