Brejaúva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBrejaúva
Astrocaryum aculeatissimum.jpg
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Subfamília: Arecoideae
Tribo: Cocoeae
Subtribo: Bactridinae
Género: Astrocaryum
Espécie: A. aculeatissimum
Nome binomial
Astrocaryum aculeatissimum
(Schott) Burret

Nativa das florestas tropicais , brasileiras.A Brejaúva só pode se desenvolver no meio das matas fechadas,.Assim como outros frutos nativos, existe um período de desenvolvimento até sua colheita.Sua coleta é de difícil acesso, pois o pé da planta chega a medir mais de 7 metros de altura.Os enormes e pontiagudos espinhos também trazem riscos e dificultam seu manejo.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Brejaúva
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Brejaúva

Astrocaryum aculeatissimum (Schott) Burret (antigamente, Astrocaryum ayri Mart. e Toxophoenix aculeatissima Schott), conhecido popularmente como airi, iri, coco-de-iri, brejaúba e brejaúva, é uma palmeira silvestre. Seus frutos são usados pelas crianças para se fazer piões. As sementes são saborosas e oleosas.[1]


Período de colheita[editar | editar código-fonte]

A Brejaúva tem sua florada no início de janeiro e seus bagos se desenvolvem por mais de 1 semestre. Assim sendo no início do seu desenvolvimento pode se encontrar o fruto apenas com água e sem polpa nenhuma, praticamente oco.

Ao longo do ano, a Brejaúva passa por diferentes pontos em sua polpa, que vai desde uma fina e gelatinosa camada branca , até uma polpa grossa e espessa ,onde as pessoas costumam tirar com algo pontiagudo.Assim tira-se a polpa e descarta o envólucro duro que guarda a polpa e a pele também é descartada. Como informado acima , algumas crianças aproveitam o caroço inteiro ,simplesmente retiram sua casca e fazem um pião ,introduzindo um prego em sua ponta.


Uso na Culinária.[editar | editar código-fonte]

Não é comum ver receitas feitas a base de Brejaúva, porém há quem se arrisque nos sucos, cocadas , coquinhos caramelados com açucar ,sucos e sorvetes.


Fonte: Estudo e pesquisa realizada no período de 01/2022 á 09/2022 na mata nativa e silvestre localizada a beira da Rodovia Carvalho Pinto, no KM 45 ,próximo aos bairros Jardim Colônia e Boa Vista .

______________________________________________________________________________________

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Airi" é proveniente do tupi ai'ri.[1]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 71.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Astrocaryum aculeatissimum (Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa)

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.