Borboleta (natação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O estilo borboleta (também conhecido como golfinho ou mariposa) é um estilo de natação relativamente novo. Seu nascimento ocorreu em função das incertezas do regulamento do nado peito. Isso porque, até a década de 1950, o deslocamento dos braços para frente não estava previsto nas regras da Federação Internacional de Natação, gerando semelhança entre os dois estilos. A invenção do estilo borboleta moderno, de maneira completa (com braços e pernas nadando como hoje), é creditada ao nadador japonês Jiro Nagasawa.[1]

O Hall da Fama Internacional de Natação diz que o inventor do movimento com os braços do nado borboleta foi o australiano Sydney Cavill, enquanto outros dizem que foi alemão Erich Rademacher, e outros ainda falam no estadunidense Henry Myers. Já o movimento das pernas, que se parece com o de um golfinho, foi pensado por um físico chamado Volney Wilson, que estudava no aquário de Chicago. Segundo o mesmo Hall da Fama, o primeiro a unir braços e pernas para criar o estilo borboleta foi o japonês Jiro Nagasawa.[2]

Estilo[editar | editar código-fonte]

Historicamente o nado atual nasceu do nado clássico (peito), evoluiu para o nado borboleta (com perna de peito e braço apresentando o movimento simultâneo com recuperação aérea) e, então, para o nado golfinho, com ondulação do corpo e movimentos simultâneos verticais das pernas. Em competição, as provas, no Brasil, são chamadas de borboleta, podendo também ser chamado de nado golfinho. O nado borboleta assemelha-se ao crawl. As pernas e os braços movem-se de modo parecido, com a diferença de que as pernas e os braços se mexem ao mesmo tempo.

Nesse estilo, também não há uma compensação de ombros, isto é, o nadador não realiza o movimento rotatório dos ombros e dos quadris, quando ocorrer a passagem da água. Por isso, ele exige do nadador mais força para enfrentar a resistência da água e é também bastante cansativo.

O estilo borboleta ou golfinho

Respiração[editar | editar código-fonte]

No nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água. Nesse momento, o nadador tem uma boa oportunidade para respirar. O rosto do nadador retorna a água um pouco antes das mãos completarem a braçada. Logo que as mãos entram na água, o nadador começa a expirar lentamente.

Saída[editar | editar código-fonte]

A saída do nado borboleta também é feita do bloco de partida. Após o mergulho, o nadador mantém os braços à frente e realiza uma forte batida de pernas.

Virada[editar | editar código-fonte]

Na virada, o nadador tem que tocar as bordas com as duas mãos ao mesmo tempo, e no mesmo nível. Ao tocar a borda onde é localizado um sensor, o nadador não deve deixar que o corpo chegue muito perto. Depois de tocar na borda com as duas mãos, o braço do lado o qual o corpo vai virar é lançado de volta à piscina com o cotovelo flexionado. A outra mão empurra a borda para jogar a cabeça e os ombros na direção oposta, ao mesmo tempo em que os joelhos são flexionados e trazidos por baixo do corpo até que os pés toquem na borda.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Passages: Butterfly Inventor Jiro Nagasawa, 78 (em inglês)
  2. Bernardo, Kaluan (13 de agosto de 2016). «Reportagem do site Free the Essence». Free the Essence. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]