Branca de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Branca
Princesa da França
Infanta de Castela
Cônjuge Fernando de La Cerda
Descendência Afonso de Lacerda
Fernando de La Cerda
Casa Capeto
de La Cerda
Nascimento início de 1253
  Jafa, Condado de Jafa e Ascalão (atualmente em Israel)
Morte 17 de junho de 1320 (67 anos)
  Paris, França
Enterro Convento dos Cordeliers de Paris
Pai Luís IX de França
Mãe Margarida da Provença

Branca de França (em francês: Blanche; Jafa, 1253Paris, 17 de junho de 1320)[1] [2] foi uma princesa de França por nascimento e infanta de Castela pelo seu casamento com Fernando de La Cerda.

Família[editar | editar código-fonte]

Branca foi a terceira filha e oitava criança nascida do rei Luís IX de França e de Margarida da Provença. Seus avós paternos eram Luís VIII de França e Branca de Castela, e seus avós maternos eram Raimundo Berengário IV da Provença e Beatriz de Saboia.

Ela tinha dez irmãos, que eram: Isabel, rainha de Navarra como esposa de Teobaldo II de Navarra; Luís, herdeiro aparente e regente da França entre 1252 a 1254; o rei Filipe III de França; João Tristão, conde de Valois; Pedro, conde de Alençon; Margarida, duquesa de Brabante; Roberto de França, conde de Clermont; Inês da França, Duquesa da Borgonha, etc.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na data de 28 de setembro de 1266, foi assinado o contrato do casamento entre a princesa e o infante, filho mais velho do rei Afonso X de Leão e Castela e de Iolanda de Aragão, em Saint-Germain-en-Laye, na França. Eles se casaram dois anos depois, em 30 de novembro de 1268, na cidade de Burgos, na atual Espanha. A noiva tinha 15 anos de idade, e o noivo, 13.

O casal teve dois herdeiros. Fernando morreu em 25 de julho de 1275, com apenas dezenove anos de idade. Viúva, Branca não se casou novamente.

Com a morte do marido, ela foi aprisionada em Castela. Em 1277, ela retornou a França, de onde fez o possível para que o direito de seu filho ao trono castelhano fosse reconhecido.

Porém, após a morte do rei Afonso X, em 1284, quem o sucedeu foi o seu segundo filho, Sancho IV de Leão e Castela, e não os filhos de Branca e Fernando.

A princesa faleceu no dia 17 de junho de 1320, no Convento dos Cordeliers de Paris, com aproximadamente 67 anos de idade.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Branca de França

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]