Boku no Hero Academia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Japanese language in kanji and hiragana.svg
Este artigo ou seção contém texto em japonês.
Sem suporte multilíngue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Boku no Hero Academia
僕のヒーローアカデミア
(Boku no Hīrō Akademia)
Logotipo japonês da série.
Gênero Ação, Fantasia científica, Comédia dramática
Mangá
Escrito por Kōhei Horikoshi
Editora(s) Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Impressão Jump Comics
Revista(s) Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 7 de julho de 2014 – presente
Volumes 22 (Lista de capítulos)
Mangá
My Hero Academia Smash
Escrito por Kohei Horikoshi
Ilustrado por Hirofumi Neda
Editora(s) Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
  • BR Editora JBC
Revista(s) Shōnen Jump +
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 9 de novembro de 2015 – 6 novembro de 2017
Volumes 5
Anime
Direção Kenji Nagasaki
Roteiro Yōsuke Kuroda
Música Yuki Hayashi
Estúdio Bones
Distribuição/
Licenciamento
Funimation
Emissoras de televisão Japão JNN (MBS) (Temporada 1)[1]
NNS (ytv) (Temporadas 2[2] e 3)
Portugal Biggs
Exibição original 3 de abril de 2016 – presente
Episódios 63 (Lista de episódios)
Jogo
My Hero Academia: Battle for All
Desenvolvimento Dimps
Distribuição Bandai Namco Entertainment
Gênero Ação, Luta
Plataforma Nintendo 3DS
Lançamento Japão 19 de maio de 2016
Mangá
Vigilante: My Hero Academia Illegals
Escrito por Hiyuki Furuhashi
Ilustrado por Betten Court
Editora(s) Shueisha
Revista(s) Shōnen Jump +

Shōnen Jump GIGA

Público-alvo Shōnen
Data de publicação 20 de agosto de 2016 – presente
Volumes 6
Jogo
My Hero One's Justice
Desenvolvimento Byking Inc.
Distribuição Bandai Namco Entertainment
Gênero Ação, Luta
Plataforma Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Lançamento Japão 23 de agosto de 2018 mundo 26 de outubro de 2018[3]
Filme
My Hero Academia: Dois Heróis
Duração 97 minutos
Direção Kenji Nagasaki
Roteiro Yōsuke Kuroda
Música Yuki Hayashi
Estúdio Bones
Lançamento Estados Unidos 05 de julho de 2018

Japão 03 de agosto de 2018
Brasil 08 de agosto de 2019

Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Boku no Hero Academia (僕のヒーローアカデミア, Boku no Hīrō Akademia?), também conhecido como My Hero Academia, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kōhei Horikoshi. Os capítulos do mangá são publicados na revista Weekly Shōnen Jump desde julho de 2014,[4] e foram compilados em 22 volumes(atualizado em 20/04/19) em formato tankōbon pela editora Shueisha. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora JBC e em Portugal pela Editora Devir A história segue Izuku Midoriya, um menino que nasceu sem superpoderes em mundo que é normal tê-los, mas mesmo assim sonha em se tornar um super-herói. Após ajudar o maior herói do mundo a capturar um vilão, este compartilha os seus poderes com Izuku depois de reconhecer o seu valor e o ajuda a se matricular em uma escola para heróis em formação. O mangá foi adaptado em uma série de anime produzida pelo estúdio Bones; a primeira temporada foi ao ar em 3 de abril até 26 de junho de 2016,[5] a segunda temporada do anime estreou em abril de 2017.[6] e a terceira temporada estreou em 7 de abril de 2018[7] A quarta temporada está prevista para estrear em outubro de 2019.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em um mundo onde 80% da população possui algum poder sobre-humano, ou "dons", conhecidos como individualidades, o garoto Midoriya Izuku teve a infelicidade de nascer sem nenhum. Nesse mundo fictício, desde o primeiro caso constatado de um recém nascido com algum tipo de poder, o índice de criminalidade cresceu proporcional ao surgimento de heróis com as mais variadas capacidades. E, como não poderia deixar de ser, o sonho de Izuku é se tornar um super-herói. Isso parecia impossível até o dia que ele ajuda o poderoso All-Might na captura de um vilão gosmento. All-Might, vendo que Izuku tem a atitude e o coração de um verdadeiro herói, mesmo sem possuir qualquer poder, resolve passá-lo seus poderes, a fim de torná-lo seu sucessor como o símbolo da paz. E assim Izuku vai à uma escola para heróis em formação.[8]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Izuku Midoriya (緑谷出久, Midoriya Izuku?)[9]: Também conhecido como Deku, é o protagonista da série e nono usuário do One For All. Apesar de ter nascido sem nenhuma individualidade, sempre quis ser um herói como o All Might. Para isso, ele estudou tanto os poderes dos heróis profissionais como dos vilões. Depois de ser salvo por All Might, Midoriya pergunta-o se pode se tornar um herói mesmo que não tenha nenhuma individualidade. Depois de primeiramente dizer que não, All Might se comove com a atitude de Izuku ao correr para salvar seu amigo de infância das mãos de um vilão, quando nem mesmo o próprio All Might se julgava capaz de salvá-lo. O herói então diz que vai passá-lo o poder do One For All, repassado por gerações à décadas, e que acumulava a energia de todos os usuários que já o usaram e dá ao usuário atual a capacidade de liberá-la, garantindo-o força, agilidade e resistência sobre-humanas, porém causando enormes danos colaterais a um corpo sem treino como o de Izuku. Com o desenvolvimento da história, Deku aprende a controlar cada vez mais o seu poder.

