Boqueirão (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Boqueirão, veja Boqueirão (desambiguação).
Boqueirão (Santos)
—  Bairro do Brasil  —
População
 - Total 40 mil (em 2 006)[1]
Fonte: Não disponível

Boqueirão é um bairro nobre localizado na zona leste da cidade paulista de Santos[2]. Bairro autossuficiente e com grande infraestrutura, o Boqueirão conta com hospitais, universidades e escolas, supermercados, farmácias, agências bancárias, bares, ruas arborizadas e casas bem cuidadas[1]. É um bairro tipicamente residencial e comercial[3].

"Boqueirão" significa caminho que vai para o mar. Assim era chamado o lugar da praia onde desembocava o antigo Caminho Velho da Barra, hoje as ruas Luís de Camões e Osvaldo Cruz. Naquela época, era a única entrada ao mar. Por ali passavam bondinhos puxados por burros, poucos carros e pedestres a caminho da praia.

Conhecido anteriormente como Boqueirão da Barra, passou a ser chamado apenas como Boqueirão a partir de 1840. Era nesse bairro que se localizava a propriedade do naturalista Júlio Conceição, um exótico jardim botânico conhecido como Parque Indígena, nos anos 30.

A praia do Boqueirão foi a primeira a receber turistas de outros locais para lazer e banhos de mar.

Foi também no bairro do Boqueirão que se construiu o primeiro grande centro comercial de toda América Latina, o Super Centro Comercial do Boqueirão, com 205 lojas, inaugurado em 1963, e funcionando até hoje.

Hoje os imóveis do bairro estão supervalorizados em razão do "boom" imobiliário pelo qual passa a Baixada Santista. Embora o bairro ainda seja habitado pelas famílias tradicionais da cidade, o número de pessoas de classe alta oriundas de São Paulo que adquirem imóveis no bairro vem crescendo nos últimos anos.

O bairro é citado na música Lá Vem o Alemão, do extinto grupo Mamonas Assassinas.

Na manhã do dia 13 de agosto de 2014 o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da república, Eduardo Campos morreu, após o jato que o levava à compromissos políticos no Guarujá, cair em uma área residencial no bairro do Boqueirão.

Referências

  1. a b Novo Milênio. "http://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro06a.htm". Acesso: 12 de dezembro, 2012.
  2. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25 de outubro de 2010). «Conheça o seu bairro». Consultado em 2 de dezembro de 2010 
  3. Novo Milênio. "http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0100b19c.htm". Acesso: 12 de dezembro, 2012. Texto publicado em 21/10/1982 no jornal A Tribuna de Santos.
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.