Saltar para o conteúdo

Braço de Carina–Sagittarius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrutura observada dos braços espirais da Via Láctea.

O Braço de Carina–Sagittarius (também conhecido como o Braço de Sagittarius) é um dos braços espirais de nossa galáxia, a Via Láctea. Um braço espiral é uma agrupação de estrelas em forma de curva e alongada, que se afasta do centro galáctico. Estas estruturas abrigam grandes populações da ordem de bilhões de estrelas, e o Braço de Carina–Sagittarius é uma das maiores da nossa galáxia.

A Via Láctea é uma galáxia espiral barrada, de modo que os braços espirais emergem de uma barra central; de maneira diferente, em uma galáxia espiral os braços parecem ter nascido diretamente do núcleo galáctico. O extremo interior do Braço de Carina–Sagittarius se conecta a um extremo da barra central, o que faz, juntamente com o Braço de Norma, o maior da galáxia.

O Braço de Carina–Sagittarius está localizado entre o Braço de Scutum-Crux e o Braço de Órion (este último é onde se encontra o nosso Sol). Recebe seu nome porque está localizado muito perto da constelação de Sagitário (observada no céu noturno da Terra), em direção ao centro galáctico.

Será que o braço existe para todos?

[editar | editar código]

Recentemente tem sido sugerido que o Braço de Carina–Sagittarius não existe para todos e é simplesmente uma concentração de gás e estrelas recém-formadas.[1]

Objetos visíveis

[editar | editar código]

Um certo número de objetos Messier, que são visíveis através de um telescópio amador ou binóculos, são encontrados no Braço de Carina–Sagittarius.

Outras fontes

[editar | editar código]

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. Shiga, David (3 de junho de 2008). «Two of the Milky Way's spiral arms may be 'demoted'». NewScientist 

Ligações externas

[editar | editar código]
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto do céu profundo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.