Bohemian Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bohemian
Nome Bohemian Football Club
Alcunhas The Gypsies (Os Ciganos)
Bohs
Dublin’s Originals (Os Originais de Dublin)
Fundação 6 de setembro de 1890 (131 anos)
Estádio Dalymount Park
Capacidade 8.030 pessoas
Presidente Paul Bonar
Treinador(a) Keith Long
Material (d)esportivo O'Neills
Website http://bohemianfc.com/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Bohemian Football Club é um clube de futebol irlandês. Sua sede fica na cidade de Dublin. A equipe tem um retrospecto excelente no país: são 11 campeonatos irlandeses, sete copas da Irlanda, além de outros títulos de menor expressão, e algumas participações na Liga Europa e Liga dos Campeões da Uefa, sem ter passado da fase de grupos. Rei O'Connor': maior ídolo do clube

Atualmente o clube não se encontra como era antigamente, tendo ocorrido um leve declinio.


O maior ídolo da história do Bohemian foi Turlough O'Connor, que curiosamente tem o mesmo nome de um rei irlandês dos séculos XI e XII (1088–1156). O ex-atacante tem 64 anos e está no Hall da Fama do clube.

Pelo Bohemian, O'Connor marcou 106 gols em 164 partidas, tendo conquistado quatro títulos, e também defendeu a seleção do país. Hoje, está sem clube e aposentado do futebol, mas já treinou o Athlone Town, de 1979 a 1985, Dundalk, de 1985 a 1993, e o próprio Bohemian, de 1993 a 1998. Até astro de Hollywood já defendeu o Bohemian

Famoso ator irlândes de Hollywood, principalmente pelos filmes "A Lista de Schindler" (1993), "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" (1999) e Batman Begins (2005), nem sempre Liam Neeson trabalhou em frente às câmeras. Nascido em Ballymena, o astro de 58 anos entrou em 1971 na Universidade de Belfast, no curso de Física e Ciências da Computação. Mas foi lá que ele descobriu o talento no esporte. Chamando a atenção na faculdade, Neeson foi chamado pelo técnico do Bohemian, Sean Thomas, falecido em 1999, para um teste em uma partida contra o Shamrock Rovers, como substituto. Sem espaço, o irlandês acabou não recebendo oferta para fechar contrato, e ficou jogando apenas na faculdade, mas acabou no cinema.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de República da IrlandaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol irlandeses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.