Bola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Bola (desambiguação).
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bola
Ball, പന്ത്.JPG
Tipo
Equipamento esportivo (en), brinquedoVisualizar e editar dados no Wikidata
Características
Forma
Utilização
Usuário(a)s
Uso
Jogo de bolaVisualizar e editar dados no Wikidata

A bola é um objeto utilizado para lazer de uma pessoa e em diversos desportos. A bola é geralmente esférica, mas pode ter outras formas, como a oblonga (apenas em poucos casos em especial, como a bola de rúgbi)[1] ou a quadrada (que é usada no dominó). A bola pode ser oca e repleta de ar, como a bola de futebol, ou sólida, como a bola de bilhar ou de golfe. Na maioria dos jogos, as jogadas acontecem em função do estado da bola sendo acertada, chutada, ou arremessada pelos jogadores.

Bolas eram usadas em tempos antigos por povos como os egípcios, gregos, romanos, astecas e os povos que os precederam na América Central.

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Algumas modalidades de esporte que utilizam a bola como principal componente do jogo

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "BOLA", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.com/dlpo/BOLA [consultado em 29-04-2018]. Nota: Algumas fontes, como a «Infopédia». www.infopedia.pt , entendem que bola é sinônimo de esfera.