Brasão de armas do Turquemenistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas do Turquemenistão
Brasão de armas do Turquemenistão
Brasão de armas do Turquemenistão
Detalhes
Adoção 2003

O brasão de armas do Turquemenistão foi criado após a independência da União Soviética em 1991.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A estrela de oito pontos de cor verde (conhecida como a estrela Rub El Hizb, um símbolo do Islão), com bordas douradas e no seu centro um círculo, que levam ramos de trigo e algodão, cinco tapetes, e centrado sobre um círculo menor azul contendo um cavalo Akhal-Teke, uma fonte de orgulho para o povo turcomeno. Uma variante do emblema, que incluiu diferentes cores e de forma arredondada, foi utilizado a partir de 1992 até 2004.

Os cinco motivos tradicionais dos tapetes no disco vermelho representam as cinco grandes tribos ou casas, e dos valores tradicionais e religiosos do país. Estas tribos do Turquemenistão em ordem tradicional são:

  • Teke (Tekke)
  • Yomut (Yomud)
  • Arsary (Ersary)
  • Chowdur (Choudur)
  • Saryk (Saryq)

Os Salyr (Salor), uma tribo que diminuiu como resultado da derrota militar antes do período moderno, não está representada, nem várias pequenas tribos ou sub-tribos.

As cores verde e vermelha aparecem neste escudo porque têm sido historicamente veneradas pelos turcomenos. Os elementos centrais são rodeados por trigo que aludem ao hábito de saudar os clientes com pão e sal. Acima do trigo e do círculo vermelho aparece uma lua crescente de cor branca, típica da simbologia turca, e cinco estrelas com cinco pontas cada, também de branco. A lua crescente simboliza a esperança do país para um futuro brilhante e as estrelas representam as cinco províncias (Welayatlar) do Turquemenistão: Ahal, Balkan, Daşoguz, Lebap e Mary.

A maioria dos elementos do brasão de armas estão presentes na bandeira nacional.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da independência da URSS, o Turquemenistão tinha um brasão de armas semelhante a todas as outras repúblicas soviéticas. Um único tapete, que não corresponde a nenhum dos padrões tribais, foi representado no Brasão de armas da RSS Turquemena.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.