Brasão de armas do Tajiquistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas do Tajiquistão
Brasão de armas do Tajiquistão
Brasão de armas do Tajiquistão
Detalhes
Detentor Tajiquistão
Adoção 1993
Timbre Um semicírculo e sete estrelas vermelhas com cinco pontos
Escudo Uma coroa aberta, representada esquematicamente com suas bordas vermelhas. Raios de sol nascente, atrás de três montanhas que são representadas pelo marrom e com seus picos nevados e um livro aberto
Suportes Algodão e trigo rodeado por bandeiras da bandeira nacional
Representação do brasão num selo Tadjique de 2006

O brasão de armas do Tajiquistão é uma versão modificada do brasão de armas da antiga república soviética do URSS, utilizado até ao desmembramento da União Soviética em 1991. À semelhança de outras pós-repúblicas soviéticas não anteriores à Revolução de Outubro, o atual brasão de armas conserva alguns componentes da União Soviética.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A coroa no centro do logotipo é o mesmo que a Bandeira do Tajiquistão, e remete para a palavra persa Taj, que significa coroa, a partir do qual o nome do povo tajique deriva, de acordo com uma interpretação. A base do logotipo contém uma representação de um livro e as montanhas Pamir. O logotipo é ladeado por algodão de um lado e trigo do outro, assim como uma bandeira nacional de vermelho, branco e verde, as cores do Tajiquistão, é acondicionada em torno do algodão e do trigo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.