Bougainvillea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaBougainvillea
Bougainvillea sp.
Bougainvillea sp.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Nyctaginaceae
Género: Bougainvillea
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Bougainvillea

Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares, como primavera, três-marias, juá-francês, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel. Também são encontradas em diversas cores como branca, roxa, rosa claro, rosa, vermelha, amarela, laranja e diversas outras, simples ou com duas cores. O maior exemplar conhecido de buganvília do mundo está localizado à beira do lago Guanabara, no município de Lambari, no sul de Minas Gerais; de tão grande, virou árvore frondosa de 18 metros de altura. Arbusto ótimo para bonsai.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma das características mais marcantes dos vegetais do gênero Bougainvillea é a presença de brácteas, as quais são folhas modificadas de cores chamativas que visam à atração de polinizadores. Devido a tais características,costumam ser confundidas com pétalas.[1] As verdadeiras pétalas são amarelo-esbranquiçadas e compõem flores diminutas.

Seu caule apresenta espinhos verdadeiros, isto é, que são vascularizados e danificam tecidos subjacentes se removidos, ao contrário dos acúleos das rosas. As folhas de exemplares desse gênero são do tipo simples, oval, de nervuras reticuladas e extremidades lisas. Dispõem-se no caule de modo alternado.

Trata-se de trepadeiras lenhosas que podem alcançar 15 m de altura. Essas angiospermas apresentam maior desenvolvimento ao ficarem expostas a grande luminosidade solar, de modo que, quanto maior a incidência de luz proveniente do Sol sobre ela, mais flores são apresentadas.[2][3]

Espécies e híbridos[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Híbridos[editar | editar código-fonte]

  • B. x buttiana (glabra x peruviana)
  • B. x spectoperuviana (spectabilis x peruviana)
  • B. x spectoglabra (spectabilis x glabra)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bougainvillea
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Modificações foliares. Principais modificações foliares». Brasil Escola. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  2. «Primavera - Bougainvillea sp | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  3. «Como cuidar de sua bougainvillea». Detalhes Mágicos. 5 de janeiro de 2013. Consultado em 13 de janeiro de 2019