Bonito (Mato Grosso do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bonito
  Município do Brasil  
Abismo Anhumas
Abismo Anhumas
Abismo Anhumas
Símbolos
Bandeira de Bonito
Bandeira
Brasão de armas de Bonito
Brasão de armas
Hino
Gentílico bonitense
Localização
Localização de Bonito em Mato Grosso do Sul
Localização de Bonito em Mato Grosso do Sul
Localização de Bonito em Mato Grosso do Sul
Bonito está localizado em: Brasil
Bonito
Localização de Bonito no Brasil
Mapa
Mapa de Bonito
Coordenadas 21° 07' 15" S 56° 28' 55" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso do Sul
Municípios limítrofes Norte: Bodoquena e Miranda; Leste:Aquidauana e Nioaque; Sul: Guia Lopes da Laguna e Jardim; Oeste: Porto Murtinho.
Distância até a capital federal: 1 399 km
estadual: 265 km
História
Fundação 11 de novembro de 1915 (108 anos)
Emancipação 2 de outubro de 1948 (75 anos)
- de Miranda
Administração
Distritos
Prefeito(a) Josmail Rodrigues (PSB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 5 373,016 km²
 • Área urbana  est. Embrapa[2] 3,483 km²
População total (Censo de 2022[3]) 23 659 hab.
 • Posição MS: 30º
Densidade 4,4 hab./km²
Clima tropical (Awii)
Altitude 315 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,767 alto
 • Posição MS: 18º
Gini (est. IBGE 2003[5]) 0,450
 • Posição MS: 58º
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 194 303,769 mil
 • Posição MS: 37º
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 10 924,53

Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. Com diversos tipos de fauna e flora, Bonito foi considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil em 2009. Existem mais de 4.000 espécies de plantas e suas águas e rios podem abrigar mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos.

Sua população, conforme censo do IBGE de 2022, era de 23 659 habitantes.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião. A Lei Estadual nº 693, de 11 de novembro de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente.

Após ser fundada houve a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda. Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao estado de Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao Município de Miranda. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de 30 de dezembro de 1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio 1954-1958. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Na Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, soldados uruguaios que vinham lutar em terras brasileiras, traziam ouro para garantir o seu sustento através de escambo e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do Mato Grosso do Sul. Durante os confrontos, os uruguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados, quando procuravam uma figueira, típica da região, e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal. Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em 1870.[carece de fontes?]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

A cidade de Bonito está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, a oeste de Mato Grosso do Sul, sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e Depressão do Miranda. Localiza-se a uma latitude 21º07'15" sul e a uma longitude 56º28'55" oeste. Distâncias:

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Solo

A cidade está em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, os quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subisolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicarbonato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.

Esta é uma rocha sedimentar com formação de conchas e algas. Com o tempo endureceu e formou rochas, tendo acontecido entre 500 e 600 milhões de anos. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, mas depois de muitos terremotos e movimentações de placas tectônicas acabou provocando um choque de dois antigos continentes e por fim o fechamento do provável mar. Ao longo dos anos, em função das movimentações tectônicas criou-se a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena. Com águas ricas em minerais (bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio), provenientes do calcário, sendo uma rocha abundante na região.

As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. Há também formas curiosas que descem dos tetos das mesmas, assim como outras formas nas partes de baixo. Em geral são escuras, sendo a casa de pequenos seres, dentre eles, os morcegos, que possuem um papel fundamental na disseminação de sementes, assim como um transportador de alimento para dentro das cavernas, proporcionando o início da cadeia alimentar nas mesmas. Entrar em uma caverna se torna um obstáculo pois elas não foram feitas para a ocupação humana, mas algumas possuem acesso fácil. Mesmo assim caminhar dentro de uma caverna só sem um guia pode acarretar danos no interior das cavernas. Detalhe: as cavernas são de propriedade federal.

Clima e temperatura

Apresenta um clima tropical na faixa dos 32 °C. O período das chuvas vai de novembro a abril.

Relevo e altitude

A Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Complexo do Pantanal, é formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena. Possui altitude de 315 metros.

Vegetação

A análise da vegetação do município revela o domínio da savana (cerrado) nas fisionomias arbórea densa, gramíneo-lenhosa (Campo Limpo) e contato com floresta estacional e floresta estacional decidual. Conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Com o passar do tempo, esta vegetação natural vem sendo descaracterizada devido a ações antrópicas, cedendo lugar às atividades agropecuárias, ampliando o domínio da pastagem.

