Bocejo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Joseph Ducreux se espreguiçando; autorretrato, aprox. 1783

O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas.

Diz-se que o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos[1] recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção[2].

O estudo citado anteriormente colabora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo, sendo que nos bebés, isto acontece antes mesmo de abandonarem o útero da sua progenitora.[3]

O bocejo é o resultado de um relaxamento muscular incontrolado, que tende a aliviar as tensões eventuais acumuladas. Pode ocorrer durante uma conversa prolongada ou uma aula cansativa o que demonstra um gesto extremamente indelicado e desrespeitoso para com as demais pessoas e, especialmente, para com o palestrante. Geralmente ocorre como um sinal do organismo de que está necessitando repousar. A sensação resultante de um bocejo funciona como uma válvula de escape ao estresse acumulado no corpo (nervos e músculos). Pode acontecer antes de dormir, já que indica a necessidade do organismo ao repouso, mas pode ocorrer também ao despertar, porque o corpo necessita de um estímulo muscular para entrar em atividade do cotidiano.

O bocejo é muito encontrado nas artes em geral, como no desenho animado A Bela Adormecida, de Walt Disney. Na literatura também encontra-se uma grande quantidade de alusões ao dito fenômeno.

Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão de outras almas na pessoa. Pode sinalizar que algo está drenando a energia do corpo etéreo ou sutil, como no caso de um "encosto" de outro espirito, o que também é conhecido como "vampirismo" espiritual de energia etérea. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas que mesmo sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre.

Referências

  1. [1]
  2. Bocejo - Brasil Escola
  3. «Dez coisas que o bebê pode fazer ainda dentro da barriga». Mundo Positivo. Positivo Informática S.A. 27 de Abril de 2015. Consultado em 1 de Março de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.