Bocca della Verità

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
La Bocca della Verità, em Santa Maria in Cosmedin.

La Bocca della Verità ou A Boca da Verdade é uma imagem esculpida em mármore pavonazzo de uma face humanoide que fica no pórtico de Santa Maria in Cosmedin, em Roma, Itália. Acredita-se que a escultura tenha sido parte de uma fonte romana antiga ou, talvez, um tampão de bueiro, e retrate um entre vários possíveis deuses romanos,[1] provavelmente Oceano. A maior parte dos romanos acredita que a Bocca representa o antigo deus fluvial do rio Tibre.

A mais famosa característica da Bocca é seu papel como detector de mentiras. Desde a Idade Média, acredita-se que se alguém contar uma mentira com a mão na boca da escultura, ela se fecharia "mordendo" a mão do mentiroso. Existe ainda uma antiga lenda medieval, que se atribui incorretamente ao poeta romano Virgílio, de uma imperatriz romana que teria conseguido enganar o marido durante um julgamento usando a Bocca. Este tema, raro na arte medieval e renascentista, era parte do topos literário do "Poder das Mulheres".[2] A peça foi colocada no pórtico da igreja no século XVII.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

A história da imperatriz é uma das xilogravuras da série "Poder das Mulheres" de Lucas van Leyden (ca. 1512),[3] embora não seja comum que a imagem apareça em grupos similares. Ela apareceu também no filme "Roman Holiday" (1953), cujo enredo utilizou-a como artifício para indicar que as personagens de Audrey Hepburn e Gregory Peck não estariam sendo fieis um ao outro. Ela foi repetida em 1994 no filme Only You, estrelando Robert Downey Jr. e Marisa Tomei, e novamente no filme japonês "Sleeping Bride", de Hideo Nakata, em 2000.

Referências

  1. «BOCCA DELLA VERITA' facts and history» (em inglês). Dpsusa.com. Consultado em 20 de dezembro de 2012. 
  2. Snyder, 461
  3. Snyder, 461

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Snyder, James (1985). Northern Renaissance Art (em inglês). [S.l.]: Harry N. Abrams. ISBN 0136235964 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bocca della Verità