Boa Viagem (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Boqueirão (Boa Viagem))
Boa Viagem
  Município do Brasil  
O Alferes e a Bela (Monumento à Fundação da Cidade)
O Alferes e a Bela (Monumento à Fundação da Cidade)
O Alferes e a Bela (Monumento à Fundação da Cidade)
Símbolos
Bandeira de Boa Viagem
Bandeira
Hino
Gentílico boa-viagense
Localização
Localização de Boa Viagem no Ceará
Localização de Boa Viagem no Ceará
Localização de Boa Viagem no Ceará
Boa Viagem está localizado em: Brasil
Boa Viagem
Localização de Boa Viagem no Brasil
Mapa
Mapa de Boa Viagem
Coordenadas 5° 07' 38" S 39° 44' 38" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Santa Quitéria, Leste: Madalena e Quixeramobim, Sul: Pedra Branca, Oeste: Monsenhor Tabosa, Tamboril e Independência.
Distância até a capital 217 km
História
Fundação 21 de novembro de 1864 (159 anos)
Administração
Prefeito(a) Jose Carneiro Dantas Filho[1] (SD, 2021 – 2024)
Vereadores 15
Características geográficas
Área total [2] 2 836,774 km²
População total (IBGE/2018[3]) 54 449 hab.
Densidade 19,2 hab./km²
Clima Semi-árido
Altitude 398 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,598 baixo
PIB (IBGE/2010[5]) R$ 230 651,000 mil
PIB per capita (IBGE/2018[5]) R$ 4 391,59

Boa Viagem é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado praticamente no centro do estado do Ceará, na microrregião dos Sertão de Canindé mesorregião dos Sertões Cearenses. Possui um aeroporto, o Aeroporto Coronel Virgílio Távora, destinado a aeronaves de pequeno porte.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Boa Viagem faz uma alusão a santa e a uma história de tradição oral, tipo Romeu e Julieta. Sua denominação original era Cavalo Morto e oficialmente desde 1862, Boa Viagem,[6][7] porém em mapas datados de 1800, a cidade já é cartografada como Boa Viagem.[8]

História[editar | editar código-fonte]

Mapa do Ceará feito por Mariano Gregório do Amaral em 1800.

As terras situadas entres as serras de Santa Rita e das Batatas,[9] eram habitadas por etnias de tronco Tupi, como os Kanindé, Carariu, Candodu, Jucá,[10] a partir do século XVII, surge como núcleo urbano, devido as entradas de religiosos, que tinha o intuito de catequizar os indígenas, e as concessões de sesmarias a fazendeiros com o intuito de implementar a pecuária do Ceará, no período econômico de carne de sol e charque.[6]

Formação administrativa[editar | editar código-fonte]

Antigamente era um povoado denominado "Cavalo Morto", e se transformou em distrito em 1862 já como o nome de Boa Viagem, e em 1864 foi elevada à categoria de vila, sendo desmembrada do município de Quixeramobim. Em 1892, a partir de uma localidade, foi criado o primeiro distrito de Boa Viagem, denominado "Olinda". Em 1931, Boa Viagem é rebaixada a distrito de Quixeramobim. Em 1936, Boa Viagem é novamente elevada à categoria de vila, novamente desmembrada de Quixeramobim, e já é formada por 2 distritos: o distrito-sede (Boa Viagem) e Olinda. Em 1938 é elevada à categoria de cidade, e no mesmo ano, a localidade de Socorro, torna-se o segundo distrito de Boa Viagem, tendo suas terras desmembradas do distrito de Olinda. Em 1943 o distrito de Olinda mudou o nome para "Jacampari", e o distrito de "Socorro" passa a se chamar "Ibuaçu". Em 1951 a localidade Domingos da Costa torna-se o terceiro distrito de Boa Viagem. Em 1963 nasce mais um distrito: Guia. Já em 1999 mais dois distritos: Águas Belas e Ipiranga. Em 2001 são criados mais 5 distritos: Massapê dos Paés, Boqueirão, Várzea da Ipueira, Olho d'Água dos Facundos e Poço da Pedra.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Serrote no Cachoeirão das Almas.

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical quente semiárido.[11] A temperatura media da cidade é de 29 °C, com pluviometria média de 717,7 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.

Além disso, destacam-se os elevados índices de evaporação e evapotranspiração durante todo o ano aliada à irregularidade do regime de chuvas.

