Brasão de armas do Quirguistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasão de armas do Quirguizistão
Brasão de armas do Quirguizistão

O brasão de armas do Quirguizistão foi adoptado na sequência da dissolução da União Soviética, em 2 de Junho de 1992.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O brasão de armas tem uma forma circular e ostenta maioritariamente a cor azul, sendo que a luz azul é a cor do Quirguistão, da coragem e da generosidade (patente também na Bandeira do Cazaquistão e no Brasão de armas do Cazaquistão). À esquerda e à direita do brasão de armas, é mostrado trigo e algodão. Na parte superior, o nome do país aparece em quirguiz: "Кыргыз Республикасы" (Quirguizistão Respublikasy), em português: República do Quirguistão.

No meio, ostenta as montanhas Tian Shan, abaixo das quais é mostrado campos. Por trás do panorama montanhoso, vê-se um Sol Nascente. Um pássaro batendo as suas asas está sob este panorama, o que dá a impressão de que o panorama recai sobre os ombros do pássaro.

Antes da independência da URSS, o Quirguistão teve um brasão de armas semelhante a todas as outras repúblicas soviéticas. À semelhança de outras pós-repúblicas soviéticas cujos braços não anteriores à Revolução de Outubro, o actual brasão de armas conserva alguns componentes da União Soviética, neste caso, o trigo, o algodão, o Sol Nascente e o Tien Shan.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.