Brasão de Belford Roxo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão das armas do Município de Belford Roxo
Brasão das armas do Município de Belford Roxo
Detalhes
Adoção 2017
Timbre 1993 - Belford Roxo - 2017
Escudo português
Suportes milho e cana-de-açúcar

O Brasão de Belford Roxo é um símbolo do município brasileiro de Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro.

Detalhes do Brasão de Belford Roxo[editar | editar código-fonte]

O Brasão de Belford Roxo, adotado a partir de 6 de fevereiro de 2017 conforme emenda à Lei Orgânica municipal nº 46, após votação na Câmara Municipal de projeto de lei apresentado pelo prefeito Wagner dos Santos Carneiro, é descrito da seguinte forma:

"O Brasão do Município de Belford Roxo, cujo logotipo consta do anexo 1 a esta Lei Orgânica, tem as seguintes características: escudo em formato português com volume nas bordas, incorporando uma curva na parte superior, para receber a coroa prateada de 8 torres, designada para os municípios.

Na base, faixa para receber o nome do município, a data da emancipação e ano de sua construção.

Na lateral direita, ilustração alusiva à cana de açúcar e à esquerda ao milho, representando algumas das culturas desenvolvidas a partir do século XVI que, além de atender o consumo local, era transportada por via pluvial através da ótima malha hídrica da bacia do Rio Sarapuí e do Rio Botas.

Começando a descrição interna do escudo pelo centro superior do Brasão e seguindo sentido horário: A primeira ilustração é de um amanhecer do dia. A força do nosso astro maior sobre a montanha representa o novo tempo para o início para uma nova história da cidade.

A ilustração com laranjais ao lado de uma ferrovia remete aos anos noventa do século XIX que marcam o início desse cultivo que proporciona à Baixada Fluminense um novo desenvolvimento econômico para a área: plantio, cultivo, beneficiamento e transporte de laranja.

A ilustração de uma indústria faz alusão à instalação da Bayer do Brasil em Belford Roxo no período desenvolvimentista contribuindo para a industrialização da região.

A seguir a ilustração de um engenho. Eles foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região da Baixada Fluminense.

Por fim, a ilustração de um rio com uma canoa transportando pessoas faz alusão ao Rio Botas e Sarapuí. As bacias desses rios foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região entre os séculos XVII e XIX."

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Ribeiro, Clovis, Brazões e Bandeiras do Brasil, São Paulo Editora, São Paulo, 1933, pp. 195–204.

Faria, Arcinóe Antônio Peixoto de. Enciclopédia Heráldica Municipalista, São Paulo, 1953,

Mattos, Armando de. Manual de Heráldica, 3ª edição. Porto, Livraria Fernando Machado, 1960.

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.