Braconidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBraconidae
Aleiodes indiscretus wasp parasitizing gypsy moth caterpillar.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Superfamília: Ichneumonoidea
_authority
Família: Braconidae

Braconidae é uma grande família de vespas parasitas. Existem aproximadamente 17 mil espécies reconhecidas e muitas milhares ainda por descrever.[1]

Uma análise chegou a uma estimativa de entre 30 e 50 mil espécies e outras chegou a valores com um intervalo mais reduzido de 42 a 43 mil espécies.[1]

À data de 2013, as espécies estão agrupadas em 47 subfamílias, e mais de mil géneros.[2]

Subfamílias[editar | editar código-fonte]

Parasitismo[editar | editar código-fonte]

A maioria dos Braconidae são parasitoides internos ou externos em outros insetos, especialmente das fases larvais de Coleoptera, Diptera e Lepidoptera. Podem Parasitar também alguns insetos hemimetábolos, como pulgões, Heteroptera ou Embiidina.

As espécies endoparasitoides muitas vezes apresentam elaboradas adaptações fisiológicas para aumentar a sobrevivência de suas larvas dentro do hospedeiro, tais como a co-optação de virus endossimbiontes para comprometer as defesas imunitárias de seu hospedeiro. Estes vírus suprimem o sistema imunológico e permitem que o parasitoide cresça dentro do hospedeiro.

O parasitismo em insetos adultos (em especial, Hemiptera e Coleoptera) também é observado na subfamilia Euphorinae. Alguns membros de duas outras subfamílias (Mesostoinae e Doryctinae) são conhecidos por formar galhas em plantas.

Referências