Bratmobile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bratmobile
Informação geral
Origem Olympia, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Riot grrrl
Punk rock
Garage rock
Período em atividade 1991 - 1994
1999 - 2003
Gravadora(s) Kill Rock Stars (1991 - 1994)
Lookout! Records (1999 - 2003)
Ex-integrantes Allison Wolfe
Erin Smith
Molly Neuman
Jon Nikki
Audrey Marrs
Marty Violence
Página oficial killrockstars.com/bratmobile

Bratmobile foi uma banda estadunidense de punk rock. A banda pertenceu à primeira geração de bandas Riot Grrrl, que cresceu na cena underground de Washington DC e noroeste dos Estados Unidos. A banda tinha muita influência do indie pop, e também do Britpop e punk rock.

Começo[editar | editar código-fonte]

O Bratmobile foi formado quando Allison Wolfe e Molly Neuman, duas estudantes da Universidade de Oregon, começaram a colaborar para um influente fanzine feminista, chamado de Girl Germs. As duas garotas, sob o nome de "Bratmobile", fizeram o primeiro show da banda no dia 14 de fevereiro de 1991, no Olympia's North Shore Surf Club, ainda como uma dupla, onde Molly e Allison se revezavam na guitarra, bateria, e vocal.[1]

Durante as férias da primavera de 1991, Allison e Molly foram para Washington, DC para seguir o Beat Happening e Nation of Ulysses em turnê, e também para tentarem trabalhar de um novo jeito no Bratmobile que, naquela época, incluia Jen Smith e Christina Billotte na formação. Juntos, eles gravaram e lançaram uma fita cassete intitulada de "Bratmobile DC".

Em dezembro de 1990, Calvin Johnson, um dos membros do Beat Happening, havia apresentado Molly para a guitarrista Erin Smith, durante um show do Nation of Ulysses em Washington, DC. Quando Allison e Molly perguntaram se Erin queria tocar com elas, Erin Smith era, ao lado de seu irmão, a co-autora do Teenage Gang Debs, um fanzine bastante reverenciado e voltado para a cena da música pop. Funcionou, e em julho de 1991, agora como um trio, elas fizeram o primeiro show. A formação da banda era Molly Neuman na bateria, Erin Smith na guitarra e Allison Wolfe como vocalista.

Desde os seus primeiros shows, o Bratmobile foram considerados uma adição importante (e excitante) para a cena fértil do punk rock dos anos 90. De 1991 a 1994, a banda lançou um clássico álbum, o "Pottymouth", e o EP, "The Real Janelle". Ambos pela gravadora Kill Rock Stars.

Hiato[editar | editar código-fonte]

Após o fim da banda, Molly Neuman mudou-se para San Francisco, onde começou a trabalhar na gravadora Lookout! Records (localizada na baía leste), onde hoje ela atua como gerente geral e co-proprietária. Ela também tocou nas bandas The PeeChees e The Frumpies.

Allison Wolfe mudou-se para Washington, D.C., onde ela e Erin Smith montaram uma nova banda, chamada de Cold Cold Hearts. Wolfe também se mantém aitva no feminismo e ativismo.

Reformação[editar | editar código-fonte]

Em 1999, a banda decidiu se reunir para uma pequena apresentação no Oakland's Stork Club, onde entraram em turnê com o Sleater-Kinney.

Em 2000, a banda lançou o seu segundo álbum de estúdio, intitulado de "Ladies, Women and Girls". O álbum foi bem aclamado pela crítica e conseguiu novos fãs para a banda, impulsionado também pela turnê ao lado de nomes como Sleater-Kinney, The Donnas, The Locust, e muitos outros. O álbum "Ladies, Women and Girls" foi lançado pela gravadora Lookout! Records - de Molly Neuman -, e contou com a produção de Tim Green, do Nation of Ulysses e The Fucking Champs.

No dia 7 de maio de 2002, a banda lançou o seu terceiro álbum, intitulado de "Girls Get Busy". Neste álbum, Audrey Marrs gravou o teclado nas músicas, o que serviu para dar um novo ar para a banda. Marty Violence também colaborou com o contra-baixo.

Após dedicar a maior parte dos anos de 2002 e 2003 na promoção do álbum "Girls Get Busy", via turnês, cada uma das integrantes começaram a demonstrar interesse por novos projetos. No dia 30 de janeiro de 2004, através de uma mensagem que Allison Wolfe publicou no site da banda, o Bratmobile chegou ao fim.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EP[editar | editar código-fonte]

Álbum ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.