Braco alemão de pelo curto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Braco alemão de pelo curto
Braco Alemão de Pêlo Curto adulto
Nome original Deutsch Kurzhaar
Outros nomes Braco alemão de pêlo curto
Perdigueiro
Pointer alemão
País de origem  Alemanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 7 - Cães de parar ou cães apontadores
Seção 1 - Cães Apontadores
Estalão #119 25 de outubro de 2000

Braco alemão de pelo curto[Nota] (em alemão: Deutsch Kurzhaar) é uma raça de cães desenvolvida na Alemanha por volta do século XVII pelos caçadores flamengos.[1] Recebeu o apelido de "perdigueiro" por ter sido utilizado na caça de perdiz.

Até a década de 1800 seus exemplares eram tidos como atarracados, o que levou ao cruzamentos com pointers ingleses na busca por animais mais leves, atléticos e de musculatura forte. Estes são considerados farejadores excepcionais, um cão que pode ser usado em diversos tipos de caçadas, tanto a animais de penas como de pêlo. Hábil apontador, bom retriever e destemido com rios ou lagos. Conhecido também como Kurzhaar, tem sua origem ligada aos pointers espanhóis que teriam sido acasalados com cães de faro (como os ancestrais do Bloodhound). Segundo outras fontes, o Braco Alemão teria sido o desenvolvido a partir de cruzamentos do Braco Italiano e de cães caçadores espanhóis. De aparência elegante, tamanho menor, mais rústico e resistente do que o Pointer Inglês, este versátil caçador foi levado para os EUA apenas na década de 1920, e logo tornou-se muito popular sendo apreciado pelos caçadores por sua versatilidade e energia.

Características de Personalidade[editar | editar código-fonte]

Extremamente hábil na caça de patos, gansos e faisões, pode ser usado também na caça a animais de pelo e atua bem tanto na terra quanto na água. É um cão que foi desenvolvido para caçar perto do dono de quem espera os sinais para "levantar" a caça e trazê-la intacta. No Brasil, em função das restrições à caça é pouco conhecido, mas, os poucos criadores são apaixonados pela raça. Além de suas habilidades como cão de caça, o Braco Alemão é extremamente afetuoso, inteligente, obediente o que fez com que ganhasse destaque também como um animal de estimação. Extremamente afetuoso não é cão que possa ficar "largado" no quintal , porque realmente não suporta longos períodos de solidão. Caso se sinta confinado ou abandonado sem contato com as pessoas da casa pode tornar-se um cão indisciplinado e muito destruidor. Por sua natureza sempre alerta, é um cão de alarme bastante eficiente, apesar disso não se caracteriza como cão de guarda.


Características Físicas[editar | editar código-fonte]

Mede entre os 58 - 64cm (machos) e entre os 53 - 59cm (fêmeas) na cernelha. O peso nos machos varia entre os 25 Kg - 31 Kg e nas fêmeas entre os 20 Kg-27Kg. A pelagem é curta, áspera e lisa. A coloração pode ser: a) uniforme de cor castanha; b) ruão/pintado castanho (cor castanho com manchas e/ou riscas brancas; c) ruão preto (preto com manchas brancas e/ou riscas brancas).

Referências


Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Braco alemão de pelo curto
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.