Lista de personagens de Luluzinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bolinha (Luluzinha))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Abaixo segue uma lista de personagens de Luluzinha.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Luciene Palhares, ou Luluzinha - é a personagem principal. Inteligente e teimosa, ela adora mostrar que é mais esperta que o amigo Bolinha e sua turma. Lulu, por sinal, tem uma pequera por Bolinha. Quando não está brincando ou em disputas com os meninos, Lulu gosta de fazer chás de bonecas com a amiga Aninha ou de contar historinhas a Alvinho - nestas histórias cheias de moral ela é sempre a heroína, geralmente na pele da "pobre menininha".
  • Tomás "Bolinha" França - é o melhor amigo e rival de Luluzinha. No clube que preside, menina não entra. Seus amigos mais próximos são Juca, Zeca e Carequinha; juntos, aprontam várias com a turma da Zona Norte. Disfarça-se de Detetive Aranha para desvendar mistérios, ainda que, às vezes, tenha seus planos estragados por Luluzinha, sua amiga.[1] O Aranha é o apelido usado por Bolinha quando atua como detetive procurando coisas perdidas para Lulu. Nestes casos invariavelmente o culpado é sempre o pai de Lulu, o sr. Palhares. O mais engraçado é que, de uma forma ou de outra, Bolinha sempre estava certo quanto à culpa do sr. Palhares. Sempre tem um disfarce maluco para suas investigações que são acompanhadas de ataques à geladeira de Lulu. Tem como lema "O Aranha ataca novamente".
  • Aninha - é a melhor amiga e companheira de Luluzinha. Ingênua ao extremo, ela é facilmente tapeada pelos meninos e Luluzinha vive ajudando a amiga a virar o jogo. Está sempre ao lado de Lulu, pronta para qualquer momento, especialmente se for para brigar com os meninos. Aninha também adora suas bonecas, que são constantemente raptadas por Bolinha e pelo próprio irmão dela, Carequinha.
  • Carequinha - é um dos amigos de Bolinha. Integra o Clubinho dos Meninos, junto com Juca e Zeca. É o irmão de Aninha, melhor amiga de Lulu, e vive brigando com ela. Carequinha sempre se irrita facilmente, mas quase sempre dá para trás quando os garotos encrenqueiros da turma Norte começam a pegar no pé de Bolinha e sua turma.
  • Juca - é outro amigo de Bolinha, é membro e um dos mandantes do Clubinho dos Meninos. Muitas vezes reveza com bolinha a presidência do clube.
  • Zeca - é um personagem secundário das histórias de Luluzinha. Membro do Clubinho dos Meninos, é às vezes atrapalhado e inteligente.
  • Glória - é a rival de Lulu quando o assunto é Plínio Raposo, o garoto mais rico e bonito da série. Luluzinha adora usar Bolinha para despertar ciúmes em Plínio, por quem tem uma queda. Luluzinha acha Glória um tanto "fresca" e excessivamente "mulherzinha", mas quando as duas tem que enfrentar um rival comum (os meninos), podem se ajudar como amigas.
  • Plínio Raposo (Plínio Van Snobbe no desenho animado) é o garoto mais rico e bonito da saga, que se considera bom demais para andar com a turma de Lulu, apesar de estar sempre no meio dela. Plínio é algumas vezes namorado de Glória, o que o torna "inimigo natural" de Bolinha. Às vezes Plínio também dá em cima de Luluzinha (o que também o torna "inimigo natural" de Bolinha). Em alguns momentos, tenta fazer parte do clube do Bolinha, mas nunca consegue.
  • Anastácio - trabalha na residência de Plínio Raposo. Toda sua atenção está voltada a ele. Às vezes é tão metido e esnobe que chega a ser ridículo, porém engraçado. Seu nome verdadeiro é Jarbas, mas Plínio cismou em chama-ló de Anastácio alegando que esse nome é mais engraçado.
  • Alvinho - é um garotinho pentelho e mimado que adora pegar no pé de Luluzinha. Seu verdadeiro nome é Álvaro. Luluzinha é a única que aguenta o menino e o distrai com historinhas de bruxa na qual ela é a heroína e ele um garotinho mimado. Na maioria das vezes, porém, Alvinho não entende a moral e acaba se metendo em mais encrenca. Em algumas ocasiões é o Bolinha que lhe conta uma história só pra tirá-lo do seu pé.
  • Carlinhos - é primo de Bolinha (embora seja idêntico, é mais baixo que Bolinha). Sempre se mete em confusões e azucrina a vida de seu primo.
  • Dona Marta Palhares - é uma mãe super normal, que cuida da casa, sempre pede a Lulu para comprar algo que está faltando. e sempre a culpa por algo que na verdade foi feito pelo marido (ela nunca se dá ao trabalho de perguntar a ele).
  • Jorge Palhares - pai de Lulu, é um dos antagonistas da saga. Sempre que tenta dar uma cochilada é interrompido por Lulu ou um de seus amiguinhos. De vez em quando apronta com as coisas de Lulu ou Dona Marta, mas é sempre desmascarado por Aranha/Bolinha (mesmo quando é sem querer). Se aborrece quando Marta acusa Lulu de algo sem perguntar a ele.
  • Senhorita Feeny - é a professora da turma, que tem um papagaio de estimação chamado Perci. Gosta muito das crianças e é uma professora típica.
  • Seu Miguel - também conhecido pelo apelido "O caça-gazeteiros" é o outro antagonista da saga. Sua função é pegar todos os alunos que cabulam a aula e ele sempre tenta pegar Lulu e a turma por engano.
  • Turma da Zona Norte - É um grupo de personagens das histórias. Liderada por Zico, é a gangue de meninos que atazanam Bolinha e sua turma, já que são mais velhos e mais fortes, fisicamente, que eles. Quase sempre Lulu ajuda Bolinha e sua turma a vencê-los.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Vovô Fracolino - é o avô de Carequinha e Aninha. Por sua idade, ele não pode ser deixado sozinho, sob o perigo de aprontar peraltices de criança. É divertido e engraçado, mas dá trabalho para os netos. Sua maior fantasia é se imaginar como um herói do oeste.
  • Mino - é o amigo marciano de Bolinha, que sempre o visita em seu pequeno disco-voador, e sempre consegue salvar Bolinha da Turma da Zona Norte
  • Fifi Fromage - É uma menina com sotaque francês e amiga de Lulu que mora em Paris. Tem pouco destaque nas histórias.
  • Pobre Menininha - é a versão pobre de Luluzinha, que geralmente aparece nas histórias contadas para Alvinho. Nas histórias, durante o trabalho de colher alimentos ou objetos para ganhar duramente a vida, acaba se deparando com bruxas, fadas, e outras aventuras. É uma menina muito humilde, porém muito esperta e sempre se dá bem no final das histórias, que sempre têm uma lição, destinada a Alvinho apesar dele nunca entender.
  • Alcéia e Meméia - são personagens secundárias das histórias. É a dupla de bruxas (tia e sobrinha) que aparece nas histórias da "Pobre Menininha" e sempre nos fazem rir um pouco. Meméia é sobrinha de Alcéia e está sempre se aproveitando da "Pobre Menininha", embora não sejam bem-sucedidas no fim das histórias. Embora consideradas personagens fictícias nas histórias da Lulu, tem histórias próprias, o que sugere que elas existam mesmo, apesar de ainda não terem sido visto pela turma. Possuem um espantalho falante chamado Palhinha, que várias vezes mostra ser bem mais esperto que elas.

Referências

  1. «Bolinha». Revista Bolinha. 2 de março de 2014