Katsuki Bakugo (爆豪勝己, Bakugō Katsuki?)[9]: Também conhecido como Kacchan, foi amigo de infância de Midoriya e é também colega de classe. Tem uma personalidade muito agressiva, muitas vezes demonstrando um complexo de superioridade e propensão a xingamentos, começou a praticar bullying com Midoriya depois que o mesmo não manifestou poderes. Bakugo tem o poder de criar explosões a partir do seu suor que é similar a nitroglicerina. É bem mais inteligente do que aparenta ser, e assim como Midoriya, é fã do All Might e também almeja ser o maior dos heróis.

Toshinori Yagi (八木俊典, Yagi Toshinori?), mais conhecido como All Might (オールマイト, Ōrumaito?)[9]: Era o herói número 1 e o oitavo usuário do poder do One For All, agora aposentado. Durante suas horas como herói, All Might tem um esteorótipo de herói americano como os dos quadrinhos, alto, musculoso, sempre portando um enorme sorriso e com atitudes positivas, sendo considerado o símbolo da paz. No resto de seu tempo, tem uma aparência excessivamente magra e frequentemente sangra pela boca. Virou o "treinador" de Midoriya quando decidiu passar seu poder para ele por ter visto uma grande inclinação heróica no garoto. Também é professor na U.A, uma escola para formar heróis. All Might tem o poder da super força, agilidade e resistência proporcionados pelo One For All, mesmo que o poder tenha se tornado cada vez mais fraco depois de um ferimento quase letal sofrido em uma batalha há alguns anos, só conseguindo manter sua forma musculosa por algumas horas por dia. Seus poderes ficaram ainda mais fracos ao passar sua individualidade para Izuku, e completamente desapareceram quando o mesmo fez uso excessivo deles na luta contra o vilão All For One.

Ten'ya Iida (飯田天哉, Īda Ten'ya?)[9]: É um dos protagonistas do anime. Bem educado e sério, Iida sempre pensa de maneira racional e por isso acaba se tornando líder de classe na U.A onde ele estuda. Iida tem o poder de transformar suas pernas numa espécia de motor, concedendo a ele uma velocidade enorme que pode alternar entre primeira, segunda e terceira marcha. Se torna amigo e grande admirador de Midoriya. Iida vem de uma família histórica de heróis, e deseja herdar o nome de seu agora aposentado irmão, o herói Ingenium.

Ochaco Uraraka (麗日お茶子, Uraraka Ochako?).[9]:. Mais conhecida por seu nome de herói, Uravity, Uraraka é um dos protagonistas do anime junto com Midoriya. Ela é uma estudante da U.A que conhece Midoriya no primeiro dia do teste de admissão. Neste mesmo teste, Uraraka acaba sendo salva por Midoriya e assim eles criaram um laço de amizade. Bastante alegre e feliz, seu poder consiste em retirar o efeito da gravidade em objetos através do toque, fazendo com que estes se tornem leves e flutuem. Quando ultrapassa os limites de seus poderes ou os usa em si mesma por muito tempo, Uraraka vomita.

