Brabante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Ducado de Brabante. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde outubro de 2016)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Armas dos duques de Brabante

Brabante é uma região situada entre a actual Bélgica e os Países Baixos, que pertencia ao condado de Brabante. Abrangia a atual província neerlandesa de Brabante Setentrional, as atuais províncias belgas de Antuérpia, Brabante Valão, Brabante Flamengo, o território atual da cidade de Gembloux e da comuna de Sombreffe na Província de Namur, assim como da Região de Bruxelas.

A origem do nome crê-se estar ligada à lenda de Sílvio Brabo, mítico soldado romano.

Do século IX ao século XI, a região constituía a província carolíngia denominada pago Bracbatense (pagus Bracbatensis) e tinha como limites os rios Escalda e Dijle.

Em 1085 constituiu-se condado, ainda com as mesmas fronteiras. O domínio é atribuído a Henrique III de Lovaina.

Em 1183 foi formalmente criado o Ducado de Brabante, tendo o imperador Frederico I da Germânia distinguido Henrique I com o título de Duque de Brabante. Henrique era filho de Godofredo III de Lovaina, Duque da Baixa Lotaríngia.

Em 1288, após a Batalha de Worringen, os duques de Brabante passaram a dominar também o ducado do Limburgo.

Em 1430 Filipe, o Bom, da Borgonha, herda os ducados da Lotaríngia, Brabante e Borgonha.

Em 1477 o domínio passa para os Habsburgos.

Ver também[editar | editar código-fonte]