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de água são os rios: Quixeramobim, Barra Nova, Barrigas, Boa Viagem, Boa Vista, do Capitão-Mor, Jacaúna, Santo Antônio, São Cosmo, Ipu, Tapera, Rio Conceição de Ibuaçu e diversos riachos que fluem no rio Quixeramobim, que no município é conhecido como Rio Juazeiro. Seus principais reservatórios de água são os açudes: Boa Viagem, Capitão-Mor, Fogareiro, José de Alencar, José Vieira Filho (Vieirão), Monsenhor José Cândido, Presidente Tancredo Neves, Rufino Gomes da Silva e São José.[12]

Relevo e solos[editar | editar código-fonte]

Localizado num território com bastantes variações topográfica, possui várias elevações como as Serras: do Barbatão, do Gavião, Santa Rita, Riachos, Trapiá dos Cachorros, da Conceição, Fernandes, Porcos, Barrigas, Estreito, Capitão-Mor, Ipu, São Cosme, Santo Antônio e Amaro.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação é típica das áreas semi-áridas dos sertões do Ceará, composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa, com árvores de pequeno porte: marmeleiro, jurema, pau branco, angico, aroeira, pereiro, juazeiro e várias espécies de cactus.

Subdivisão[editar | editar código-fonte]

A área territorial do Município de Boa Viagem é formada por 13 distritos, sendo que um, de acordo com a lei Orgânica, foi escolhido como a sede administrativa[6]:

  • Águas Belas;
  • Boa Viagem (sede);
  • Boqueirão;
  • Domingos da Costa;
  • Guia;
  • Ibuaçu;
  • Ipiranga;
  • Jacampari;
  • Massapê dos Paes;
  • Olho d'Água do Bizerril;
  • Olho d'Água dos Facundos;
  • Poço da Pedra;
  • Várzea da Ipueira.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Águas Belas[editar | editar código-fonte]

Águas Belas é um dos 13 distritos de Boa Viagem, criado em 1999 sua distância de sede é 54 km. localizada no noroeste do município, seus limites são: ao norte, Jacampari e Ibuaçu; a leste, Guia; ao sul, Guia e o distrito-sede; e a oeste o município de Monsenhor Tabosa. Águas Belas tem, em sua sede 353 habitantes, e no total de sua área, 2500 habitantes.

Boa Viagem (distrito-sede)[editar | editar código-fonte]

O distrito-sede de Boa Viagem é, obviamente, o maior distrito do município e possui mais de 300 ruas. Antigamente tinha o nome de Cavalo Morto, e em 1862 se tornou distrito quixeramobinense, já com o atual nome de Boa Viagem. Em 1864 já era um distrito notável e com uma população maior que muitas cidades cearenses, então o distrito Boa Viagem se tornou cidade anexando boa parte do território de Quixeramobim. Em 1892 foi criado o distrito Olinda levando quase metade da área de Boa Viagem. Em 1931 Quixeramobim anexa todo o território boa-viagense, e tanto o distrito-sede quanto Olinda se tornaram distritos de Quixeramobim, mas em 1938 é novamente elevada à cidade, e desde então o distrito-sede vem crescendo sem parar. O distrito-sede boa-viagense é dividido em 16 bairros:

  1. Alto da Queiroz
  2. Alto do Motor
  3. Boaviaginha
  4. Centro
  5. Fátima
  6. Floresta
  7. José Rosa
  8. Osmar Carneiro
  9. Padre Paulo
  10. Ponte Nova
  11. Recreio
  12. Tibiquari
  13. Várzea do Canto
  14. Vila Azul
  15. Vila Holanda
  16. Oseias Facundo

As divisas do distrito-sede são: ao norte, Águas Belas, Guia, Olho d'Água dos Facundos, Várzea da Ipueira, e Boqueirão; ao leste, o município de Quixeramobim; ao sudeste Domingos da Costa; ao sul, o município de Pedra Branca; ao sudoeste, Ipiranga; e ao oeste, o município de Monsenhor Tabosa.

Boqueirão[editar | editar código-fonte]

Boqueirão é um dos 13 distritos de Boa Viagem, criado em 2001, com terras desmembradas do distrito de Ibuaçu e do distrito-sede. Boqueirão fica localizado no leste do município, e sua distância à sede é de 42 km. O distrito limita-se a norte e leste com Madalena; a oeste com os distritos Ibuaçu, Poço da Pedra e Várzea da Ipueira; e ao sul com o distrito-sede. Na sede do distrito de Boqueirão tem 349 habitantes.

Guia[editar | editar código-fonte]

Guia é um dos 13 distritos de Boa Viagem, criado em 1963, e sua distância à sede é de 39 km. Guia é localizada no centro-oeste do município, e seus limites são, ao norte, Ibuaçu; a leste, Poço da Pedra e Olho d'Água dos Facundos; ao sul, o distrito-sede; e a oeste, Águas Belas. Guia tem, em sua sede 466 habitantes. Guia foi o 5º distrito de Boa Viagem a ser criado (atrás do distrito-sede, Jacampari, Ibuaçu e Domingos da Costa).