Shota Aizawa (相澤消太, Aizawa Shōta?)[9]: É professor da U.A. atuando no papel de ensinar diretamente a classe 1-A. Também conhecido como Eraser-head, possui o poder de anular o dom das pessoas apenas olhando para elas, com exceção de classes mutantes. É um exímio lutador corpo a corpo, tendo conceitos de artes marciais e shinobis inclusas, alem de utilizar faixas especiais. Tem uma personalidade serena e ao mesmo tempo séria, demonstrando intelectualidade aguçada por sempre analisar as situações friamente. Está sempre com os olhos secos e avermelhados por causa de seu dom, que os requer sempre abertos e por isso vive cansado ou dormindo.

Tsuyu Asui (蛙吹梅雨, Asui Tsuyu?): Mais conhecida por seu nome de heroína, Rainy Season Hero:Froppy (Heroína da Estação Chuvosa: Froppy) uma estudante da U.A que treina para se tornar um herói profissional. Asui, ou Tsuyu Chan, como prefere ser chamada, é uma menina bem calma que tem os poderes similares ao de um sapo. Ela consegue pular muito alto, esticar bastante a sua língua, nadar bem, guardar objetos no seu estômago, secretar uma substância irritante do sua pele, além de poder se camuflar. Ela também se diz capaz de poder remover seu estômago para lavá-lo, mesmo que nunca tenha sido mostrada o fazendo.

Minoru Mineta (峰田実, Mineta Minoru?): Mais conhecido por seu nome de herói: Fresh-Picked Hero: Grape Juice (Herói Recém-Colhido: Suco de Uva), é um estudante da U.A, da mesma classe de Midoriya. Ele é mais magro que a maioria dos personagens. Tem uma personalidade bem pervertida, sempre de olho nas estudantes da academia onde estuda. Bastante inteligente e também medroso, Mineta tem o dom de produzir esferas bem grudentas que ficam na sua cabeça. As esferas grudam em qualquer superfície, menos na pele de Mineta. Dependendo de seu humor, elas podem ficar até um dia inteiro presas em algo. Caso Mineta use muitas esferas, ele sangra, frequentemente usada para alivio cômico na história.

Momo Yaoyorozu (八百万百, Yaoyorozu Momo?): Também conhecida por seu nome de herói: Everything Hero: Creati (Herói Tudo: Creati). Também estudante da U.A, Yaoyorozu é vice-líder da classe 1-A. Ela tem um intelecto bastante avançado para a idade assim como também é umas das mais talentosas em sua classe. Igual a Todoroki, entrou na U.A por recomendações ao invés de participar do exame de admissão. Com uma habilidade de criar quase todo tipo de matéria não-viva de qualquer parte do seu corpo a partir de sua gordura corporal, sendo é bastante confiante em seu poder. Para criar o objeto, Momo precisa saber a composição química do mesmo e precisa idealizar como o mesmo será feito em sua mente.

Shoto Todoroki (轟焦凍, Todoroki Shōto?): É um aluno da U.A que entrou via recomendações, não precisando fazer testes de admissão, já que possui um talento exorbitante devido ao seu treinamento forçado com o seu pai, o atual herói número 1 Endeavor. Todoroki tem uma personalidade fria, decorrente de sua educação dura. É bastante experiente no campo de batalha sendo capaz de ficar calmo até mesmo quando luta contra vilões reais. Shoto consegue produzir gelo a partir do seu lado direito e fogo do lado esquerdo, mesmo que no início usasse apenas o poder de gelo herdado de sua mãe, devido ao ódio que desenvolveu pelo seu pai já que o mesmo o privou de uma infância comum, abusando-o e treinando-o excessivamente, pois o via como uma mera ferramenta para ultrapassar All Might. Shoto possui uma queimadura ao redor de seu olho esquerdo, de quando sua mãe, enlouquecida e enojada pela sua semelhança com o pai, lançou água fervente em direção ao seu rosto.

Fumikage Tokoyami (常闇踏陰, Tokoyami Fumikage?): Também conhecido por seu nome de herói, Tsukuyomi, é um aluno da U.A , da classe 1-A (a mesma de Midoriya) que tem o poder de controlar sua sombra, que possui consciência própria, apelidada de "Dark Shadow". Possui uma peculiar cabeça de pássaro que ainda é um mistério. Sua sombra é medida em força de acordo com a luminosidade local. Porem, quanto mais escuro for o ambiente, mais complicado será para Tokoyami controlar seu poder, podendo ceder à raiva e destruir tudo a sua volta. É um dos alunos mais poderosos da Classe. Sua personalidade é neutra, tendendo a falar pouco e se manter comportado. Sua roupa de Super-herói é composta de uma capa que usa para preservar a escuridão, dando mais poder à Dark Shadow.

