Boulevard Saint-Denis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boulevard Saint-Denis
Paris,  França
Boulevard Saint-Denis
Boulevard Saint-Denis em Paris, vista do lado norte. Ao fundo à esquerda a Porte Saint-Denis, à direita a Porte Saint-Martin.
Inauguração 1670-1676
Extensão 210 m
Largura da pista 37 m
Início 359, rue Saint-Martin

1, rue du Faubourg-Saint-Martin

Fim 252, rue Saint-Denis

2, rue du Faubourg-Saint-Denis

O Boulevard Saint-Denis é uma via localizada nos limites do 2.º e 3.º arrondissements de Paris ao sul e 10.º arrondissement ao norte.

Localização e acesso[editar | editar código-fonte]

Faz parte da cadeia dos Grands Boulevards composta, de oeste a leste, pelos boulevards de la Madeleine, des Capucines, des Italiens, Montmartre, Poissonnière, Bonne-Nouvelle, Saint-Denis, Saint-Martin, du Temple, des Filles du Calvaire e Beaumarchais.

É a seção dos Grands Boulevards situada entre a Porte Saint-Martin e a Porte Saint-Denis.

Este local é servido pela estação de metro Strasbourg - Saint-Denis.

Painel História de Paris
"Les Grands Boulevards"
Painel História de Paris
"Porte Saint-Denis"

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O boulevard deve o seu nome à vizinha Rue Saint-Denis, que o detém pelo fato de ser a estrada que leva diretamente da Pont au Change à cidade de Saint-Denis, onde ficava a necrópole dos reis da França.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Boulevard e rue Neuve-d'Orléans no Mapa de Turgot.

O Boulevard Saint-Denis foi perfurado por volta de 1660 no local do Muro de Carlos V que se tornou obsoleto. A implantação e plantação deste boulevard foram ordenadas por cartas patentes do mês de julho de 1676.

Uma decisão ministerial de 28 do Messidor Ano X (17 de julho de 1802), assinado Chaptal, determina o alinhamento desta avenida, que, de 1826 a 1828, foi alargada em 10 metros do lado esquerdo. As propriedades do lado dos números ímpares estão alinhadas, exceto a que forma a esquina da Rue Saint-Martin. As casas do lado dos números pares dependiam da Rue Neuve-d'Orléans, que, mais baixa que o bulevar, era separada dela por um muro de contenção. Esta rua existe desde o século XVI. O muro foi destruído durante um grande trabalho de nivelamento realizado em 1826, e a Rue Neuve-d'Orléans foi integrada ao boulevard.[1] Durante a Revolução de Julho, a via foi palco de confrontos entre os insurgentes e a tropa. Um decreto real de 6 de maio de 1836 fixa definitivamente para esta via pública um novo alinhamento que traz a largura do boulevard para 37 metros.

Edifícios notáveis e lugares de memória[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Louis Lazare; Félix Lazare (1844). Dictionnaire administratif et historique des rues de Paris et de ses monuments. [S.l.]: Éditions Maisonneuve et Larose 

Referências

  1. Lazare, Félix; Lazare, Louis. Dictionnaire administratif et historique des rues de Paris et de ses monuments 🔗 (em francês). [S.l.: s.n.] .
  2. Ministère français de la Culture. «PA00086513». Mérimée (em francês)  .
  3. Ministère français de la Culture. «PA00086512». Mérimée (em francês)  .
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Boulevard Saint-Denis