Ibuaçu[editar | editar código-fonte]

Ibuaçu, do tupi guarani Ibu = Baía; Açu = Grande, por tanto "Baía grande ou Grande Baía" é um dos 13 distritos de Boa Viagem, e sua localização está a 52 km da sede, na região norte do município. O acesso deste à sede se dá por meio da CE-265, que o liga à rodovia BR-020, e esta o liga à sede. Os limites de Ibuaçu são: ao norte, o distrito de Massapê dos Paés; ao leste, o distrito Boqueirão, e o município de Madalena; ao sul, os distritos Guia e Poço da Pedra; e a oeste, os distritos Águas Belas e Jacampari (distrito do qual o mesmo foi desmembrado). A economia é basicamente a agricultura, pecuária e pequenos comércio existentes na região. Entre as atrações desse pequeno distrito destaca-se o grande açude local, o qual em certas estações serve como balneário, para entretenimento dos habitantes locais, de outros distritos e até outros municípios. Serve também como fonte de renda para pescadores do distrito e de outros lugares. Também consta a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como um dos lugares-ícone de Ibuaçu, no qual o mesmo recebeu o nome de "Socorro" em homenagem a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro introduzida no distrito por seu fundador João Raimundo do Nascimento no dia 7 de setembro de 1917. João Raimundo do Nascimento, sua esposa e seus filhos chegaram ao distrito no ano de 1908 e no ano de 1917 doou um terreno para a construção da capela. A festa de sua Padroeira é realizada exatamente em homenagem a chegada de sua imagem no distrito. Entre seus pontos mais elevados estão a Serra das Vertentes, próxima a Ibuaçu e a Serra de Santo Antônio, próxima à localidade de Sapoti. Entre suas muitas comunidades podemos citar Conceição, Ibuaçu, Lagoa dos Filós, Ladeira Vermelha, Malvinas, Olho d'Água Grande, Santo Antônio dos Sandres e Sapoti. Conceição poderá vir um dia a se tornar um distrito, pois é um dos maiores povoados, Ibuaçu tem, em sua sede 390 habitantes.

Jacampari[editar | editar código-fonte]

Jacampari é um dos 13 distritos de Boa Viagem, criado em 1892, com o nome de Olinda e o distrito mais antigo da cidade (fora o distrito-sede). Em 1931 Olinda foi transferida do extinto município de Boa Viagem para Quixeramobim. Em 1936, Olinda e Boa Viagem novamente se desmembraram de Quixeramobim para novamente formar o município de Boa Viagem. Em 1943 Olinda muda o nome para Jacampari. Jacampari é também o distrito mais longe da sede do município (72 km), e além disso é o distrito que fica em maior altitude (seguido de perto por Guia). Seus limites são: ao norte, Massapê dos Paés e o município de Santa Quitéria; a leste, Ibuaçu; ao sul, Águas Belas; a oeste, o município de Monsenhor Tabosa. Jacampari tem, em sua sede 289 habitantes.

Massapê dos Paés[editar | editar código-fonte]

Massapê dos Paés é um dos 13 distritos de Boa Viagem, sendo um dos mais jovens (criado em 2001). Seu nome é proveniente dos massapês (qualidade de barro existente na região) e dos Paés, sobrenome dos primeiros habitantes. Sua localização é no Norte do município e sua distância à sede é uma das maiores entre os distritos (aproximadamente 70 km). Desmembrado do distrito de Ibuaçu, seus limites são: ao norte e a oeste, o município de Santa Quitéria; ao sul, o distrito de Ibuaçu; a leste os municípios de Madalena e Itatira. O distrito fica no extremo norte do município. pouco sabe-se sobre esse distrito, mas é certo que ele tenha (em sua sede) 385 habitantes. Como a maioria dos distritos boa-viagenses, sua maior fonte de renda são a agricultura e a pecuária. É lá que é sediada a EEF Manoel Rodrigues Paé. Entre suas atrações turísticas podemos citar a quadra poliesportiva existente na região, entre a igreja local e a escola. Suas maiores elevações são a Serra do Valdemiro, que divide Massapê de Lagoa dos Filós, e Serra dos Picos, próxima à localidade de Santa Maria (na divisa com o município de Itatira). Entre suas comunidades podemos citar: Alto Grande, Belém dos Biés, Boa Vista, Lages dos Sousa, Massapê dos Paés, Passagem Funda, Santa Maria, e Trapiá.