Eijiro Kirishima (切島鋭児郎, Kirishima Eijirō?): Mais conhecido por seu nome de herói, Red Riot, é um aluno da U.A, da mesma classe de Midoriya. Possui o poder de Endurecer e Enrijecer seu corpo como se fosse uma rocha maciça. É um amigo próximo de Bakugo, mesmo que o outro não goste de o admitir. Possui uma personalidade animada e empolgada, tanto quanto calma e tranquila. Sempre está disposto a provar sua coragem, muitas vezes tomando atitudes que considera "viris". Seu maior objetivo é ser como seu ídolo, Crimsom Riot.

Yuga Aoyama (青山優雅, Aoyama Yūga?): Também conhecido por seu nome de herói, Shining Hero: Can't Stop Twinkling (Herói Brilhante:Não Consigo Parar De Cintilar), é um estudante da U.A que treina para se tornar um herói profissional. Yuga é confiante e orgulhoso até demais, tornando-o comicamente ignorável a maior parte do tempo. É bastante calmo, porém em situações de perigo real tende a se esconder, mesmo que sempre tente praticar atos heróicos, já tendo salvado Midoriya, Tokoyami, e quase libertando Bakugo. Tem o poder de lançar um raio laser a partir do umbigo. Caso use muito esse poder, ele fica com dor de barriga.

Toru Hagakure (葉隠透, Hagakure Tōru?): Também conhecida por seu nome de herói, Stealth Hero: Invisible Girl (Heroína Furtiva: Garota Invisível), é uma aluna da U.A que tem o poder de ser invisível. A única coisa que se pode ver dela são as roupas: uniforme da escola quando vai para as aulas em sala ou apenas as luvas e sapatos quando veste seu uniforme de herói. Nunca foi vista sem estar invisivel até então, e não se sabe se seu poder pode ser desativado.

Denki Kaminari (上鳴電気, Kaminari Denki?): Também conhecido por seu nome de herói, Stun Gun Hero "Chargebolt" (Herói Arma De Choque "Raio Carregado") um aluno da U.A que tem a habilidade de eletrificar seu corpo emitindo uma aura elétrica que dá choque em qualquer um que entre no raio de ação. Caso ele use bastante seu poder, ele vira um retardado durante uma hora. Não é muito inteligente em aulas de conteúdo convencional.

Kyoka Jiro (耳郎響香, Jirō Kyōka?): Uma aluna da U.A que tem os lóbulos de suas orelhas em formato uma espécie de plug de fone de ouvido, que ela pode conectar em qualquer objeto para escutar vibrações do ambiente e descobrir se tem pessoas ou algo por perto, assim como ter a capacidade de emitir seus próprios batimentos cardíacos em volumes absurdos. Kyoka tem uma personalidade pragmática, sem entusiasmo e rude com aquelas pessoas que ela acha irritante.

Mashirao Ojiro (尾白猿夫, Ojiro Mashirao?): É um aluno da U.A. Bem calmo, gentil e com um profundo senso de dignidade. Ojiro tem uma cauda muito forte e robusta que usa como um terceiro braço para atacar ou fazer várias outras coisas. O lado ruim desse dom é que ela está sempre habilitada, o que dificulta para sentar ou deitar.

Mezo Shoji (障子目蔵, Shōji Mezō?): É um estudante da U.A que pretende se tornar um herói profissional. Shoji tem tentáculos que permite que ele faça cópias de parte do seu corpo, como por exemplo olhos, braços, boca, ouvidos ou outras partes. É fisicamente mais forte e alto que a maioria dos outros alunos.

Rikido Sato (砂藤力道, Satō Rikidō?): Aluno da U.A. Sato é alto, musculosos e com um cabelo preto espetado. Ele tem o poder de aumentar a sua força em 5 vezes por cada 10 gramas de açúcar que ele consome. Dura por três minutos. Enquanto aumenta seu poder, sua função cognitiva diminui gradualmente assim como fica extremamente cansado quando o efeito passa. tem como hobby a culinária.

