Boyd Alexander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boyd Alexander
Boyd Alexander
Nascimento 16 de janeiro de 1873
Cranbrook, Kent, Inglaterra
Morte 2 de abril de 1910 (37 anos)
Ocupação Exploração e Ornitologia

Boyd Alexander (16 de janeiro de 1873 - 2 de abril de 1910) foi um oficial do Exército Britânico, explorador e ornitólogo britânico

Alexander foi membro de uma expedição que percorreu África, desde o rio Niger até ao rio Nilo, explorando a área do Lago Chade. Alexander foi acompanhado pelo seu irmão Claud, pelo Capitão G. B. Gosling e por José Lopes. Em fevereiro de 1904 partiram da foz do rio Niger, viajando rio acima em direcção a Lokoja. Claud morreu em Outubro devido a febre tifóide depois de examinar a zona de Murchison Range. Boyd e Gosling exploraram a área em redor do lago Chade. Gosling morreu em junho de 1906, em Niangara, devido a malária. Então, Boyd segui pelo rio Kibali, alcançando, no final do ano, o Nilo, e retornou a Inglaterra em fevereiro de 1907. No final desse ano, Alexandre publicou o relato da viagem em From The Niger To The Nile.

Em 1908 foi premiado com a Medalha de Ouro da Royal Geographical Society "por estes três anos, viajando através de África, desde o Niger até ao Nilo."

Alexander e Lopes novamente viajaram até África em 1909. Visitaram a tumba de Claud em Maifoni (em Bornu) e depois continuaram até Ouadai. Boyd foi assassinado nuna disputa com tribos locais, perto de Nyeri. O seu corpo foi resgatado por soldados franceses e enterrado perto de seu irmão, em Maifoni.

Referências[editar | editar código-fonte]