Braco alemão de pelo curto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Braco alemão de pelo curto
Braco Alemão de Pêlo Curto adulto
Nome original Deutsch Kurzhaar
Outros nomes Braco alemão de pêlo curto
Perdigueiro
Pointer alemão
País de origem  Alemanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 7 - Cães de parar ou cães apontadores
Seção 1 - Cães Apontadores
Estalão #119 25 de outubro de 2000

Braco alemão de pelo curto[Nota] (em alemão: Deutsch Kurzhaar) é uma raça de cães desenvolvida na Alemanha por volta do século XVII pelos caçadores flamengos.[carece de fontes?] Recebeu o apelido de "perdigueiro" por ter sido utilizado na caça de perdiz.

Até a década de 1800 seus exemplares eram tidos como atarracados, o que levou ao cruzamentos com pointers ingleses na busca por animais mais leves, atléticos e de musculatura forte. Estes são considerados farejadores excepcionais, recolhedores de presas e pragas, como raposas e guaxinins. Na história deste canino destaca-se o fato de participar do Campeonato Mundial de Corrida de Pulka como uma das raças mais comuns, no qual puxa trenós seguido por seu parceiro em um esqui.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede entre os 58 - 64cm (machos) e entre os 53 - 59cm (fêmeas) na cernelha. O peso nos machos varia entre os 25 Kg - 31 Kg e nas fêmeas entre os 20 Kg-27Kg. A pelagem é curta, áspera e lisa. A coloração pode ser: a) uniforme de cor castanha; b) ruão/pintado castanho (cor castanho com manchas e/ou riscas brancas; c) ruão preto (preto com manchas brancas e/ou riscas brancas).

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Braco alemão de pelo curto
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.