Present Mic (プレゼント・マイク, Purezento Maiku?): Professor da U.A responsável por dar aulas de inglês. Foi quem recepcionou os alunos e explicou as regras no primeiro dia do teste de admissão que Midoriya fez. Tem o poder de aumentar a sua voz criando sons agudos muito altos, que podem fazer os tímpanos dos outros estourarem.

Mount Lady (MT.レディ, Maunto Redī?): É uma heroína profissional que possui a habilidade de ficar gigante.

Kamui Woods (シンリンカムイ, Shinrin Kamui?): É um herói profissional que tem a habilidade de gerar e controlar madeira do seu corpo. Fica chateado quando alguém pega crédito por algo que ele fez.

Backdraft (バックドラフト, Bakku Dorafuto?): É um herói profissional que se veste como um bombeiro. Ele trabalha no corpo de bombeiro de Musufatu. Tem a habilidade de criar água usando canos que ficam nas suas mãos.

Chiyo Shuuzenji (修善寺治与, Shūzenji Chiyo?), mais conhecida como Recovery Girl (妙齢ヒロイン リカバリーガール, Rikabarī Gāru?): é uma senhora baixinha que se veste como uma médica. Ela é a enfermeira da U.A e dá aulas de enfermagem para os heróis. Tem o poder de acelerar a cura nas pessoas com um beijo, deixando-as curadas em segundos. Ela usa a energia restante do corpo da pessoa a ser curada, sendo assim, ferimentos mais graves necessitam de mais energia do paciente. Chiyo é uma das poucas pessoas que sabe sobre a verdadeira identidade de All Might assim como o segredo de seu dom, pegando em seu pé toda vez que Midorya se machuca.

Space Hero" No. 13 (スペースヒーロー・13号, Supēsu Hīrō Jū-san Gō?): É um professor da U.A e herói profissional. Sua aparência é desconhecida tendo em vista que todo seu corpo é coberto por uma roupa de astronauta. Seu poder, o Buraco Negro (Black Hole), criado a partir da ponta do seu dedo, tem a capacidade de sugar e desintegrar qualquer matéria ao nível atômico. Ele geralmente é usado em missões de resgate pela facilidade de remover destroços causados por desastres. Possui uma certa fama por seus resgates ambientais.

Deathgoro (デステゴロ, Desutegoro?): É um herói profissional que tem uma força sobre humana como poder.

Tomura Shigaraki (死柄木弔, Shigaraki Tomura?): É um vilão que tem como objetivo matar o All Might para assim destruir aquele que é o "símbolo da paz". Ele é o líder da Liga dos Vilões. Tem o poder de desintegrar tudo que suas mãos tocam. Na maioria das vezes, Shigaraki é visto com "mãos" presas ao seu corpo e possui distúrbios psicológicos atribuídos a elas.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Capa do primeiro volume japonês do mangá Boku no Hero Academia,mostrando Midoriya Izuku e All Might.

Mangás[editar | editar código-fonte]

Boku no Hero Academia é uma série de mangá é escrita e ilustrada por Kōhei Horikoshi. E começou a ter os seus capítulos serializados na revista semanal Weekly Shōnen Jump em julho de 2014, com os capítulos da série sendo compilados e publicados pela editora Shueisha em volumes de formato tankōbon.[6] No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora JBC desde outubro de 2016.[10] Em Portugal, o mangá é publicado pela Editora Devir desde 26 de outubro de 2018.

Publicado no Japão em novembro de 2015, o spin-off Boku no Hero Academia Smash!! (僕のヒーローアカデミアすまっしゅ!!, Boku no Hīrō Akademia Sumasshu!!?) apresenta em cada volume um conjunto de tirinhas cômicas com os personagens estilizados no formato reduzido chibi, finalizado com 5 volumes publicados com cerca de 128 paginas cada.[11] No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora JBC.

Outro spin-off, que não tem previsão de publicação nos países lusófonas, Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals (ヴィジランテ 僕のヒーローアカデミアILLEGALS, Vijirante: Boku no Hīrō Akademia Illegals?) é um mangá lançado de forma quinzenal no Japão desde setembro de 2016, conta a história de um grupo de heróis sem licença, Vigilantes.[12]

Anime[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro de 2015, o twitter oficial da série anunciou que Boku no Hero Academia iria receber uma adaptação em uma série de anime produzida pelo estúdio Bones.[13] Com o anime anunciado, TOHO Group registrou o nome do domínio "heroaca.com" como o site do anime.[14] O anime é dirigido por Kenji Nagasaki, escrito por Yōsuke Kuroda, e o desenho dos personagens por Yoshikiko Umakoshi e a música composta por Yuki Hayashi.[15][16] A primeira temporada estreou na MBS e outras estações da Japan News Network no Japão. A música-tema de abertura se chama "The Day", cantada por Porno Graffitti e a música-tema de encerramento se chama "Heroes", cantada por Brian the Sun.