Olho d'Água dos Facundos[editar | editar código-fonte]

Olho d'Água dos Facundos é um dos 13 distritos de Boa Viagem, criado em 2001, e sua distância à sede é de 28 km. Tem esse nome devido a um olho d'água existente na região, e devido aos Facundos, sobrenome dos primeiros habitantes. Localizado no centro do município, seus limites são: a norte, Poço da Pedra; a leste, Várzea da Ipueira; a sul, o distrito-sede; e a oeste, Guia. Olho d'Água dos Facundos, tem, em sua sede, 134 habitantes.

Economia[editar | editar código-fonte]

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Os principais produtos produzidos no município são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, mamona e mandioca. Existe ainda o cultivo de fruticultura e hortaliça.

Boa Viagem, antes do aparecimento da praga do Bicudo, por volta de 1986, configurava entre os dez maiores municípios produtores de algodão do estado. Em 1973, por exemplo, produziu um milhão de arrobas.

Comércio[editar | editar código-fonte]

A economia do município de Boa Viagem, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Boa Viagem, depende principalmente, no setor terciário, do (comércio e dos serviços) que são responsáveis por uma graipal, além de ocupar grande parte da população economicamente ativa.

O comércio do município está concentrado no Centro da cidade, onde recebe semanalmente milhares de moradores das áreas rurais e de municípios vizinhos como: Madalena, Pedra Branca e Monsenhor Tabosa.

Dentre as empresas deste setor, destacam-se os atacadistas, que abastecem os pequenos estabelecimentos comerciais dos distritos e dos municípios vizinhos, e os estabelecimentos de comércio varejista, que estão voltados, basicamente, para os moradores da cidade e da zona rural.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Embora ainda inexplorado o turismo no Município de Boa Viagem apresenta um grande potencial, especialmente para os de negócios, eventos, agroturismo, ecoturismo, aventura, religioso e arqueológico. Por conta do clima da região em que se localiza a prática de esportes radicais como: voo livre, parapente, rally, asa-delta, trekking, orientação e rapel são favorecidas.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Cachoeira dos Ferreiras;
  • Cachoeira do Sibiró;
  • Cachoeira das Almas;
  • Serra do Facão;
  • Serra da Núbia;
  • Serra do Saco;
  • Serra do Calugi;
  • Inscrições rupestres;
  • Museu Prof. Cícero Pinto do Nascimento;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem;
  • Paisagem Arquitetônica da Lagoa do Cavalo Morto;
  • Monumentos de Antonio Domingues Augustinha e o Cavalo Morto;
  • Obelisco do Centenário;
  • Busto do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima;
  • Busto de José de Queiroz Sampaio ;
  • Busto do Vereador José Vieira de Lima;
  • Busto de João Amaro & Izabel Rodrigues;
  • Monumento do Encontro-das-Estradas-Cearenses;
  • Fonte Luminosa;
  • Triangulo Maçônico;
  • Imagem de Nossa Senhora de Boa Viagem;
  • Imagem do Sagrado Coração de Jesus;
  • Imagem da Crucificação;
  • Pavilhão da Bandeira do Município;
  • O Mercado Público Samuel Alves da Silva;
  • Parque de Vaquejadas e Eventos José Vieira de Lima;
  • Parque de Exposições Agropecuárias Joaquim Viera Lima.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Os principais eventos culturais são:

Política[editar | editar código-fonte]

Prédio da Prefeitura Municipal de Boa Viagem.

A administração municipal localiza-se na sede: Boa Viagem.

Ver artigo principal: Lista de prefeitos de Boa Viagem

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade é a casa do Boa Viagem Esporte Clube, o Galo do Sertão, que manda os seus jogos no Estádio Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, apelidado pelos torcedores e imprensa esportiva como "Serjão";

Além de várias quadras cobertas espalhadas pelos bairros,

Boa Viagem é única da região que possui um Centro de Esportes, inclusive já houve competições regionais transmitidas pela TV Verdes Mares.

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Boa Viagem tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (18 janeiro. 2018). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE (R.PR-5/02). Consultado em 18 de janeiro de 2018 
  3. «Censo Populacional 2018». Censo Populacional 20108. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 18 de janeiro de 2018. Consultado em 18 de janeiro de 2018 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2018. Consultado em 9 de setembro de 2018 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2010». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 9 de setembro de 2013 
  6. a b c http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/boaviagem.pdf
  7. http://www.ceara.com.br/m/boaviagem/index.htm
  8. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart511693.jpg
  9. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart249891.jpg
  10. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  11. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm
  12. http://www.cprm.gov.br/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.