Brasil Industrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a agremiação esportiva, veja Brasil Industrial Esporte Clube.
Brasil Industrial
—  Bairro do Brasil  —
[[Imagem:Brasil Industrial.svg|250 px|none|]]
Distritos
Área
 - Total 3,45 km²
População
 - Total 796 hab
    • Densidade 2,12 hab/km2² hab./km²
 - Expectativa de vida ao nascer (anos) 70 anos ao nascer
Domicílios aprox. 350
Alfabetização Erro de expressão: caractere "%" não reconhecido
Energia elétrica (%) 100%
Água encanada (%) 100%
Coleta de lixo (%) 100%
Fonte: Não disponível

Brasil Industrial é um bairro da região administrativa do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.[1]

O bairro apresenta comércios, como fármacias, supermercados, padarias, papelarias, banca de jornais, açougues, sacolão, oficinas mecânicas, academia, video locadora, salões de beleza, dentre outros; Mas por estar próximo a Praça da Febém os moradores se satisfazem com o comércio próximo, que apresenta um comércio mais forte.

Também está presente no bairro desde o ano 2000 a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pelos Padres Agostinianos. A instituição possui ensino médio regular, cursos técnicos, cursos livres e educação de jovens e adultos (eja) Todos os cursos são gratuitos e destinados a população de baixa renda. A instituição encaminha mais de 70% de seus alunos para o mercado de trabalho através empresas parceiras e conveniadas, saiba mais em www.epsa.com.br.

Existem escolas particulares infantis, a S.I.C.R.A.(Sociedade Irmãos das Crianças) uma creche comunitária de crianças, a Escola Municipal União Comunitária que por ter alunos que moram um pouco longe da escola (dos bairros Solar, Vila Corumbiara e etc.) ônibus escolares levam e buscam os alunos em suas casas, a Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel e a Escola Profissionalizante Santo Agostinho.

Contém arborização, e um campo de futebol. Sua grande parte é composta por edificações do tipo casas coloniais.

Suas principais ruas e avenidas são: Avenida Deputado Antônio Lunardi, Avenida Manoel Sales Barbosa, Avenida do Farol, Rua José Ovídio Guerra, Rua Itapetininga e a Rua Sabrina Ferreira de Oliveira. A Avenida Olinto Meireles passando pela Praça da Febém é uma das principais entradas do bairro. A outra entrada que também é muito utizada é pela Avenida João Rolla Filho.

É servido por 03 linhas de ônibus da BHTRANS:

  • 301 Estação Diamante/Novo Sta. Cecília Via Brasil Industrial, que faz conexão com a Estação Diamante passando pelo UPA(Unidade de Pronto-Atendimento)BARREIRO;
  • 327 Estação Barreiro/ Cardoso A, que liga o bairro a Estação Barreiro passando pela Avenida Olinto Meireles, uma das principais da região;

Em que ambas as linha levam os moradores ao Centro, Savassi e Hospitais via Estações Barreiro e Diamante.

  • S32 Cardoso/Itaipu Via Bareiro de Baixo, que liga os Bairros Cardoso e Itaipu passando pelo bairro Brasil Industrial, levando os moradores ao Centro Comercial do Barreiro.

E por duas linhas do DER-MG:

  • 1370 Industrial/Cardoso A Via Metrô Estação Eldorado;
  • 1380 Industrial/Cardoso B Via Metrô Estação Eldorado;

Em que ambas as linhas ligam a Sub-Regional Cardoso ao bairro Industrial passando pelo bairro Brasil Industrial, levando os moradores ao Metrô da Estação Eldorado.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.