A segunda temporada do anime foi anunciada na 30ª edição da revista Weekly Shōnen Jump de 2016.[6] Estreou em 1 de abril de 2017 na NTV e YTV, .[17] A música-tema de abertura dos primeiros 12 episódios chama-se "Peace Sign" de Kenshi Yonezu e depois do arco festival de esportes a musica-tema foi "Sora ni Utaeba" (空に歌えば?) cantada por Amazarashi. O primeiro encerramento foi "Dakara, Hitori ja nai" (だから、ひとりじゃない?) da banda Little Glee Monster e o segundo foi "Datte, Atashi no Hero" (だってアタシのヒーロー?) da cantora LiSa.

Revelado pela capa do mangá e spin-off da franquia, "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals"[18] a terceira temporada do anime foi estreada no dia 07 de abril de 2018, com a mesma equipe de produção da primeira e segunda temporada, até o episodio 13 música-tema de abertura era "Odd Future" da banda UVERworld, com o encerramento da música de Miwa "Update", dos episódios seguintes a abertura foi "Make My History" da Lenny code fiction e o segundo encerramento "Long Hope Philia" do cantor Masaki Suda .Segundo a plataforma de Streaming de animes, Crunchyroll, em 2018 a terceira temporada do anime foi o título mais visto na maioria dos países da América do Sul[19].

No Brasil, as três temporadas estão disponíveis na Crunchyroll.[20]

Em Portugal, o anime será exibido no canal Biggs, a partir das 21h30 do dia 8 de julho de 2019, em português.[21]

A quarta temporada do anime, em seu site oficial revelou que a animação, será estreada no, Japão, dia 12 de outubro de 2019.[22]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Um jogo eletrônico chamado My Hero Academia: Battle for All, baseado no anime foi anunciado em novembro de 2015.[23] O jogo foi desenvolvido pela Bandai Namco Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment para o Nintendo 3DS. Foi lançado no Japão em 19 de maio de 2016.[24]

Além de Battle for All, My Hero: One's Justice é um jogo de luta 3D baseado nas duas primeiras temporadas do anime, lançado em 23 de agosto de 2018 no Japão e em 26 de outubro do mesmo ano no ocidente. Desenvolvido pela Byking em parceria com a Bandai Namco para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One, é o primeiro jogo da franquia a sair para consoles de mesa.[25]

Além desses jogos, os personagens Izuku Midoriya, All Might e Katsuki Bakugo estão presente no jogo Jump Force, um jogo de luta com alguns dos personagens da Shonen Jump.[26][27][28]

Filmes[editar | editar código-fonte]

O primeiro longa-metragem da franquia intitulado de Boku no Hīrō Akademia THE MOVIE: Futari no Hīrō (僕のヒーローアカデミア THE MOVIE ~2人の英雄ヒーロー~?) ou no ocidente conhecido como My Hero Academia: Two Heroes, sua história canônica situa-se entre a segunda e terceira temporada do anime, estreando nos Estados Unidos lançando durante a Anime Expo em 05 de julho de 2018, e no cinemas japoneses no dia 03 de agosto de 2018 [29], arrecadando 1,6 bilhões de ienes, o longa recebeu sua versão para DVD e Blu-ray no Japão em 13 de fevereiro de 2019[30]. O filme chegará aos cinemas brasileiros através da Sato Company[31], dublado e legendado em português brasileiro, intitulada primeiramente de Academia de Heróis: Dois Heróis mas voltando para My Hero Academia - 2 Herois[32], tendo sua estreia, com sessões limitadas, no dia 8 de agosto de 2019[33][34].

O segundo longa-metragem da franquia foi confirmado durante a Anime Japan 2019, sua história original, manterá a mesma equipe de produção do anime e terá Kohei Horikoshi responsável pelos designs e supervisão do filme. Sua previsão de estreia é para a próxima temporada de inverno no Japão.[35]

A produtora Legendary Pictures está trabalhando em um filme live-action americano baseado no mangá, sem previsão de data para estreia[36].

