Renaissance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Boulders)
 Nota: Para outros significados, veja Renaissance (desambiguação).
Renaissance
Renaissance
Renaissance, 2012. Clockwise from upper left: Jason Hart, David J. Keyes, Rave Tesar, Frank Pagano, Michael Dunford, and Annie Haslam.
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) Rock progressivo
Folk rock
Período em atividade 1969-1987, 2000-2002, 2009-presente
Gravadora(s) Island Records, Elektra Records
Ex-integrantes ver seção integrantes
Página oficial www.renaissancetouring.com

Renaissance é uma banda de rock progressivo do Reino Unido popular nos anos 1970. Considerada uma das melhores bandas progressivas nesse período ao lado de Yes, Pink Floyd, Genesis, Camel, Focus, Eloy e Gentle Giant.

História[editar | editar código-fonte]

Os ex-membros da banda The Yardbirds Paul Samwell-Smith, Keith Relf e Jim McCarty organizaram um novo grupo dedicado à experimentação entre rock, música folclórica e música erudita. Juntamente com o baixista Louis Cenammo, o pianista John Hawken e a vocalista Jane (irmã de Relf) lançaram dois álbuns com a Elektra Records e Island Records, mas logo se dissolveram, deixando McCarty para reformular uma nova formação para a banda, na qual entraram e saíram vários membros. Apesar disso, logo depois McCarty também deixou o grupo.

A nova formação, provavelmente a mais famosa na história da banda, consistia de Annie Haslam no vocal, Michael Dunford no violão, John Tout no piano, Jon Camp no baixo e vocal e Terry Sullivan na bateria. Lançaram Prologue em 1972, com músicas escritas por Dunford e McCarty e letras pela poetisa Betty Thatcher.

Nos anos 1970 a banda teve uma carreira bem sucedida comercialmente. Influenciados pela música erudita, incluiam em suas canções referências a compositores como Bach, Chopin, Albinoni, Debussy, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov e Prokofiev, entre outros. De 1973 a 1977, eles lançaram 4 ótimos álbuns de estúdio e um ao vivo: Ashes are Burning (73), Turn of the Cards (74), Scheherazade and Other Stories (75), Live at Carnegie Hall (76) e Novella (77).

O Renaissance emplacou a canção "Northern Lights" em 1978, retirada do álbum A Song for All Seasons, mas o mesmo não aconteceu com o álbum seguinte de 1979, Azure D'or, o qual deixou os fãs infelizes com a mudança no som da banda, que abandonou os arranjos orquestrais e passou a utilizar sintetizadores, um caminho seguido pela maioria das bandas de rock progressivo da época. Camp assumiu mais responsabilidade na composição, e Tout e Sullivan deixaram a banda. Haslam, Dunford e Camp lançaram dois álbuns nos anos 1980 e se separaram em 1987.

No final dos anos 1990, Haslam e Dunford formaram suas próprias bandas utilizando o nome Renaissance, lançando álbuns com diferentes formações. A banda se reuniu em 2002 para gravar o álbum Tuscany e se apresentar em um concerto na Astoria em Londres antes de partir para uma pequena turnê no Japão. Annie Haslam então anunciou que a reunião não seria continuada.

Em 2005, com a banda Renaissant, Terry Sullivan gravou o álbum South of Winter, ao estilo Renaissance, com letras por Betty Tatcher e contribuições no teclado por John Tout, que faleceu no dia 1º de maio de 2015, em Londres.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

- Album remasterizado para cd em 1997. No Brasil, foi lançado neste mesmo ano pela Abril Music.

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]