Bobby Rosengarden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bobby Rosengarden
Nascimento 23 de abril de 1924
Elgin
Morte 27 de fevereiro de 2007 (82 anos)
Sarasota
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade de Michigan
Ocupação líder de banda, maestro
Causa da morte Insuficiência renal

Robert Marshall (Bobby) Rosengarden (Elgin, Illinois, 23 de Abril de 1924Sarasota, Flórida, 27 de Fevereiro de 2007) foi um baterista, percussionista e líder de banda jazz norte-americano. Foi um sólido e versátil contribuinte em incontáveis sessões de gravação em vinil. Tocou em orquestras de "Redes de Televisão" e bandas de talk-shows.

Rosengarden começou a tocar bateria quando tinha 12 anos, e mais tarde estudou na University of Michigan. Depois de tocar bateria em bandas do exército durante a Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Nova York, trabalhando em vários grupos entre 1945 e 1948 antes de se tornar num ocupado músico de estúdio. Tocou na NBC-TV (1949-1968) e na ABC (1969-1974) nos programas "The Steve Allen Show", "The Ernie Kovacs Show", "Sing Along With Mitch", "Tonight Show Band" de Johnny Carson, e dirigiu a banda para o "The Dick Cavett Show".

Ao longo dos anos, Rosengarden tornou-se um ocupado músico de estúdio, gravando com Duke Ellington, Billie Holliday, Skitch Henderson, Quincy Jones, Gil Evans/Miles Davis, Gerry Mulligan, Benny Goodman, Dick Hyman, Arlo Guthrie, Carmen McRae, Ben E. King, Harry Belafonte, Barbra Streisand, Jimi Hendrix e Tony Bennett, entre outros significantes artistas.

Nos últimos anos, Rosengarden foi ouvido na maior parte das vezes como baterista com uma variedade de all-star, grupos com orientação para o estilo swing.

Rosengarden morreu aos 82 anos de idade devido a uma insuficiência renal, em Sarasota, Flórida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]