Blue note

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela gravadora, veja Blue Note Records.

Blue Note ou Nota fora[carece de fontes?] é um artifício musical muito utilizado em harmônias de Blues e Jazz.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Blue Note é uma nota musical que provém das escalas usadas nas canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos. A característica musical resultante imprime um carácter lamentatório à música podendo considerar-se que tenha surgido como uma consequência da dureza do trabalho nos campos.

Do ponto de vista sistémico, consiste em criar uma nota que não consta na escala diatónica tradicional, baixando alguns comas aos terceiro, quinto e sétimo graus da referida escala.[1][2] Estas transformações tornam uma escala maior numa escala de blues. A escala de blues é usada na maioria dos blues de 8 e 12 compassos, mas também em várias canções populares convencionais com um sentimento "blue".

Esta herança escalar migrou mais tarde para o universo jazzístico.

Caraterística breve[editar | editar código-fonte]

Segundo inclinação do modo as notas de blues têm diferente interpretação funcional. No maior as etapas VII baixa (a redução de etapa VII a um semitom dá o matiz mixolídio ao modo), V baixa (sendo esta IV alta) e III baixa (sendo esta II alta; dá o matiz de cintilação “menor” própria em total ao maior-menor, no menor é V baixa (IV alta).[3] As notas de blues microcromáticas cumprem a função ornamental e não mudam a essência de sistema de modos de jazz em cuja base encontra-se a tonalidade maior-menor. Os teóricos de música referem as notas à ecmélica, de fato a tais sons cuja altura não é fixada e tem o caráter principalmente «flutuante».

Na musicologia russa para descrever a variedade de maior-menor com aplicação sistemática de notas de blues é usado o termo «modo de blues»,[4] na literatura americana em um significado semelhante é usado o termo «blue tonality». Um exemplo de crestomatia de uso de modo de blues é a rapsódia em estilo de blues de George Gershwin (ver exemplo de notas). As notas de blues eram usadas também pelos compositores bastante académicos, por exemplo, M. Ravel na primeira parte de Concerto para piano G-dur e D. Milhaud em ballet «Criação de mundo».[5]

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Pentatónica de Lám

  • Lá-Dó-Ré-Mi-Sol-Lá - Blue Note: Eb

Referências

  1. Rafa. «A nota azul». Guitarrismos. Consultado em 16 de julho de 2019 
  2. «Blue Notes». How To Play Blues Guitar. 6 de julho de 2008. Consultado em 16 de julho de 2019 
  3. «Blues music theory and the songs of Robert Johnson: ladder, level and chromatic cycle». cambridge.org. Consultado em 26 de julho de 2022 
  4. «A guide to the piano blues scale for beginners». skoove.com. Consultado em 26 de julho de 2022 
  5. «Microtonal Analysis». emusicology.org. Consultado em 26 de julho de 2022 


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C. Para achar a terça maior de um acorde é simples, pegue a escala diatônica do acorde que quiser, conte 3 notas e diminua meio-tom da nota (no caso terça maior).