Bolo de camadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O bolo veludo vermelho é normalmente em camadas

Um bolo de camadas é um bolo que consiste em várias camadas de bolo, normalmente unidas por ganache, doce de leite, chantili ou geleia, entre outros. A maioria das receitas de bolo pode ser feita em camadas, mas bolos amanteigados e bolos esponja são os mais comuns.
Na maioria das vezes, o bolo leva cobertura em seu entorno, mas às vezes as laterais são deixadas sem cobertura, deixando à mostra o recheio e a quantidade de camadas.

Combinações populares de sabor incluem o bolo veludo vermelho e o Floresta Negra com bolos de chocolate, e doce de leite com ameixa, e chantili com morangos para bolos básicos, como o pão de ló e o bolo Chiffon.

Formas antigas[editar | editar código-fonte]

Esta torta Dobos é uma forma antiga

Um estilo antigo de bolo em camadas é comum no sudoeste da Europa. Na Ucrânia e na Rússia, as pessoas continuam fazendo bolos de camadas do modo tradicional: a massa é assada em formas em finas camadas, algo em torno de um centímetro, para serem empilhadas posteriormente. Estas "folhas" são cobertas com uma fina camada de creme ou geleia, e montadas com 7 ou 8 camadas de altura. Este modo, que alcança a mesma altura de um bolo de camadas ocidental, é coberto, fazendo a estrutura não ser visível. À primeira vista, estes bolos se assemelham ao estilo Alemão de confeitaria, como o bolo Floresta Negra

Comparação[editar | editar código-fonte]

Bolos de camadas sempre servem mais de uma pessoa, portanto, são maiores que os cupcakes, queques ou outros bolos individuais. Um bolo de camadas de tamanho normal, que é assado em formas circulares de 22 centímetros, costuma servir aproximadamente 16 pessoas.

Diferentemente do rocambole, o bolo em camadas é feito de peças separadas de bolo.