Hidrografia
Rio Sucuri

O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Os rios da região tem origem em rochas calcárias. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E o motivo para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principalmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Anhumas, Olaria e Miranda.

Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.

Geografia política[editar | editar código-fonte]

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a UTC.

Área

Possui área de 4.934,318 km².

Subdivisões

Bonito (sede), Baía das Garças, Jabuti e Pitangueiras

Limites

Localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Bonito limita-se com Bodoquena e Miranda ao Norte; Aquidauana e Nioaque à Leste; Guia Lopes da Laguna e Jardim ao Sul; Porto Murtinho ao Oeste.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município é baseada no turismo, pecuária, agricultura e mineração.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Turismo em Bonito
Tenda de artesanato em Bonito
A cidade é conhecida pelos seus rios de águas cristalinas

É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena (juntamente com Bodoquena, Jardim e Guia Lopes da Laguna), sendo o turismo a principal atividade da região[7] há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade foi reconhecida como a capital do turismo sustentável, devido aos seus cuidados com a natureza[8].

Eventos[editar | editar código-fonte]

Janeiro
  • Festa de Santos Reis - tradição religiosa de muitos anos que passou de pai para filho. A organização é por grupo de 15 pessoas. A Festa começa a ser organizada no dia 25 de Dezembro e sai do Pesqueiro Arizona, onde acontece a Santa Ceia, depois segue para outros Pesqueiros cantando e pedindo prendas além de rezar o terço em cada passagem. Pousam nos Pesqueiros e seguem no dia seguinte, entre 4 e 5 de janeiro, eles arredam as prendas para a Festa no dia 6 de Janeiro.
Abril
  • Festa do Peão de Boiadeiro de Bonito - o evento é realizado anualmente no final de abril com término no começo de maio. Típica de peões que representam as fazendas de todo o Estado e concorrem a troféus de várias modalidades.
Junho
  • Festa de São Pedro: O apóstolo São Pedro é o padroeiro da cidade. Para festejar em sua homenagem, a prefeitura comemora anualmente o mês de junho. É uma das comemorações mais antigas da cidade, com sua já tradicional cavalgada em homenagem ao santo. Além disso, também é possível celebrar com a missa campal, decoração nas ruas e a tradicional quermesse.
Julho
  • Festival de Inverno de Bonito - O festival está inserido em um conjunto de ações desenvolvidas e apoiadas pelo governo e trade turístico, com o objetivo de ampliar o potencial turístico. O evento consta de: música, festas, tetro, exposições de artes plásticas, de fotografia, cinema voador, vídeo e palestras, e tem duração de 05 dias.
Agosto
  • Encontro Estadual Clubes de Laço - Evento realizado no final de agosto, que reúne 11 Clubes do laço do Estado. Realização de bailes.
Dezembro
  • Festival da Guavira: Geralmente ocorre no início do mês de dezembro - com a maioria das atividades no período noturno. O festival local é em homenagem à fruta típica do cerrado, que possui seus benefícios em fósforo, magnésio, betacaroteno e potássio. Durante o evento, são disponibilizados cursos, seminários, danças e peças teatrais.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Biblioteca municipal[editar | editar código-fonte]

Uma biblioteca municipal também é um dos lugares do turismo de uma cidade e o município de Bonito tem a Biblioteca Municipal Simplício de Assis e conforme a lista do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas fica situada no Centro da cidade.[9]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

  • Agencia dos Correios
  • Hospital Darci Bigaton
  • Rodoviária de Bonito
  • Aeroporto de Bonito
  • Campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.[10]

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2022). «IBGE Cidades». Consultado em 26 de setembro de 2023 
  2. «Urbanização das cidades brasileiras». Embrapa Monitoramento por Satélite. Consultado em 30 de Julho de 2008 
  3. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (28 de maio de 2023). «Censo demográfico do Brasil de 2022». Consultado em 26 de setembro de 2023 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. «Indice GINI». Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Consultado em 6 de agosto de 2011 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  7. «Reportagem da revista Viagem e Turismo sobre Bonito, sua história, o essencial da cidade e outras informações» 
  8. FONSECA, Thiago (25 de julho de 2022). «Dados sobre Turismo Sustentável no Brasil». Roteiro Bonito MS. Consultado em 25 de agosto de 2022 
  9. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - Relação de Bibliotecas Públicas no Estado de Mato Grosso do Sul - novembro de 2013. SNBP. Acesso feito em 10 de agosto de 2018.
  10. etur.com.br, 13/11/2005: Prodetur investe R$ 133 milhões na região da Bodoquena, acessado em 16 de setembro de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Bonito
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.