Recepção[editar | editar código-fonte]

O mangá foi nomeado para o 36º Manga Taishō.[37] Antes da estreia da adaptação em anime, o mangaká Masashi Kishimoto elogiou o trabalho de Kōhei Horikoshi, acreditando que seria um sucesso no exterior; Horikoshi, por sua parte, citou a série de Kishimoto Naruto como principal fonte de inspiração.[38]

O volume 1 alcançou o 7º lugar no gráfico semanal de vendas de mangás da Oricon com 71.575 cópias vendidas.[39] A primeira impressão do mangá fora do Japão esgotou rapidamente.[40] O volume 2 alcançou o sexto lugar com 167.531 cópias e,[41] em 18 de janeiro de 2015, vendeu 205.179 cópias.[42] A partir de março de 2017, havia mais de 10 milhões de cópias de Boku no Hero Academia em circulação.[43]

A história tem sido observada por ter inspirações de elementos tiradas em histórias em quadrinhos de super-heróis, tais como a estética de seus personagens.[44]

Alex Osborn do IGN deu pontos positivos para a série de anime, dizendo: "A primeira temporada de Boku no Hero Academia oferece treze episódios de uma ação fantástica, elevada por uma história sincera que está envolvida em torno de um elenco central de personagens memoráveis e relacionáveis." Osborn passou a afirmar que os vilões eram subdesenvolvidos.[45]


