Brasão de Benevides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Brasão do município de Benevides, foi idealizado em 1968, na administração do Prefeito Claudionor de Lima Begot, pelos senhores Imery Soares Bulcão, Secretário Municipal e Fernando Delmar Barroso Parente, assessor Municipal, tendo sido aprovado por Lei Municipal.

Simbologia

A data de 13 de junho de 1875, lembra a fundação do Núcleo Colonial de Nossa Senhora do Carmo de Benevides.

A data de 30 de março de 1884, ladeada por correntes partidas lembra a libertação dos escravos, e o sol nascente na altura do escudo simboliza a liberdade em Benevides.

O ano de 1954 também inscrito no Brasão foi o da criação do Distrito de Benfica, uma das localidades mais prospéras de Benevides.

A produção agrícola é simbolizada por ramos que representam o dendê, a pimenta do reino e a cana-de-açúcar.

Pequenos retângulos vermelhos representam a fabricação de tijolos, atividade desenvolvida especialmente em Benfica. Diz-se que nas primeiras casas construídas em Belém, foram usados tijolos produzidos nessa localidade.

O ancinho e as máquinas, nas laterais, é uma homenagem ao homem do campo.

A Estrada de Ferro, via que durante muito tempo constitui-se em meio de acesso ao Município, é simbolizada por trilhos que aparecem no alto do escudo.

A Industria é representada por uma grande chaminé.

Ao centro um croquis da antiga Colônia Nossa Senhora do Carmo de Benevides com uma estrela em seu centro simbolizando o Estado do Pará.

As letras IHS simbolizam a religião católica professada por muitos habitantes do município.

Na parte inferior, alguns ramos de flor-de-lis, simbolizando a pureza.

A inscrição “Libertar et Labor”, é o lema do povo Benevidense escrita em latim, significa Liberdade e Trabalho.