Referências

  1. «My Hero Academia Anime to Air in MBS/TBS' 'Nichigo' Timeslot» (em inglês). Anime News Network. 10 de janeiro de 2017. Consultado em 9 de julho de 2017 
  2. «My Hero Academia Season 2 Anime to Air on NTV, YTV» (em inglês). Anime News Network. 22 de dezembro de 2016. Consultado em 9 de julho de 2017 
  3. «GAME DE BOKU NO HERO, MY HERO ONE'S JUSTICE, RECEBE DATA DE LANÇAMENTO». IGN. 5 de julho de 2018 
  4. «Shonen Jump to Launch 4 Manga Series in Next 3 Issues» (em inglês). Anime News Network. 25 de junho de 2014. Consultado em 1 de julho de 2016 
  5. «My Hero Academia TV Anime Adaptation Confirmed» (em inglês). Anime News Network. 29 de outubro de 2015. Consultado em 1 de julho de 2016 
  6. a b c «My Hero Academia Anime Gets 2nd Season» (em inglês). Anime News Network. 23 de junho de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  7. «3ª temporada de Boku No Hero Academia recebe data de lançamento». IGN Brasil. 31 de janeiro de 2018 
  8. «My Hero Academia - História». Mangás JBC. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  9. a b c d e f «My Hero Academia - Personagens». Mangás JBC. Consultado em 17 de fevereiro de 2019 
  10. «My Hero Academia #01 - Mangás JBC». Mangás JBC. 23 de setembro de 2016 
  11. Stagni, Por Thais (29 de outubro de 2017). «JBC anuncia mangá spin-off de My Hero Academia no Brasil». IGN Brasil. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  12. «5 motivos para ler "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals"». 5 motivos para ler "Vigilante. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  13. «Boku No Hero Academia TV Anime Adaption Announced» (em inglês). OtakuTale. Consultado em 1 de julho de 2016 
  14. «Boku no Hero Academia TV Anime Adaptation Announced - Otaku Tale». www.otakutale.com. Consultado em 1 de julho de 2016 
  15. «My Hero Academia TV Anime's Main Staff Revealed» (em inglês). Anime News Network. 5 de novembro de 2015. Consultado em 1 de julho de 2016 
  16. «My Hero Academia Anime's 4th Promo Video Previews Animation» (em inglês). Anime News Network. 28 de fevereiro de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  17. «Latest "My Hero Academia" Anime Cast Addition And Plans Spotted» (em inglês). Crunchyroll. 2 de fevereiro de 2017. Consultado em 9 de julho de 2017 
  18. Osborn, Por Alex (31 de janeiro de 2018). «3ª temporada de Boku No Hero Academia recebe data de lançamento». IGN Brasil. Consultado em 24 de janeiro de 2019 
  19. «My Hero Academia é o anime mais assistido no Brasil em 2018 na Crunchyroll - NerdBunker». Jovem Nerd. Consultado em 24 de janeiro de 2019 
  20. «Novo Título de Verão 2017: Boku no Hero Academia». Crunchyroll. 9 de julho de 2017. Consultado em 9 de julho de 2017 
  21. Bushido. «My Hero Academia estreia em Portugal dia 8 de Julho (BIGGS) | OtakuPT». Consultado em 25 de junho de 2019 
  22. Walker_n_Warlock. «Quarta temporada de My Hero Academia ganha data de estreia e nova imagem promocional». Crunchyroll. Consultado em 14 de junho de 2019 
  23. «My Hero Academia Game Announced For Nintendo 3DS» (em inglês). Siliconera. 18 de novembro de 2015. Consultado em 1 de julho de 2016 
  24. «My Hero Academia: Battle for All 3DS Game's Play Videos Preview Characters». Anime News Network. Consultado em 6 de junho de 2016 
  25. «BANDAI NAMCO Entertainment America – More fun for everyone!». www.bandainamcoent.com. Consultado em 23 de janeiro de 2019 
  26. Penilhas, Por Bruna (12 de fevereiro de 2019). «Jump Force: Trailer reúne personagens jogáveis». IGN Brasil. Consultado em 14 de fevereiro de 2019 
  27. TekeEfe. «Plus Ultra! All Might, de My Hero Academia, será lançado via DLC em Jump Force». Crunchyroll. Consultado em 11 de abril de 2019 
  28. TekeEfe. «Com Bakugo, Madara, Grimmjow e outros personagens, todas as DLCs de Jump Force são divulgadas». Crunchyroll. Consultado em 18 de abril de 2019 
  29. «My Hero Academia THE MOVIE: Futari no Hero ganha novo vídeo promocional». Crunchyroll. 27 de julho de 2018. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  30. «My Hero Academia: Two Heroes DVD/Blu-ray Set for Release on February 13, 2019» (em inglês). Crunchyroll. 15 de outubro de 2018. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  31. Aliaga, Por Víctor (6 de fevereiro de 2019). «Filme de Boku no Hero será exibido nos cinemas brasileiros». IGN Brasil. Consultado em 7 de fevereiro de 2019 
  32. Machado, Hallan (7 de fevereiro de 2019). «My Hero Academia: Two Heroes | Filme chegará ao Brasil em breve». Trecobox. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 
  33. «Filme My Hero Academia - Two Heroes será exibido no Brasil». Ei Nerd. 7 de fevereiro de 2019. Consultado em 7 de fevereiro de 2019 
  34. «Sato Company». www.facebook.com. Consultado em 8 de junho de 2019 
  35. Walker_n_Warlock. «[Anime Japan 2019] Anunciado segundo filme de My Hero Academia». Crunchyroll. Consultado em 26 de março de 2019 
  36. «MFilme live-action americano de My Hero Academia está em produção». Crunchyroll. 24 de outubro de 2018. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  37. «8th Manga Taisho Awards Nominates 14 Titles» (em inglês). Anime News Network. 18 de janeiro de 2015. Consultado em 6 de julho de 2016 
  38. «Naruto Cheers on My Hero Academia's Deku» (em inglês). Anime News Network. 2 de abril de 2016. Consultado em 6 de julho de 2016 
  39. «Japanese Comic Ranking, November 3–9» (em inglês). Anime News Network. 12 de novembro de 2014. Consultado em 6 de julho de 2016 
  40. «Up and Coming Manga Sold Out Immediately» (em japonês). mantan-web.jp/. 1 de dezembro de 2014. Consultado em 21 de julho de 2016 
  41. «週間 コミックランキング 2015年01月19日付» (em japonês). Oricon 
  42. «Japanese Comic Ranking, January 12–18» (em inglês). Anime News Network. 21 de janeiro de 2015. Consultado em 7 de julho de 2016 
  43. «My Hero Academia Has Over 10 Million Copies in Print» (em inglês). Anime News Network. 31 de março de 2017. Consultado em 9 de julho de 2017 
  44. «"My Hero Academia" Volume 1 Horikoshi Kohei [daily cartoon guide» (em inglês). 19 de novembro de 2012. Consultado em 7 de julho de 2016 
  45. Osborn, Alex (30 de junho de 2016). «MY HERO ACADEMIA: SEASON 1 REVIEW» (em inglês). IGN. Consultado em 19 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]